Que a natureza tem poder, isso você já sabe. Que usamos o poder das pedras e cristais encontrados na natureza você também sabe… mas sabe como fazer isso? E que papo é esse que tem que “limpar” e “energizar”? Dá pra usar em nós mesmos? E na casa?

Calma! Venha ler!

pedras e cristais - usos dos cristais - limpeza dos cristais - como usar os cristais em casa - como usar os cristais nos chacras

Assim como as ervas possuem poder, as pedras e cristais também. E sua energia funciona como um amplificador das energias que existem em nós, ao nosso redor. Portanto, podemos dizer que são grandes auxiliares, curadores, doadores de energia.

Bem direcionada, essa energia vibrará, fazendo com que a energia de nosso corpo ou de nosso ambiente se movimente de uma forma diferente, ao nosso desejo. Dessa forma, trará muitos benefícios na saúde, auxiliando contra problemas espirituais, problemas ou desalinhos emocionais… Sim, é um poder incrível.

A magia, o poder dos cristais, é maravilhoso. Aprenda a utiliza-lo com equilibrio e trará harmonia para sua vida. Vamos ver como fazer isso?

Primeiro passo: Limpeza

Limpeza física: Não importa se a pedra foi achada, comprada ou ganhada, o primeiro passo sempre será a limpeza. Uma sugestão: Com uma escovinha de cerdas macias, tire as sujeirinhas que estiverem encrustadas. Vale lembrar que existem vários tipos de pedras e cristais, e que alguns deles não podem ir para a água, como a pirita. Então, tudo bem colocar algumas pedras na água, mas fique atento, ok?

Limpeza energética ou espiritual: Como assim limpeza energética ou espiritual? Como sabemos, tudo na natureza possui algum tipo de energia. Porém, até essa pedra ou cristal chegar até você, pode ter passado por muitas mãos… e cada pessoa pode ter deixado sua energia. Existem várias formas de fazer essa limpeza, eis uma sugestão: deixe as pedras e cristais expostos ao sol por uma ou duas horas sobre a terra e depois retire.

Existem ainda uma limpeza feita com água e sal… mas não todos os cristais e pedras que suportam, portanto se você não sabe se pode, utilize o método acima citado.

Pronto. Agora a pedra só precisa ser energizada.

Segundo passo: Energização

Com o que você mais se identifica? Com a chuva? Com o luar? Com o sol? Com o mar? Com a floresta? Com uma noite de ritual de frente a fogueira? Dependendo do cristal ou pedra (lembre-se que alguns não podem ir para a água!), escolha o método que mais tenha a ver com a energia que deseja!

Alguns exemplos:

Digamos que eu queira usar meu quartzo rosa para um ritual contra a tristeza. Então levarei esse quartzo rosa para perto do caldeirão e atiçarei o fogo dentro dele, invocando boas memórias, chamando vibrações alegres do fogo.

Ou… eu tenho um citrino e quero trazer foco e energia para uma pessoa distraída. Deixarei o citrino por algumas horas no sol da manhã e depois o darei para essa pessoa, recomendando que use para tal objetivo.

Mais um: Tenho uma pedra água-marinha e quero enchê-la com as energias do oceano para representar uma deusa dos oceanos em meus rituais. Levo a pedra nas mãos até o mar e espero as vibrações marinhas passarem para a pedra, devo esperar por alguns minutos (pelo menos uma ou duas horas) até que esteja pronta.

Como viu, vai depender do que quero, e essa energia precisa ter a ver com a pedra escolhida, pois cada pedra ou cristal tem suas próprias energias e características.

Existem vários livros que podem te ajudar a identificar as pedras e suas propriedades. Pode achar em qualquer livraria.

Terceiro passo: O Uso das pedras e cristais

Como vimos, são diversas energias, infinitas propriedades, cada uma para um caso. Depois de limpar e energizar, seu cristal ou pedra está pronta para o uso, seja para si mesmo, seja para outra pessoa, seja para o ambiente.

Você pode usar esse poder em rituais, em feitiços, em meditações, num momento específico como estudos, seja para um momento de uma conversa com o mundo espiritual, seja para alinhar seus chacras, seja para ajudar numa noite de sono, enfim… são muitos os usos!

É muito comum carregar a pedra consigo como um colar, como uma pulseira, anel, ou colocá-la em sua mesa de trabalho, tendo consciência de que a pedra está ali, sentindo sua vibração. Ou simplesmente segurar por um momento. E também é muito comum encostar a pedra no chacra ou local onde quer que a energia seja trabalhada por cerca de 10 ou 20 minutos.

Alguns exemplos de usos:

Sinto-me com sérios problemas para compreender os sentimentos dos outros e/ou os meus próprios sentimentos. Estou com baixa auto estima. Use um quartzo rosa sobre o peito, por 10 a 20 minutos. Tenha consciência da energia que está vindo para você e permita que auxilie nesse problema.

Sinto-me com problemas para meditar por não conseguir me concentrar. Deite-se e coloque um citrino em sua testa, por 10 a 20 minutos. Tenha consciência do problema da concentração, e sinta a energia do citrino trabalhar em sua mente.

Não consigo sentir a energia do ritual. Use um colar de ametista antes e durante o ritual.

Minha libido anda baixa. Deite-se ou sente-se com uma ágata de fogo próximo ao ventre, ao órgão genital por 10 a 20 minutos, sentindo sua libido ser alimentada com vigor.

Ando com a saúde um tanto frágil. Quando for descansar, deite-se com um quartzo verde próximo da área com problema e sinta a cura chegar até você, a vitalidade.

Tem muita gente negativa ao meu redor! Então caminhe por aí com uma turmalina negra, ou uma hematita, ou uma ônix.

Usos no lar

Está sentindo seu lar sem energia, ou precisando de uma proteção? Está com o ar pesado? Além das limpezas espirituais, incensos, velas, as pedras e cristais também podem ajudar.

Alguns exemplos de usos:

Entrada da casa: ônix, hematita ou turmalina negra, para evitar energias negativas que venham da rua, que venham de visitas ou até de nós mesmos quando temos um dia ruim.

Altar: o que você está buscando no momento? É transmutação de pensamentos? Ametista. É força, vigor? Granada. É concentração? Citrino. É saúde, maior controle emocional? Crisocola. Existem milhões de pedras e cristais, busque a que oferece a energia que você precisa no momento e foque nela.

Cozinha: A cozinha é um ambiente muito interessante para nós bruxas e bruxos, pois damos muita importância a nossa comida, que leva todas as nossas energias e são transmutadas no fogo. Portanto, para quem busca sempre fartura para sua casa, tenha uma pirita por perto. Se busca saúde, quartzo verde.

Quarto: É quarto de solteiro? De casal? Se é de casal, veja com seu par qual a energia que buscam. Exemplos: Seu trabalho depende da sua criatividade? Tenha uma sodalita.  Andam muito estressados e precisam mudar isso? Ametista. Quer mais carinho, melhor entendimento? Quartzo rosa. Quer mais fogo na cama? Granada.

Sala: É normal receber as visitas na sala, ou passar horas ali assistindo TV, lendo um livro, conversando com os familiares, portanto, recomendo quartzo branco, para harmonizar. Existem outras pedras com essa mesma função. Deixe em um local de destaque para que possa emanar energias para todos.

Banheiro: É onde tomamos banho, é onde buscamos nos limpar literalmente. Tem gente que deixa uma vela preta. Tem gente que deixa uma drusa de ametista. Uma boa recomendação também é o próprio sal grosso – que como você já deve ter visto, é um cristal!

Área de Serviço: Normalmente o trabalho nos esgota… portanto, deixe um quartzo verde ou uma ágata de fogo para te dar forças.

Quintal ou jardim: Tem plantinhas por aí? Que tal trazer vida pra elas? Deixe um cristal translúcido, pois este irá potencializar a força e vitalidade de suas plantas ou qualquer atividade ali. Não tem plantinhas? Não faz mal, deixe então uma ônix para proteger de qualquer energia que venha de fora.

E aí, gostou?

Quer conhecer mais desse mundo mágico? Existem diversos livros, blogs e sites que possuem uma variedade absurda de tipos de pedras e cristais, informando suas propriedades e usos.

Beijokinhas!

Autor: Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor. 

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links a seguir:

 

114 COMENTÁRIOS

  1. Tenho uma dúvida:
    Quero dar uma pedra para uma pessoa que gosto (digo gostar de estar apaixonada mesmo kk) mas tenho medo dela não saber limpar mesmo eu explicando e deixar as pessoas tocarem.. isso pode acarretar em algo grave? Por exemplo, se eu der uma citrino (se não me engano, ela ajuda na auto-estima, na prosperidade e na área profissional) para essa pessoa, e ela não efetuar a limpeza e a energização, com o tempo ela fará o efeito contrário causando mal a essa pessoa?

  2. Oie Rosea eu tenho uma onix eu quero limpa-la e energiza-la para da-la a minha cunhada,pois ela tem visto um homem de preto ao lado do marido dela e hj meu marido viu o mesmo homem atras do marido dela.
    Você acha que vai funcionar ajudara a afastar ou pelo menos parar que ela veja esse homem?
    qual a melhor forma de limpar a onix e energiza-la?

    • olá!

      Amore, ok a proteção…
      mas quanto ao homem que viram… vocês procuraram saber o que é?
      porque se não for presença maligna… não vai adiantar proteção, até pq não faz sentido… procurem primeiro saber o que é

  3. Olá! Bom dia!
    Logo de cara vi seu post dizendo a respeito da Pirita que não se pode lavar em agua com sal. Infelizmente lendo em outros sites acabei lavando e depois a energizei na luz do sol até o meio dia. Gostaria de saber se de alguma forma prejudiquei minha linda pedra, e a maneira correta de fazer a sua limpeza. Li nos comentários mas não encontrei ninguém com essa mesma pergunta. Muito obrigado!

  4. Ótimo post, como sempre! Ajudou bastante <3 Já limpei, energizei e programei todos os meus cristaizinhos~ 😀 Logo que programei eles já senti uma conexão bem forte! Sinto que eles estão dispostos a me ajudar, o que me deixou muito feliz.
    Mas sabe o que é engraçado? Parece que cada um tem uma personalidade diferente. É difícil explicar, nem sei se isso é possível! Quando vê é tudo coisa da minha cabeça kkkk
    Mas enfim, Rosea, você é maravilhosa! Nem sei o que posso fazer pra agradecer toda esse apoio que você nos dá através do site e do grupo.
    Obrigada por tudo <33

  5. Ola!! Estou pesquisando agora sobre pedras e cristais e o seu blog me interessou muito… Gostaria da sua ajuda, tenho uma jasper vermelha e gostaria de saber se posso fazer a limpeza dela com água e sal? Tbm tenho uma pulseira com varias pedras de varias cores, tem ágata e outras pedras tbm, e possivel energizar a pulseira tbm msm tenho varias pedras juntas?? Grata!!

  6. -.. Oi eu comprei uma ágata de fogo já usei e tudo, queria fazer todo o processo nela, mais estou em dúvida no que posso fazer e se teria alguma problema deu fazer todo o processo depois de ter usada!

  7. Adorei o post! Tenho algumas pedras e cristais e gostaria de saber onde posso adquirir mais peças, pois estive procurando na internet e achei tudo tão caro! Beijos

  8. OI BOM DIA tenho uma onix, antes cuidava dela,depois me esqueci de vez, agora eu a encontrei esta com algumas rachaduras, o que eu faço limpo ou preciso comprar outra.obrigada.

  9. Adorei o post…Queria saber como faz em dia nublado, estou limpando uma hematita e um quartzo rosa e depois queria energiza-las na terra do jardim…Tem alguma diferença se tiver sol na hora de energizar na terra?Se a pedra estiver no colar tenho que colocar em baixo da terra o cordão também?

  10. Olá , gostaria que me ajudasse como limpar e energizar um cristal quartzo transparente?ele é em pingente ,eu comprei ele é dps quis trocar ele somente pela pedra e não trocaram disseram q devido as energias contidas nele ?
    Grata

  11. Comprei uma pedrinha de turmalina, mas não tenho sal grosso no momento (estou em viagem) e também não tenho onde energizar, posso guardar ou limpar com sal normal?

  12. Olá! Foi de muito útil essa informações, lhe agradeço. Mas porém gostaria de lhe fazer umas perguntas. Tenho um quartzo rosa temos uma ligação muito forte, as vezes quando tenho que tomar alguma decisão sinto ele queimar e quando coloco-o sobre as mãos ele continua quente. Por quê isso acontece? Há dias coloquei ele dentro de um vaso de planta sobre uma brecha de luz do sol e após esse dia sinto uma certa diferença na nossa ligação acho que nós desconectamos. Será que faltou algo a ser feito que eu não fiz?

    • oi, Jéssica!
      Não sei o porque das reações, mas seria interessante vc purificar na água e depois reenergizar com a luz solar, já que é uma pedra que atua nos sentimentos. MASSSSSSS essa é apenas UMA SUGESTÃO para ver se volta sua conexão.

  13. Oi Rosea, tudo bem?
    Primeiramente queria dizer a amo suas publicações e q elas me ajudam bastante por ser uma gde adimiradora de cristais desde meus 5 ou 6 anos!
    Mas voltando… eu faço ballet classico e sou submetida a energias negativas em competições, inclusive ja cheguei a levar uma onix e ela explodir sem ninguem ter tocado mesmo estando energizada e consagrada. Qual é a pedra de proteção que funcionaria melhor nessas situações? Ônix, turmalina ou hematita?
    Muito obrigada pela atenção! Beijos!!

  14. Ola Rosea!
    S vou presentear uma pessoa com uma pedra, tipo um olho de tigre, dou limpo e energizado por mim? Ou a pessoa que precisa fazer isso? Agradeco se puderes responder por email!
    Joseila

  15. Rosea, olá!
    Posso limpar meu Quartzo Rosa com água da chuva?
    Se sim, deixar por 3 horas e depois colocar sobre a terra??
    Grata desde já, querida. Estou aprendendo muito aqui.

    Um abraço!

  16. Hummm… não sabia q não poderia colocar qualquer cristal em água e sal grosso. Geralmente coloco todos juntos para fazer a limpeza.
    Onde posso ter essas informações?
    Indica algum site Roses?
    Obrigada!
    Bjs

  17. Oi, eu de novo. rs
    Umas dúvidas: deixar a pedra no sol não tem perigo de “desbotar” a cor? E passar no incenso para purificar ou energizar a pedra, tem problema?
    Beijos e obrigada!

  18. Ouvi falar de um meteodo de energização : colocar toda a noite na luz do luar e deixar no sol ate ao meio dia que é um tipo de energização muito forte é verdade?

  19. Olá querida do cabelo Pink *-*
    Uso muito cristais para artesanato Hippie e estou começando a estudar magia. Estou pretendendo deixar alguns cristais pela casa, principalmente no quarto, minha dúvida é: Posso limpar vários cristais na água com sal grosso ao mesmo tempo(claro, os cristais que podem ser energizados com sal)? Eu costumo deixá-los por 12 horas e depois colocar na terra para energizar(aliás, tem uma quantidade certa de horas que devo deixar na terra? Na verdade é na terra de um vaso com plantas).

    • Oiii!
      Stefanie, pode sim, não há problema algum.
      Claro, como você mesma disse: ponha somente os que pode srsrs! E te digo mais: nem precisa ser 12 horas 🙂 Umas 3 já está bom.
      Assim como para energizar na terra, umas 3h está bom.

      Beijokinhas <3

  20. Oi, gostaria de saber se tem algum problema limpar quartzo rosa em agua corrente da torneira mesmo? Isso atrapalha em alguma coisa? E queria saber tbm se posso fazer mais de um Tipo de limpeza e energização nesse quartzo. Obrigada! 😉

    • Ka, qual pedra da lua? rs a original ou a de vidro?
      Bem, se for vidro, nem precisa fazer nada.
      Se for a original, tanto ela quanto o quartzo rosa podem ser lavados na água do mar ou em água e sal e por sobre a terra depois, como descrito no artigo.

  21. Sempre uso (usava) uma pedra da Lua em um colar, ontem, após minha avaliação no Colégio, ela explodiu (um dia após eu ler essa matéria, pois achava que deveria purifica-la). A pedra pode ter explodido por estar sobrecarregada? Além disso, hoje, um dia após ela ter explodido, senti um forte pressentimento de que algo ruim aconteceria. Esses fatores podem estar ligados?

  22. olá, amei seu post, amo pedras.. na verdade estou começando mas já gostava, porem não sabia dos poderes de cura delas. Mas eu tenho uma duvida, ouvi dizer que não pode deixar ninguém tocar na sua pedra do sol (sempre ando com uma no meu pescoço). Isso é verdade?
    E tambem, se você, como belíssima conhecedora das pedras, poderia fazer um post sobre isso(se for verdade, claro)??!
    bjos
    obrigada. ^^

  23. Gostei muito do Artigo Principal e dos comentários das pessoas.E das respostas muito carinhosas com todos!!!
    Muito obrigada mesmo.
    Só uma coisa: PEDRAS por 1h ou 2 h sobre a terra, mas poucas pessoas tem um quintal, a maioria só poderia realizar esta “limpeza REALMENTE ” num pote, ESTA a realidade, moramos em apartamentos.
    ATENCIOSAMENTE,
    VERA

  24. Olá Rosea, ótima postagem obrigada por compartilhar seu conhecimento é muito útil. Vc saberia me dizer quais das pedras citadas em seu outro post “pedras e cristais mais usados & seu poder” não podem ser lavadas em água?

  25. Oi Rosea!! Queria fazer um ritual para energizar uma Ônix para me trazer sabedoria, qual seria o ritual mais adequado? E tenho outra dúvida rsrss, deixar a pedra exposta a lua durante uma noite ou no sol durante o dia é realmente um ritual de energização como dizem por aí?
    Bjss e ótimaa matéria!

    • ônis para sabedoria? que tal uma pedra como ametista?
      Isso não é um ritual, mas deixar a pedra exposta ao sol ou lua é uma forma de energização sim.
      Não tem um ritual para “pedir” ou “atrair” sabedoria com a pedra. Apenas use-a e visualize o que deseja.

  26. Oi Rosea, tenho um quartzo branco e queria energiza-la para usar em meu dia-a-dia, qual seria o melhor ritual de energização nesse caso?
    Ótimo post! Bjss

  27. Rosea, teu varias pedras que sei o que são. Mas uma branca opaca com partes transparentes não sei… Terias como me ajudar se enviar foto in box a vc? Gostaria de energizá-la para deixar no altar, para isso preciso saber com o que lido… Desde já obrigada! Fiz fotos do meu ritual da lua azul, estão guardadas.

  28. Rosea,

    Comprei algumas coisas p iniciar um altar,
    uma delas é uma arvorezinha com pedrinhas de cristais.
    Como faço para energizar? Comprei vela vermelha e
    incensos p atrair amor, e um incensário com uma imagem
    egípcia. Me ensina a começar!??

  29. Oi, Rosea, primeiramente parabéns, dicas ótimas, como sempre! Tenho uma dúvida: Na energização de um quartzo verde para atuar na cura, ela pode ser feita na terra, ou a terra só serve para limpar? Se não qual a sua dica da melhor forma de energizar um quartzo verde para cura?

  30. Ah .. Esqueci de mencionar.

    A resposta para minha duvida seria lógica, do tipo: É só ele não aceitar kkkkk
    Mas não tem como, infelizmente, pois soaria como uma desfeita…

    Esses inimigos ocultos não sabem que ele sabe a verdade sobre eles. Essas pessoas estão acostumadas com seu carisma. Mudar a atitude ou não aceitar seria um sinal. Não há como não atender, não há como não aceitar e não dá pra conversar sobre.

    Ele já tem conhecimento das pedras de proteção, mas nesse caso não sabe o que fazer. Espero poder ajuda-lo.

    Obrigada!

  31. Oi Rosea, mais uma pequena pergunta kk

    Um amigo, que tem contato com pessoas nada confiáveis, perigosas e invejosas, recebeu instruções de um Centro para que quando recebesse presentes dessas pessoas, que pegasse com a mão direita e colocasse a mão esquerda aberta nas costas na altura do chakra umbilical para rebater qualquer energia negativa ou “trabalho” que possa vir através desses objetos. Eles disseram também que quando alguém deseja ou faz algum tipo de trabalho contra você, essas energias/espíritos/vampiros te atacam por trás, justamente nesse chakra que eu falei. Não há como ele evitar o contato, pois muitos o procuram devido a sua profissão. Então surgiu uma dúvida!

    No livro Enciclopédia de Cristais apendi que:

    Mão emissora: nas pessoas destras, a mão direita; nas canhotas, a mão esquerda. É a mão por meio da qual a energia mágica passa vindo do corpo.

    Mão receptora: a mão esquerda nos destros e o contrário nos canhotos. Essa é a mão pela qual a energia é absorvida para dentro do corpo.

    No momento em que ele recebe os objetos / presentes, não seria certo colocar a mão direita atrás? Ou ele deve realmente colocar a mão esquerda e pegar com a direita (que é a mão emissora) de acordo com o concelho que foi dado?

    Mas se ele pegar com a esquerda ele receberá essas energias de forma direta e por outro lado, se o que eles disseram é verdade (sobre espíritos/energias), colocando a mão esquerda atrás ele vai receber do mesmo jeito, certo?

    Você pode esclarecer essa dúvida?

    Que os Deuses estejam com você!

    • Eita, isso porque a pergunta era pequena HAHAAHAHAH

      Se ele recebeu a mensagem de uma entidade de verdade, então que siga a instrução.
      Pode ver que quase ninguém – mesmo do meio mágico – faz isso. Se isso foi passado pra ele, é porque tem algo acontecendo.
      Não é algo assim tão comprometedor, exceto pra quem recebe muitas coisas, ou que receba por exemplo, um presente com algum tipo de maldição.

      E, pra completar, não importa a mão, se você recebe, você aceita o que vem ali. Por isso fazemos sempre proteções e limpezas.

      Abracinhos!

  32. Oi Rosea, tudo bem?

    Estive lendo bastante sobre o cristal de quartzo rosa, inclusive foi num dos livros que você indicou: Enciclopédia de Cristais, Pedras Preciosas e Metais. Excelente livro!

    Li meio por cima rs Estou meio sem tempo, por enquanto, então vou direto no que preciso. Pelo que entendi eles são usados em rituais, feitiços e etc. Não vi nenhuma informação sobre o uso frequente, como por exemplo em colares.

    Comprei uma bolinha, polida. Posso usa-la como colar? Num cordão de prata?
    Meu objetivo é poder usar todos os dias. Fiquei na duvida, você pode me ajudar?

    Muito obrigada ! 😀

    • Olá!

      Sim, pode usar sim, mas vou ser bem clara: como você viu, as pedras possuem poder e estão atuando a todo momento. O quartzo rosa é amor, carinho, amizade. A pedra vai influenciar o tempo todo, portanto, não recomendo o uso diário e o dia todo, pois todo excesso é ruim.

      Até!

  33. Estou com depressão, sem emprego, e com a casa toda bagunçada, pois estava no meio de uma reforma, que está parada de a certa forma. Preciso de ajuda, acredito em pedras bruxas gnomos e fadas porém sou leiga no assunto comobposso me aprofundar, estudar praticar? Pode me auxiliar?

  34. Obrigada por mais essa dica!

    Parece que você posta justamente nos momentos que estou precisando de uma “luz” ou pra me auxiliar com algo que estou pesquisando e pôr em prática!

    Estou de mudança e quero justamente equilibrar a energia no local para não ter problemas futuros, até porque depois de anos tentando conquistar a liberdade de praticar tudo que aprendi (até então pratico de uma maneira disfarçada e meio limitada), finalmente (com tanta paciência do mundo) estou colhendo os frutos dessa minha espera e determinação.

    Com isso eu posso encorajar muitos bruxos e bruxas que moram com os pais ou responsáveis que não aceitam a nossa escolha e querem morar sozinhos, pricipalmente os adolescentes: por mais difícil que possa aparentar, se exercitar a determinação e a paciência, vocês vão conseguir a sua liberdade e muitas outras coisas. Pode demorar muito, mas vocês vão ser bem recompensados pelo esforço.

    Rosea, você que tomou a iniciativa disponibilizando esse conhecimento para as pessoas acessarem, que seja abençoada três vezes pela Deusa.

    Blessed be! (Se estiver confuso, é porque estou usando o celular e fico toda atrapalhada ao escrever kkkkkk)

  35. Oi!
    Por que não se pode molhar uma pirita? Muitas vezes uso uma em colar, e não tiro pra nada durante vários dias. Nunca notei nada de diferente nela por causa da água… então, por quê?
    Aliás, ótimo post 🙂 Ouso dizer que o uso de cristais é o que mais estudo dentro da magia, e o que mais uso pras minhas coisas.
    Beijoss

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.