Dia 21 de Março está chegando, e como eu sou da Roda Sul, comemorarei Mabon!

seja bem vindo mabon

Porque comemorar o Sabbath, neste caso, Mabon

Como se sabe, nesta data começa o Outono! Esta é uma época especial, poiso equilíbrio está se instalando, portanto sim, há algumas reviravoltas. Época especial para agradecer por tudo, desde lucros e amor até lições de vida. A vida do deus está no fim, é completamente visível! Veja as folhas caindo, a natureza rareando e morrendo… Esta também é a última colheita. Porque o deus morre? Porque ele precisa se renovar! Precisa acabar um ciclo para começar outro! Mas não se engane, ninguém está triste! Há a esperança! Há o amor incondicional. É nesta época que vemos o quanto as pessoas se importam umas com as outras. Devemos confortar uns aos outros, agradecer pelo ano todo, presentear-nos. Quer iniciar tudo novo na vida? Essa é a hora para começar a se mexer, aproveite!

******************************

Falaremos hoje somente sobre Mabon, ok? Nas próximas datas falarei dos devidos sabbaths! Se você quer saber o que é a Roda do Ano ou se você quer as Datas de todos os Sabbaths ou ainda saber qual roda você deve seguirclique aqui.

******************************

Existem algumas atividades, receitas e feitiços que são especiais ou propícios para essa época do ano. E também há uma correspondência de cores, ervas, pedras e deuses que falaremos a seguir:

Correspondências

Cores de Mabon: marrom e laranja.

Deuses que você pode invocar: Face idosa e negra dos deuses em geral. Deuses de cura, proteção e amor. Deuses bondosos. Para quem for fazer rituais de agradecimento, não esqueça de agradecer todos os deuses a quem pediu ajuda, independente de qual sua face.

Ervas (usadas em chá, comidas e feitiços ou espalhadas pelo altar ou casa): mirra, carvalho, benjoim, cravo, milho, maracujá, trigo e papoulas vermelhas.

Pedras e cristais: ágatas, olho de tigre, jaspe, cornalina, amazonita, granada e ônix.

Comidas

Faça uma torta de maçã bem docinha, simbolizando a fé, a esperança no amanhã que nunca morre. Todos os frutos da estação são bem-vindos, e também as últimas safras de trigo, que estão abençoadas para durar bastante. Abóboras e feijões. Uma boa salada ou sopa de cenoura com batatas será uma ideia! Pode ser como torta e outros salgados! Bolos de frutas e de milho também são bem comuns! E comemore com sidra, e toda bebida feita a partir da maçã! Cerveja, mel e vinho podem entrar também na festa.

Que tal uma deliciosa torta de frutas para Mabon? Recomendadíssimo! Foto cedida gentilmente por Bia F. Carunchio.
Que tal uma deliciosa torta de frutas para Mabon? Recomendadíssimo! Foto cedida gentilmente pela leitora Bia C.

Feitiço Tradicionais de Mabon

Os feitiços tradicionais de Mabon são as proteções, os feitiços voltados para as necessidades básicas, para o amor familiar e agradecimento. Sua energia é poderosa e deve ser tratada com profundo respeito.

Proteção para si mesmo

Num frasco de vidro pequenino, coloque canela em pó, 1 grão de milho, 1 cravo-da-índia, 1 feijão, 1 folha de hortelã pequena, 1 gota de óleo de lavanda, 1 gota de óleo de sândalo, 1 pedacinho de papel branco escrito seu nome, e por fim, 1 pedacinho de casca de árvore (qualquer uma). Tampe com rolha ou tampa de metal. Deixe sempre no seu altar ou local onde ficam suas coisas, onde ninguém mexa.

Feitiço para atrair ajuda para necessidades em casa

Em uma taça ou copo, coloque grãos de milho, que você mesmo arrancou da espiga (crua!). Ao fundo, coloque um objeto seu, como um brinco[bb], o qual antes você deve segurar firmemente nas mãos e pedir ajuda (cite o problema em casa o qual seja possível resolver com algo material. Problemas entre casais não é possível resolver com esse feitiço.) Coloque uma folha (qualquer uma) bem verde por cima da taça e deixe na sua janela. Na primeira chuva que vier, aguarde até a noite desse dia e remova a taça. (exceto se o dia já estiver chuvoso e/ou a chuva cair já no dia seguinte. A taça deve ficar na janela pelo menos 2 dias.) Enterre os grãos. Pode pegar de volta seu objeto e usar a taça normalmente.

Harmonia em casa

Na manhã de Mabon, acenda uma vela branca e pegue um ramo de alecrim atado a flores e outras ervas tranquilizantes e de efeito harmonizador. Não conhece? Clique aqui “Tabela de Ervas e outras Plantas”. Saia pela casa com a vela numa mão e o ramo de plantas na outra. Em cada cômodo que entrar, mova o ramo no ar formando o símbolo do infinito enquanto afirma “Que haja harmonia nesta casa!”. Quando terminar de fazer isso EM TODOS OS CÔMODOS DA CASA, ponha a vela num local onde possa terminar de queimar e deixe o ramo ao lado. Quando a vela apagar, jogue no lixo. Faça o que achar melhor com o ramo.

Agradecimento aos deuses, ao universo e à natureza

Em algum lugar onde possa estar AO AR LIVRE, não, não pode ser dentro de casa, faça um círculo de pedra (pedra comum mesmo). Dentro deste círculo leve comida suficiente para a quantidade de pessoas presentes (esta comida deve ter sido feita pelas pessoas envolvidas). Se estiver sozinho, leve um prato de comida só, mas que seja elaborado, exemplo: cesta com fruta, pedaço de bolo, garrafa com bebida, etc.

Coloque as comidas dentro do círculo e saia. Do lado de fora, ajoelhe-se e agradeça por tudo que passou: lições espirituais, ganhos materiais, amor, família, etc. Sem pressa. Sem afobamento. Se vier uma poesia ou música na mente, cante sem medo (claro, que tenha a ver com agradecimento… não vá cantar músicas sem sentido com a ocasião!).

De pé, rodeie o círculo 3 vezes em sentido horário e agradeça. Depois rodeie o círculo 3 vezes em sentido anti-horário e diga “Que assim seja!”.

Termine dizendo, afirmando, algo como:

“Agradeço a todos que me ajudaram de alguma forma. Desde aqueles que me negaram ajuda e assim pude ver meu verdadeiro potencial até aqueles que me deram as mãos em tempos de necessidades! Que todos sejam abençoados, pois eu retribuo com minha gratidão! Vida nova a todos neste Mabon!”

Coma o que trouxe, divida com quem quiser. Desfaça o círculo. Vá se feliz e não esqueça que o agradecimento é diário.

Perséfone é um exemplo de deusa que é invocada no outono. Costuma-se invocar esta face da deusa para pedir e agradecer pelas colheitas e pelas lições espirituais. Persephone, de Dante Gabriel Rossetti, 1874.
Perséfone é um exemplo de deusa que é invocada no outono, ou seja, no sabbath de Mabon. Costuma-se invocar esta face da deusa para pedir e agradecer pelas colheitas e pelas lições espirituais.
Persephone, de Dante Gabriel Rossetti, 1874.

Comemorando Mabon

Mais uma vez me voltarei para quem comemora sozinho, porém o ritual a seguir pode ser feito também com mais pessoas, caso tenha companhia:

Esta é uma preparação para Samhain, ou seja, para o dia que o deus morrer e o véu levantar, abrindo o portal para o mundo dos mortos.

Pegue uma abóbora, daquelas que se usa para fazer Jack o’ Lantern (caso não conheça, dê uma pesquisada), e retire todo o miolo, de forma que fique a abóbora oca. Coloque ervas, flores, incensos, frutas, vários papéis coloridos escrito pedidos de agradecimento, exemplo: “Agradeço ao universo por ter conseguido realizar meus feitiços”, “Agradeço à natureza por me providenciar as ervas, frutas, cristais, etc”, Agradeço à deusa tal (cite o nome!) por ter me ajudado no momento tal (cite o momento)”, “Agradeço ao deus tal (cite o nome!) por me ouvir no momento tal (cite o momento)”, e assim por diante. Antes que alguém se desespere achando que estará fazendo mistura de panteões no ritual: acalme-se. O ritual não é para nenhum deus, e sim um ritual de agradecimento, isto é uma cerimônia de agradecimento do fundo do seu coração. Você não está invocando energia de ninguém, está distribuindo seu agradecimento infinito, entendeu?

Assim que terminar de por todas essas coisas na abóbora, cante, ore ou dance, sempre dizendo “eu agradeço, eu agradeço…”. Feito isso, coloque-a onde ficará até Samhain, que é quando você vai enterrá-la próximo a uma árvore, agradecendo novamente à tudo e à todos e vai desejar um belo recomeço!

Oração para Mabon

Vocês já sabem, não gosto de dar orações prontas, mas sempre dou uma sugestão do que dizer ou pedir nas orações, aqui vai: em Mabon agradeça. Agradeça as pessoas que te ajudaram, mesmo aquela pessoa que você nunca mais viu. Agradeça por todo o conforto que recebeu, desde aquele amigo que sempre escuta suas lamúrias na internet. Agradeça por estar vivo e pronto para receber o que tem de melhor a vida. Ah, a vida parece ter sido bem dura com você? Então mude. MUDE SUAS AÇÕES, HÁBITOS, FORMA DE LIDAR COM AS PESSOAS. Não tenha medo em não agradar a todos, isso é impossível, e só vai acabar com sua alegria. Quem vive para os outros morre pouco a pouco. Agora, depois dos agradecimentos, peça mudanças e um bom recomeço na sua vida, afinal, Mabon tem esse poder de proteção e asseguramento de um novo começo.

Feliz Mabon!

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagens é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

26 COMENTÁRIOS

  1. Olá Rosea. Me responde uma coisa. Sobre a abóbora “recheada”, ela deve ser feita quando? No dia de Mabon?

    Pergunto isso porque imagino que ela (e tudo o que estiver dentro dela) vai apodrecer, tendo em vista que 41 dias separam um sabá do outro.

  2. Oi, no caso do feitiço de proteção pra si mesmo, os óleos de sândalo e lavanda podem ser substituídos por essência? Essência eu acho fácil, mas por mais que procure, não acho óleo… :/

  3. Olá Rosea, tudo bem?
    Então quero fazer esse ritual de agradecimento aos deuses ao universo e a natureza. Posso colocar mais coisas? Tipo velas e etc?
    Obrigado
    bjus, Blessed Be

  4. Muito obrigada, eu sempre penso que é para seguir o que está escrito, mas dai vejo o que tenho e o que não, dai vou tendo ideias com o que eu posso fazer com os que eu já tenho hahahahahahaha valeu

  5. Boa noite Rosea, desculpe a pergunta, esses materiais que pedem como taça, pratos, eles tem que ser novos? E tbm os ingredientes, tem que usar todos?porque eu vou fazer sozinha, como a maioria, então eu pensei em fazer uma sopa igual a que está escrito, mas não poderei fazer o bolo, então eu pensei em deixar umas frutas como maças e morangos no altar e depois fazer uma salada de frutas e dar para minha família comer ou eu posso fazer a salada de frutas antes?

    • Oi!

      Não, nada disso. Pode usar o que você já tem.
      E sim, use as frutas e depois faça a salada de frutas. Aqui é um MODELO, ou sejam, alguns exemplos de como seguir, para quem está totalmente perdido. Procure usar das coisas indicadas e faça sua própria comemoração 😀

  6. Oi Rosea!! Parabéns pelos ensinamentos, belíssimos <3 Gostaria de alguma dica de concentração, sou muito dispersa, e até o momento não comemorei nenhum Sabbath porque tenho medo de me desconcentrar e acabar tendo pensamentos dispersos e fugir do assunto. Poderia me ajudar? Um abraço do fundo do coração.

  7. Maravilhoso esse post! Segui muitos conselhos seus pra celebração do Lammas ontem e foi lindo, e tenho certeza que com essas recomendações o Mabon também será. Uma única dúvida (meio bobinha): como faz pra conservar a abóbora até o Samhain?

  8. Oi, Rosea!
    Tenho uma dúvida meio noob que fico até envergonhada de fazer, mas sou uma iniciante e não consigo achar uma resposta objetiva em lugar nenhum.
    Fiz um pequeno ritual em comemoração a Mabon, no qual era necessário deixar como oferta um pouco de pão e líquido (usei um chá de ervas). Por quanto tempo devo deixar as ofertas no meu altar? E o que devo fazer com elas depois desse tempo? Jogo fora normalmente, enterro…?

  9. rosea amei.também ficaria feliz se explicasse formas simples de se comemorar esbbaths em um dos seus maravilhosos posts, obrigada dês de já, continue assim por favor!

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here