Vemos sempre alguém dizendo “Que a Deusa te abençoe”, ou ” Que O Deus e a Deusa estejam conosco”, ou ainda “Eu cultuo a Face tal da Deusa e/ou do Deus”. Mas afinal, quem é esse “Deus” e essa “Deusa”? Não teriam um nome?

Quem são O Deus e a Deusa

Como cheguei a explicar para várias pessoas, lá vai:

Cada um tem seu ponto de vista sobre o que é “O Deus e a Deusa”, mas vou colocar o que li em vários lugares e também é o que sinto e penso:

O Deus e a Deusa são duas energias que agem auxiliando, complementando, uma a outra. Eles simplesmente existem por si só, fazem parte da criação do Universo, e o Universo é a união perfeita dos dois.

Imagine o seguinte esquema:

esquema universo deusa e deus

Quando alguém diz que cultua o deus e se refere a ele como, por exemplo: Ares (mitologia grega), Hórus (mitologia egípcia), Odin (mitologia nórdica), Ogum (mitologia africana) entre outros nomes de tantas outras mitologias, a pessoa está se referindo a uma das faces do DEUS.

Quando alguém diz que cultua a deusa e se refere a ela, como, por exemplo: Gaia (mitologia grega), Ísis (mitologia egípcia), Freya (mitologia nórdica), Oxum (mitologia africana) entre outros nomes de tantas outras mitologias, a pessoa está se referindo a uma das faces da DEUSA.

Pois, como disse, são duas energias. Essas duas energias são imensas e de muitas faces. Cada deus ou deusa, de cada mitologia, é uma FACE.  Chamamos as faces que mais tem a ver conosco, até porque não tem como usar todo o poder da energia do deus e da deusa.

Eu por exemplo, estou aprendendo muito com a deusa Athena (mitologia grega) neste momento, ou seja, uma das faces da Deusa. Já aprendi muito com Sekhmet, Bastet, Hathor e Thot (mitologia egípcia), já aprendi bastante com uma variedade de deuses de várias mitologias e cada um deles me ensinou algo. Tenho todos em meu coração, mas no momento quem fala mais comigo, quem eu sinto mais a energia é Athena. Porém, nos rituais em geral eu apenas chamo pelo Deus e a Deusa. Sinto-me mais confortável invocando a energia masculina e feminina, pai e mãe.  

Cada um desses milhões de deuses possuem lições a nos ensinar, possuem forças distintas.
Agora é com você. O que sente? Qual face do deus ou da deusa você precisa? Qual sente que deve estudar mais e ouvir?

Não conhece ainda muitos deuses ou ainda não sentiu “algo mais” em relação a nenhuma face que conheceu? Então pegue os livros! Estude! Procure algum povo que se identifique e estude seus deuses. Seja maia, tupi, indiano, grego, romano, egípcio, celta, nórdico, azteca, ou o que for… se você sentir que a energia de um deus ou deusa específico é para você… aprofunde-se, estude. Honre, celebre.

Por outro lado… se não sente necessidade de alguma face específica… apenas celebre o Divino. Não há problema algum!

Ó Rosea, mas eu não acredito em Deuses nem em Deusas, posso apenas cultuar a Natureza e identificar essas tais faces/energias?

Claro! A Natureza é bondosa em dias calmos, mas ruge em tempestades. Ela ensina com a alegria e lealdade dos cães, mas te apavora com o tamanho do elefante – para depois você descobrir ser um ser dócil, ou te põe a ser o mais bravo dos seres quando de frente a um leão.

Você faz parte do Universo, todos nós, e juntos somos UM.

E é isso 😀

Autor: Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor. 

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

62 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde. Meu nome é Brendon Buenaga, estudante de Design de Moda na UVA( Universidade Veiga de Almeida)
    Estou elaborando a minha monografia de moda com o tema baseado nas bruxas da Série AHS: COVEN e á uma parte onde dou exemplos do crescimento da bruxaria em geral no mundo das passarelas, TVs e sites. Nesse ponto gostaria de citar o OFICINA DAS BRUXAS. Para isso tenho que ter a permissão do dono, criador(a) do site. Me permite citar o OFICINA DAS BRUXAS na minha monografia?
    Obrigado.

  2. Olá Rosea, muito interessante…
    Sempre celebrei o Divino, cultuando apenas a Grande Deusa e Grande Deus, assumindo dois pólos de energia. Entretanto, eu sinto que Hécate (ou essa face da Deusa) está se manifestando em sonhos, pois sei que está querendo me ajudar em determinada situação da minha vida. Questão: Não encontro para Hécate um Deus tão real para mim como por exemplo Cernunnos, e também não os posso casar…kkkk…Vc acha que posso continuar me dirigindo à Grande Deusa e ao Deus…e aprender na mesma com Hécate e com as suas 3 faces?
    Estou bem confusa quanto a isso…

    Gratidão

    Blessed be

    • Filipa… olha, eu não sei nem o que dizer rs, pois não celebro desta forma.
      Celebro minhas divindades sem essa coisa de ter que ser consorte etc…

  3. Texto muito esclarecedor!
    Rósea o Deus Poseidon pode ser um dos consortes de Hecate? Sou filho dessa Deusa maravilhosa e com o tempo descobri ser filho de Poseidon,mas acho esse casal divino um tanto estranho haha deve ser coisa da minha cabeça, enfim! Posso celebrar os dois como as faces da Deusa e do Deus? Até então tenho celebrado apenas hecate mas tenho necessidade da face masculina! Me ajude irmã

      • Obrigado querida vc é um amor! Mas sabe que as vezes,na verdade na maioria das vezes eu sinto vontade de cultuar a Deusa e o Deus sem nomea-Los! Meu coração pede isso! Semente chamando pela Deusa mãe e pelo Deus pai! Seria incorreto? Beijos

  4. Oi. Eu super me identifico com os princípios wiccanos , digamos assim, mas não creio em deuses/deusas, apenas em um único, como na religião católica. Será que posso apenas me dedicar a parte de natureza, sem falar/cultuar deuses? Eu realmente não creio muito neles.

  5. Simplesmente amei essa matéria porque eu me identifico com a lógica agnóstica. Mas ainda fiquei um pouco perdida sobre a questão da bruxaria. A wicca seria uma religião, certo? E portanto ela cultua divindades… Agora, quais são as divindades da wicca, específicamente? Existem deuses, ou faces de deuses, distintos pra ela ou a wicca trata como divindade os mais variados deuses das mais variadas religiões? Nesse último caso, seria a wicca uma “religião agnóstica”?
    Eu espero não ter ficado muito confuso.

  6. Rosea… eu e um grupo de amigas temos um grupo fechado, onde aprendemos e compartilhamos muito juntas…e vc é uma ótima referência em nossas pesquisas… Parabéns pela energia fantástica que emite!
    Estamos montando nossos próprios arquivos para uso interno ( Uma espécie de grimório de uso conjunto) onde colocamos as informações e cada uma vai vivenciando. Depois cada uma de nós fará seu próprio Grimório pessoal!
    Como faço para copiar (se vc permitir …claro) teu material?

  7. Noooossa que perfeito, é por isso que sempre digo que todas as religiões estão corretas e no fundo dizem a mesma coisa, seja qual for ela.

    Estou muito grato por ler isso hoje, era o que eu precisava. Muito obg Rosa e muito obg ao divino.

  8. Oi eu sempre quis ser bruxa e quando eu leio sobre esse artigos parece que meu coraçao vai sair pela boca, todos da minha familia são cristãos e eu tenho medo do que eles possam pensar.
    São tantos assuntos interessantes e importantes ❤❤❤ quais livros eu posso comprar primeiro?

  9. Olá, bom dia!
    Sou extremamente iniciante de tudo, por hoje ser sexta-feira 13, gostaria de saber de você dicas para eu consagrar meu caldeirão e iniciar o uso e uma outra dica para eu realizar um feitiço/magia para conseguir emprego “urgente”. Me ajuda por favor?
    Obrigada!
    Cristina

  10. Rosea, leio muito o seu blog. Cresci em lar cristão mas sempre me fascinei pelo wicca, estanhamente,desenho pentagramas desde pequena e quando procurei sobre ele, descobri essa religião. O unico problema é que sempre que eu leio sobre esta religião,meu coração parece doer, pesar,sla. Um lado meu acredita em deuses, o outro só acredita em Deus(Deus cristão), tem como ser wicca acreditando somente nesse Deus? (Sim, estranho mas…sla. São duvidas)Tenho um pouco de receio em cultuar outros, e ao pedir sinais acabei vendo muitas cruzes, muitos crucifixos, estou confusa demais,poderia me ajudar? . Espero que possa me responder :’)

  11. Gostei bastante da explicação sobre a deusa e o Deus.
    Não cultuo deuses,acredito nas forças e energias que há dentro de nós e no Todo. Sempre me dirijo a uma Força Energia Maior quando preciso de conexão pra ascensão, um exemplo ( O Universo ,os elementos e a natureza em si)
    Têm funcionado perfeitamente e me sinto muito bem fazendo dessa forma. Sou bruxa natural.
    Gratidão pelos ensinamentos amadinha,bjsss☺

  12. Nossa, Rósea! A parte de ser dócil, e quanto a ser o mais bravo dos seres, me deixou arrepiado kkkkkkk’
    Adoro seus textos. Me ajudam muito, ainda mais que não sei muita coisa sobre o pagãnismo. Sempre me idêntifiquei com a Deusa Gaia, porque eu amo a natureza! Sempre que faço poções, ou orações de agradecimento, direciono minhas orações para Ela. Já o Deus eu preciso estudar mais a fundo outro, porque não me idêntifico com nenhum, por enquanto, até porque não conheço nenhum Deus.
    Obrigado, querida!! <3

  13. Olá,irmã! Não sei se você ainda usa esse site,mas deixarei meu comentário mesmo assim. Descobri esse espacinho especial hoje mesmo e fiquei encantada com o modo natural que você escreve sobre os aprendizados da Wicca. Achei incrível o modo que explicou sobre os deuses,pois sinceramente,não é algo fácil. Já tentei explicar esse ”mistério” várias vezes para os curiosos e dificilmente entendiam kk Da próxima vez que me perguntarem algo,irei mandar diretamente o link desse seu post para eles. Enfim,adorei o seu trabalho!! E que os deuses a proteja,querida <3

  14. Eu tenho 19 anos e confesso nunca ter me sentido encaixado em uma religião ou crença e depois de algumas pesquisas e leituras me vejo fascinado pelo que estou lendo. Esse “apoio” que as pessoas precisam em momentos difíceis está me cativando cada vez mais pois me sinto parte disso, ainda mais quando posso fazer os meus feitiços para limpeza de ambiente, felicidade, amor e prosperidade. Finalmente me sinto dentro de uma religião que me entende e que eu consigo entender também. Boas energias a todos! Abraços

  15. quando for chegar a fazer feitiços na hora de escolher um Deus ou Deusa a fazer o pedido, como modifico isto se eu epenas acredito na natureza e seu poder?

  16. isso me ajudou bastante. sou nova em bruxaria e leio mais sobre wicca mas não consigo acreditar em deusa e deus, minha conexão é com a natureza e só. eu tava muito perdida por conta disso (ainda to um pouquinho hahaha). <3

  17. Obrigado, Rosea. Seu texto está completo. Ultimamente o Deus que chama é Jeová, mas antes eu já aprendi bastante com outros deuses que na verdade são um único.
    Baseei-me neste seu texto seu e noutros de outros sites e em alguns livros. Eu a convido para ler e eu gostaria que você lesse-o e dissesse-me sua opinião sobre: http://despertardodeusinterior.blogspot.com/2015/02/quem-e-deus.html
    Espero que goste. O texto fala exatamente sobre a energia suprema.
    Nasmastê.

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.