Existem milhares de tipos de cristais e pedras, e isso todo mundo sabe. Só que é humanamente impossível ter todos eles em casa, para usarmos suas energias em nosso dia a dia, em nossos rituais. Então, SIM, existem alguns cristais e pedras mais usados. Vamos ver quais são?

pedras-e-cristais-mais-usados-e-seu-poder-mu00e1gicos

Quartzo Rosa: Amor, amor incondicional, amizade. Tem uma energia tão pura  que pode auxiliar e muito em feitiços de amor, para união, perdão, amizade, desde que invocada a energia com todo carinho. Auxiliará na autoestima num exercício simples de deixá-lo próximo à pele por 15 minutos diários por pelo menos 15 dias.

Quartzo Verde: Também chamada de aventurina. Como é comum das pedras verdes, fortalece a saúde. Se está em tratamento para perder ou obter peso, leve essa pedrinha consigo por pelo menos 20 minutos no dia para melhorar seus músculos. Ajuda também a equilibrar o emocional e a libertar da depressão e ansiedade.

Citrino: Com energia quente, calorosa, o citrino é mais usado para dar ânimo, foco! Use como colar e vá fazer alguma atividade em casa, desde estudar a limpar a casa, e este cristal vai te reequlibrar emocionalmente, libertar tensões, vai destravar bloqueios internos e nos órgãos e também vai te dar uma ótima noite de sono.

Sodalita: Essa pedrinha azul é magnífica: atu na mente, auxiliando nos estudos. Traz clareza de ideias e ajuda quem está precisando de criatividade. E se precisa ter mais crítica sobre algo, analisar melhor, essa pedra também pode ajudar! Tudo isso além de ajudar no metabolismo e despertar sua visão. Quando precisar dessa energia, já deixe a sodalita em contato com sua pele. Dica: meninas, coloquem no sutiã!

Ágata de Fogo: Essa pedra tem a energia mais voltada para a terra. Tem efeito calmante e auxilia a pessoa a ter mais segurança em si.  É interessante, pois essa pedra também tem o poder de trazer à tona problemas ocultos, sejam de ordem física ou mental. Use com moderação em suas meditações.

Ágata Fumê: É uma protetora contra energias negativas, contra medos, além de estabilizar nossos sentimentos. Fortalece nossa capacidade de canalizar energias. Super recomendo para usar em rituais com muitas pessoas ou para quem é muito sensível e passa mal no meio de muitas pessoas. Só carregar consigo, como já vimos, em colar, brincos, dentro do sutiã ou outro jeitinho que fique em contato com a pele.

Ametista: Muito conhecida, a ametista tem grande influência espiritual, na nossa intuição. É transmutadora de energias, relaxante e auxilia no combate a doenças mentais e vícios. Tenha sempre uma ametista consigo, mesmo que no altar, no ambiente, na bolsa… quando precisar, só segurar com as mãos e descansar por uns 10 minutos.

Olho de Tigre: Possui a força do fogo e da terra. Tem grande poder de proteção e de estabilidade. Sem dizer que traz abundância de energias, nos conduzindo ao sucesso e à praticidade. Também é uma pedra que super recomendo ter em casa, sempre!

Cristal Translúcido (o que chamam de cristal transparente): Tem grande poder de cura, esse tipo de quartzo também é um grande potencializador. Deixe-o junto de outras pedras e irá aumentar exponencialmente o poder delas. Traz harmonia no ambiente e auxilia a perceber o que é necessário, a perceber a verdade por trás das palavras.

Ônix: Normalmente usado na cor negra, essa pedra tem poder de proteção do corpo físico, fazendo a pessoa perceber-se dentro de si mesma, além de eliminar mágoas,  tornar o indivíduo mais determinado e estimular autocontrole. Ótimo para feitiços de proteção.

Hematita: Como é basicamente ferro, a hematita tem muitos poderes! Elimina energia negativa, elimina excessos de energias. Combate tonteiras e ativa a circulação do sangue. Elimina qualquer bloqueio ou limitação da mente, além de trabalhar nosso chacra básico, que é responsável por nosso instinto de sobrevivência, sexualidade e pelo corpo físico.

Turmalina Negra: Repelente de energia negativa! Ótima contra doenças debilitadoras e fortalece o sistema imunológico. Essa pedra é 100000000! Leve sempre consigo principalmente para o trabalho, para onde tenha muitas pessoas e para onde você sabe que não será bem-vindo.

Pirita: Atrai riqueza, auxilia como protetora, encoraja, ajuda no bem-estar e pode ainda dar uma ajudinha também no controle físico, mental e emocional. E você aí pensando que só servia pra trazer grana, né? Tenha sempre uma pirita em seu altar e se você trabalhar com vendas, tenha uma em seu local de trabalho.

Jaspe Vermelho: é o tipo de jaspe mais usado. Seja para fortalecer e trazer energia para uma pessoa, seja para equilibrar e auxiliar no processo de aceitação pessoal e sexual, o jaspe vermelho faz um ótimo trabalho. A pessoa para de ter dó de si mesma e passa a ser mais batalhadora, otimista, vendo a si mesma de forma realista. Pontos fortes são enaltecidos e pontos fracos serão melhor trabalhados.

Granada: Pedra que dá energia, coragem, manifesta o desejo do corpo físico de existir e viver! Auxilia no condicionamento físico e mental. Trabalha diretamente sobre o sangue, ajudando na circulação, cicatrização e limpeza. E cá entre nós: que brilho maravilhoso essa pedra tem!

Água Marinha: Essa pedra auxilia na expressão pessoal, seja verbal, seja mental. Combate males respiratórios, os males que bloqueiam a garganta e também combate infecções. Se você trabalha usando sua expressão, usando sua voz, tenha sempre uma água marinha.

Âmbar: não é uma pedra ou cristal, mas uma resina de origem vegetal, podendo conter pequenos insetos em sua formação! Tem poder de fertilidade, atrai boas energias, boa vibração e ânimo! Calor! Alivia dores e traz bom humor! E também é ótimo para ser usado como protetor, contra negatividades!

Pedra da lua: Esqueça aquela pedra branca, leitosa, com aquelas mil cores incríveis… aquilo é vidro, criado em laboratório. A pedra da lua verdadeira é mais opaca, tem tons esverdeados e roseados e pode apresentar tons desde o branco acinzentado até o cinza mesmo. É ótima para vidência, intuição. Tem grande poder de fertilidade, abre o emocional, libertando medos.  Traz equilíbrio e força para lutar contra o que tenta te reprimir. Tanto para homens, quanto para mulheres, auxilia a compreender o que é o aspecto feminino e suas necessidades. Em crianças auxilia no processo de crescimento… e por fim: é ótimo para auxiliar em todo tipo de tratamentos de doenças como câncer.

E as ágatas rosa e azul? São pedras tingidas… Muito cuidado com isso. Tem gente queimando ametistas para parecerem com citrinos, tingindo pedras de azul para parecerem sodalitas e enganando muita gente com as tais pedra do sol e pedra estrela, que estão enchendo de brilho em pedras comuns e dizendo ser “especial”. São lindas, mas não tem o poder prometido. A pedra do sol e pedra estrela existem, mas não possuem esse brilho exagerado.

Não é recomendado passar 24h com pedra ou cristal algum, pois todo excesso de energia é prejudicial.

Só existem os meios citados para utilizar as pedras? Não, mas procurem pelo menos ter contato direto com a pedra, na pele, por uns 10 minutos nos dias desejados.

Posso usar pedras roladas, ou trabalhadas, ou somente brutas?  Quanto mais bruta, menor a intervenção humana, porém você pode sim utilizar a pedra trabalhada ou rolada.

Onde posso encontrar essas pedras? Lojas esotéricas, lojas de umbanda, lojas virtuais… só ir lá no tio Google e dar uma perguntada que aparece alguma loja online 😉

Lembrando que: caso queira utilizar uma dessas pedras, busque tê-la próxima de sua pele por pelo menos alguns minutos no dia – não precisa ser todo dia! Pode usar num momento de meditação, pode usar como jóia, colar, pulseira, anel, talismã, sobre o altar, na mesa do trabalho, enfim!

Como já vimos, existem milhaaaaares de tipos de pedras e cristais, essa é só uma pequenina lista dos mais usados. Espero que façam bom uso!

Até a próxima!

Autor: Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor. 

Quer ver outros posts? Clique nos links a seguir:

103 COMENTÁRIOS

  1. Oi Rosea!
    Ultimamente tenho me interessado muito pela energia dos cristais. Andei lendo sobre e adquiri alguns.
    Fiz a limpeza (pesquisei um pouco e também segui minha intuição). Não sei bem porque mas resolvi dormir com uma sodalita debaixo do travesseiro. Aquela noite meu sono não foi tranquilo, foi atribuladíssimo. Sempre tive episódios de paralisia do sono, meio que me acostumei, mas já tinha passado mais de um ano desde o último. Naquela noite a paralisia voltou. Além da paralisia do sono tive sonhos bem vívidos, mas não consigo lembrar deles de forma lógica. Lembro de flashs mas não consigo identificar muita coisa. Eu sei que eu sonhei, sei que foram coisas nítidas e intensas (quando o sonho parece real) mas não consigo lembrar. E passei a noite toda assim… tendo sonhos e acordando toda hora. Sabia que tinha sonhado, me vinham imagens muito rápidas e não conseguia retê-las.
    Fiquei intrigada e resolvi dormir uma segunda noite com a sodalita sob o travesseiro.
    A mesma coisa. Noite atribulada, e mais uma vez não conseguia lembrar dos sonhos de forma exata.
    Na terceira noite resolvi tirar a sodalita debaixo do travesseiro. Noite tranquila. Sono contínuo, não acordei nenhuma vez durante a noite.
    Depois disso não dormi mais com a sodalita mas estou intrigada com o que aconteceu. Será que tudo foi resultado do efeito dela?
    Vc tem uma dica de como lembrar dos sonhos? Tem dias que eu acordo e sei que tive um sonho importante, mas não consigo me lembrar.

  2. Olá! Conheci teu blog essa semana e tô gostando muito… sempre que tenho um tempinho dou uma lida em alguma coisa!
    Vou fazer conforme você ensina aqui, a limpeza, energização e programação de uns cristais e pedras que comprei (quartzo rosa, verde, ametista e ônix). No entanto lembrei que há muitos anos ganhei um pingente da Cruz de Santiago, ele tem 3 cm, é de prata com uma pedra de ônix e quero usar como amuleto. A minha dúvida é: eu devo fazer o mesmo procedimento de limpeza, energização e programação assim como farei com as pedras? (por causa da ônix). Eu devo fazer algum outro ritual com ele já que pretendo usar como proteção? Beijinhos

  3. Olá Rosea, como posso saber se a pedra que querem me vender é verdadeira? Pois você disse que costumam queimar ametistas e tingir pedras de azul… A Opala, Opalina e Pedra da lua encontradas em lojas costumam ser vidros feitos em laboratório? Meu tio trabalha com escavação em Diamantina e quando encontrei com ele deu-me uma ametista e dois citrinos, nesse caso tenho certeza que são verdadeiros.
    Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco, adoro seu trabalho. Abraços.

  4. Olá, você conseguiria me dizer se os cristais da loja Holis são tingidos? Grata.
    Fiquei com pé atrás ainda mais porque é barato, e onde moro não tem lugares para comprar cristais, então tenho que apelar para a internet mas não conheço lojas boas e confiáveis. Achei essa e gostaria muito de saber.

  5. Oi Rosea, tudo bem? Como vão os gatinhos? (eu aqui de novo)
    Gostaria de perguntar duas coisinhas a respeito de cristais.
    1- Você pode me dizer alguma loja online em que não vendam cristais tingidos/falsos? Estava pensando em comprar na holis e o kit das pedras dos chackras na aquarius, mas não sei muito bem a veracidade das pedras.
    2- Eu posso deixar cristais emanando energias pela casa normalmente? Ou teria que deixar guardado em uma caixinha e só usar quando realmente aquela energia for preciso? Posso deixar todos apenas em um quarto (no caso o meu), sem problemas?
    Obrigada, amo seu blog e seu canal, você é maravilhosa e uma inspiração <3

    • 😀 os gatinho tão bem, obrigada haha! Mas ainda tem uma menina esperando adoção! <3
      1 - olha, tem na aiya.com (não costumo comprar essas coisas online :s )
      2 - pode sim srsr tbm faço isso, mas de vez em quando não esqueça de limpar e energizar.

      :*

  6. Boa tarde!
    Estou querendo montar uma pulseira com várias pedras, principalmente de proteção e desequilíbrios emocionais, como depressão e ansiedade, gostaria de saber se tem algum problema juntá-las? Estou pensando em pedras do tipo: pedra do sol, turquesa, rodonita, unakita, obsidiana de floco de neve, dentre outras.

    • Olá!
      Foca em uma coisa só. Ex: contra depressão/ansiedade.
      Assim evita sobrecarga e falta de direcionamento… que acaba dando numa bagunça que não resolve nada.

  7. Rosea, tenho várias pedras aqui em casa, algumas são cristais puro, mas tem outras q eu não faço a mínima ideia do que são. Mas têm aspectos semelhantes​ aos cristãos.

  8. Oi por favor me ajude
    Comprei uma pedra citrino,para terapias me venderam como verdadeira,mas ela é falsa é ametista aquecida,eles não querem trocar me enganaram e ainda não querem trocar o que faço ?Grata

    • Patty, volta lá e conversa com o gerente da loja, diz que isso é estelionato, que vc prefere resolver conversando, mas pode chamar a polícia se for o caso (isso se vc achar que compensa). Também pode acionar o Procon da sua cidade e pedir informações e orientação. Boa sorte 😉

  9. Rosea, eu tinha uma turmalina negra, usava sempre quando ia sair no bolso esquerdo da calça e quando chegava em casa tirava, durante a noite deixava a pedra do lado da minha cama. Um belo dia a pedra sumiu, sendo que lembro que havia feito um pedido de proteção para ela no dia anterior, no dia seguinte, ela havia sumido! Isso é normal? Se sim, pq acontece?

    • Hélio, pode ser que não tenha de fato sumido, mas caído em algum cantinho…
      mas se sumiu mesmo e vc não achar mais… sim, isso acontece quando a energia daquela pedra se foi.

  10. Bom… Eu tenho uma dúvida, já faz quase um mês que estou usando a pedra “Ônix” como colar. E gostaria de saber , isso pode me prejudicar?? Não posso usar ela ou qualquer outra pedra no pescoço por mais de 24 horas? Me ajuda PF!

  11. Boa noite rosea..,tenho um quartzo rutilado mais foi preciso um pouco de cola nas laterais pois e castroado em estilo cabochao..,atrapalha na energia da pedrA?

  12. Olá Rosea estou muito empenhada em trabalhar com a energia dos cristais…mas estou encontrando dificuldades quanto ao aprendizado…cursos workshops por exemplo…algo que eu experencie…você ministra cursos? Ou tem indicações?

  13. Opa! Desde que era adolescente.. sempre tive muita atração por Piritas… Nunca nada ligado a dinheiro ou coisas assim.. mas sinto que a pirita me compõe, sinto que ela me protege e me ajuda.. já tive inúmeros colares.. e alguns chegaram a rachar ao meio… Tem alguma explicação para isso ?

  14. Pedra da Lua é um nome genérico para vários tipos de pedras, desde falsas a verdadeiras.
    A verdadeira Pedra da Lua se chama Selenite ou Hecatolite. São 2 pedras diferentes, mas ambas são chamadas de moonstone… apesar de eu também ter muita dificuldade na hora de distinguir pedras. rs
    Infelizmente muita gente age de má fé apenas pra vender.

  15. Oi rosea eu peguei um caderno purifiquei e consagrei para ser meu grimorio e uma coisa curiosa acontece . Toda vez que vou escrever nele ou pego ele eu sinto um calor nas mãos do tipo que não sinto em nenhum outro objeto …. Isso pode ser a energia nele? A e durmo com meu grimorio toda noite tem problema? Desculpa o texto . Paz e amor

  16. Existe alguma pedra, cristal, ou metal q canalize a energia negativa mas n a expulse ou purifique? comecei a treinar manipulação de energia e esta dificultando pois queria poder limpar os chackras atraves da própria manipulação

  17. Oi Rosea, bom dia,
    Tenho uma paixão enorme por este tipo de pedras. Tenho um altar, onde tenho Selenite, para limpar, tenho 4 quartzo rosa, 3 foram oferecidos, 2 hematites, um olho de tigre, cornalina, ametista em fio e outro em pulseira.
    Durante a noite e como me sinto vou usando a pedra para meu auxílio. Pir vezes até uso 2 ou 3 no mesmo sítio, juntas.
    Isso pode prejudicar ou ajudar. Não me tem sido muito favorável a Vida, e tento encontrar algum equilíbrio nas pedras.
    A minha vida está um Caos…
    Uso a pirita na carteira, juntamente com 1 moeda chinesa, está correto?
    Rosea será que me pode dar uma ajuda???? Eu sigo sempre is seus post, e adoro as dicas que nos dá. Por vezes tento fazer o corrreto, mas a minha vida não está a mudar em nada, ando mesmo muito triste. Se me poder ajudar, agradeço os seus conhecimentos. Um beijo, sandra

    • Sandra, você está se apoiando no poder apenas de pedras e quer a solução da sua vida?
      Peraí… vamos com calma…
      Pedras SÃO AUXILIARES.
      Não sei como é sua vida, não sei o que vc fez ou deixou de fazer para estar nesse estado… mas certamente vc precisa mudar isso urgente!
      Busque uma divindade. Um ser maior que vc, que tem mais força que vc e peça para te mostrar onde está errando.
      Pode continuar pedindo forças às pedras, mas não apenas auxiliares, não vão abrir seus caminhos sozinhas.

      • Oi Amiga, obrigado pela dica. As pedras sim auxiliam, mas não fazem o trabalho por mim. Eu só peço ajuda quando tento fazer algo para mudar minha vida. Adoro ler tudo que escreve, sou sua seguidora. Obrigado pela dica. Continue escrevendo. Beijo

  18. Rosea,
    Comprei uma pulseira de ônix preto para me auxiliar na proteção, pois conforme fui me aprofundando nos estudos consigo perceber as energias negativas de inveja e olho gordo, posso carregá-la sempre? Eu a purifico pelo menos duas vezes por semana e faço também um ritual chamando algo bom como a prosperidade ou o amor, estou errando em algo? Vi seu artigo aqui no vlog sobre sempre que utilizarmos a limpeza precisamos fazer algo chamando uma energia boa.
    Espero ter sido clara, sou meio confusa para escrever 🙂

  19. Olá Rósea tudo bem?
    Então , eu comprei uma pedra da lua, mas é falsa.
    Queria saber se mesmo assim ela tem algum poder , ou serve só pra deixar de enfeite mesmo .

  20. Rosea, sou estudiosa dos minerais, quero dar a minha humilde opinião sobre o Quartzo Rosa, dentro do que aprendi…..Esta pedrinha contêm manganês na composição, o que leva as pessoas a ficarem muitoooo sensíveis, tristes e tendenciosas para a depressão.
    Junto ao corpo, ela só deve ser usada com o Quartzo verde, pois ele é o equilibrador por excelência. As duas pedrinhas juntas são a mistura perfeita.
    Aqui falo da composição química da pedra. (a magia fica com vc rs rs)

    um bj

  21. Ola rosea gostaria de ter a tua ajuda,olha eu comprei a pedra olho de tigre e turquesa e lapis azul como devo usar? Eu sou do signo touro e estou a passar por muitas dificuldades em me concentrar as vezes fico tenho muitos azares não consigo me comunicar e sinto medo de tudo até de falar e eu não era assim sempre fui alegre e bom amigo hoje ja não consigo ser quem eu sempre fui fico tem vezes que não consigo entender nada que o professor esta explicar e isso está tornar a minha vida cada vez mais complicada. Aguardo a sua resposta

  22. Posso fazer um colar com uma pedra Hematita e Turmalina Negra? As duas juntas? É que pelo que entendi, uma repele energias negativas e a outra elimina as energias negativas (que já foram absorvidas). Seria para levar comigo no trabalho, faculdade, tipo em todo lugar, só tirar pra dormir!

  23. Oi, Rosea! Eu comprei um colar com uma turmalina negra. Só que, pesquisando na internet, vi que essa pedra não pode ser usada da cintura pra cima. 🙁
    Essa informação confere? Tenho que usar no bolso/bolsa? Não dá pra usar de colar?
    Obrigada! Beijos!

    • Fernanda, pode ser usada sim… mas a utilidade dela mesmo é no chacra raiz. Dá pra usar de colar sim, inclusive uso um quando vou em festas onde tem muita gente que não conheço muito, para repelir energias negativas!
      <3

  24. Olá, Rosea. Sempre ouvi falar sobre pedras e signos. Quero saber se é verdade e se há uma pedra que ajude mais na nossa versalitidade dos geminianos. Obrigada 🙂

    • Oi, Maria!
      Como você deve ter visto, existem milhões de tipos de pedras. Não é só uma pedra que pode te ajudar energéticamente de alguma forma, existem várias. Aí resta saber: o que vc quer melhorar ou ajustar? 😉

  25. Olá, Rosea. Gostaria de saber se teria algum problema guardar os cristais juntos quando eu não for usá-los ou se um interfere energicamente no outro, atrapalhando seu poder, ou algo assim. Obrigada 🙂

  26. Nossa, tia rosea eu estava lendo sobre cristais, me deu uma voltade de entrar aqui, quando entro dou de cara com esse belo texto.
    Obrigado por dedicar seu tempo para escrever para nos bruxos iniciantes.

  27. Olá Rosea..
    com relação a pessoas agitadas (estão sempre balançando a perna), possuem dificuldade de concentração, e para trabalhar sentado é complicado.Estão sempre viajando, no mundo da lua. Li que a turmalina ajuda a ficar aterrado.. você acha que é uma boa pedra para este fim?

  28. Oi Rosea
    Sigo seus post desde sempre, e pelo pouco que conheço você , também acho que todas as filosofias levam a um conceito.
    Sigo o xamaismo, o budismo, a wicca, a casa espirita, a umbanda e a igreja envangelica que na minha opinião é a mais rigidas de todas as igrejas envangelicas.
    Sou médium e xamã tenho um contato forte com a natureza…
    E nossa Filipe por que tá contando isso?
    Bom antigamente eu achava que bruxaria era um motivo de te deixar enrroscado na terra por um tempão .
    Mas depois da sua pagina ,eu descobri que ela me ajuda a me soltar das correntes de sofrimento que o Cosmos me decidiu.
    Até que vi um feitiço para prosperidade do lar ,e foi bem na hora pois meus pais estavam brigados.Deu certo e depois disso não parei mais minha vida mudou completamente faço todos os feitiços com exelente coerencia com o que você escreve.
    Fiz feitiços de toda a sorte de luz é exuberante descobrir os efeitos da magia na alma ( encarnada ou não).
    Mas a alguns meses atras, dois anjos (um caido e outro não) veio a mim disendo que iria ter que pagar por ter interferido na singularidade do destino, disse-me que a mágia que eu usava não era compativel com minha energia e que agora que começei ela iria cobrar de mim.
    Estou na puberdade , e me sinto esgotado , no começo senti meus dons espirituais diminuindo até um ponto , mas depois minha carne aparentou sinais de velhice .
    Acredito em todos os deuses porém chamo eles de divindades , que são dominados ( não por medo mas por vontade de seu intelecto) por uma supremacia que dela se originou todas as alquimias energuicas que gerou o universo.
    PORTANTO ROSEA PEÇO-TE SUAS ORAÇÕES .

    • Boa noite!

      Filipe… muito estranha essa conversa sobre “te cobrarem” por usar magia que “não é compatível com vc”…
      Afinal, a magia que vc fez, se foi daqui mesmo, só envolve coisas da natureza.
      Foi um sonho? Uma visão?
      Desculpe, mas tá muito estranho mesmo…

  29. oi Rosea!!! Vim hoje para agradecer por esse post e site lindos!! Quando eu mais precisava de orientacao, voce me respondeu no email, e me deu a luz que eu precisava. muito obrigado mesmo por esclarecer a magia para todos. muita saude e sabedoria pra voce!! de um leitor fiel, Mael.

  30. Hc Bel, pode encontrar tudo em lojas esotéricas, há muitas lojas online confiáveis. No submarino você também pode encontrar algumas coisas interessantes, como livros e oráculos.

  31. Nossa Rosea, este post veio em hora boa.
    Comprei um saquinho com 16 pedras roladas variadas e estava pesquisando sobre cada uma, imagina a felicidade quando abri meu e-mail e vi o post de hoje 😀
    Não sabia que as ágatas azul e rosa eram tingidas!! O saquinho que comprei veio com uma de cada (ainda estou indentificando as pedras), já vou tirá-las da minha caixinha e deixar só como enfeite mesmo lá em casa.

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.