“Estava querendo conhecer o Baralho Cigano? Vem dar uma espiada!”

por Sorcha

O Baralho da Madame Lenormand é um dos baralhos mais utilizados pelos ciganos e sendo assim carinhosamente apelidado de “Baralho Cigano”.

Este lindo baralho é constituído por 36 cartas e todas tem um arcano “menor” na mesma. Madame Lenormand basicamente reuniu as cartas do Tarot de Marselha e as resumiu criando um baralho com menos cartas, ou seja, este baralho contém as mesmas situações cotidianas do ciclo da vida, assim o Tarot de Marselha: Nascimento, vida material, sentimental, espiritual, traição, trabalho, casamento, morte e por aí vai…

E para ficar uma coisa fácil, ao lado do nome de cada carta colocarei a resposta que a carta dá quando forem feitas perguntas de “sim” ou “não”.

A seguir vou apresentar as características e simbologias de cada carta resumidamente:

baralho cigano, baralho lenormand, baralho, tarot, baralho 36 cartas, baralho madame lenormand

As 36 cartas do Baralho Lenormand (Baralho Cigano) – http://lenormandestudo.blogspot.com.br/

1. O Cavaleiro (Sim):

Este carta fala de algo que irá chegar: uma notícia, um presente, uma pessoa (conhecido, amigo, visita, parente). Mas há de se analisar vários aspectos da carta relacionando-a com o significado das outras cartas e da pergunta. Então é necessário analisar se ela está falando da chegada de um novo amor, de uma notícia positiva ou negativa, de uma pessoa de má índole ou não, aspecto físico, personalidade, trabalho, viagem, tudo que se relaciona com o jogo e com o que a sua intuição lhe disser. Esta carta significa movimento.

2. O Trevo (Sim):

Muitos pensam que esta é a carta da sorte… Ela é a carta da sorte, sim! Porém, ela também pode ter um significado negativo, devido à dificuldade (se formos pensar) de se encontrar um trevo de quatro folhas. O trevo também fala sobre o elemento terra, fiquem atentos à todos os detalhes das cartas e seus pensamentos.

3. O Navio (Sim):

A carta fala de movimento, viagem, mudanças, caminhos e tem uma grande simbologia relacionada ao mar. Ela também tem seus aspectos negativos: A tempestade, as nuvens e distanciamento (o que não quer dizer que seja algo ruim). Devido ao naipe de espadas, ela tem grande relação com os atos da mente, os pensamentos e a razão.

4. A Casa (Sim):

Ligada ao naipe de ouros, esta carta está totalmente ligada ao emocional. A Casa significa a base, a família, relacionamento, filhos, também o seu mundo interior e segurança.

5. A Árvore (Sim):

Tudo que cresce, mas também que morre (dependendo das cartas ao redor).  A Árvore significa o crescimento, o progresso, aquilo que mostra o ciclo das coisas. Representa a natureza, as raízes e a espiritualidade.

6. As Nuvens (Não):

Como vocês devem imaginar, é a “não clareza” das coisas, é a tempestade, é “o cego no meio do tiroteio” hahaha. O seu naipe é o de Paus, bastante relacionado com a espiritualidade, ou seja, se a sua pergunta for sobre o amor, você já sabe que tem um problema de indecisão ou de “não estar vendo algo” no relacionamento, ou ainda pode ser um problema espiritual seu ou da sua companhia (dos dois até, quem sabe?!). A mensagem é: Não se desespere, o importante é dominar a arte da paciência e não ter medo perante às situações que ocorrem.

7. A Cobra (Não):

Ela não é a melhor das cartas do baralho, porém ela tem seus aspectos negativos. Representa traição, inimizade, defesa (se a cobra representar você, você está se defendendo de alguém, se for outra pessoa, ela se defende de alguém), mentira, inveja e energias negativas. Se a pergunta for sobre relacionamentos, a carta vai falar tanto de traição como de sexualidade (sexo selvagem, sensualidade, luxúria, vaidade), então há de estar atento às outras cartas da jogada.

8. O Caixão (Não):

Como todas as coisas, ela tem dois lados. Seu lado positivo: É hora de enterrar certas coisas, é o fim de um ciclo (por exemplo, se aparece árvore + caixão), renascimento (a morte de algo, para o nascer de outra) e a palavra chave: Amadurecimento. E seu lado negativo é a morte física ou de algo, como um estabelecimento do qual você é proprietário.

9. O Buquê (Sim):

A predominância aqui é de positividade, alegria, cura e bons sentimentos. Seu naipe é a Dama de Espadas, naipe da razão, ou seja, por exemplo, fala (provavelmente) de uma mulher e sua postura, suas atitudes, amadurecimento e aprendizagem. A Dama também representa o lado feminino da pessoa, então pode ser homem ou mulher.

10. A Foice (Não):

Apresenta certa semelhança com a carta do Caixão; fala de cortes (necessários), seja em finanças, como cortar pessoas da sua vida. Mas também fala da colheita (do trigo), é importante você dar tempo ao tempo para poder colher bons frutos.

11. O Chicote (Neutro – Talvez):

Este simboliza a força, mas pra mim, também simboliza aquele que fere e o que é ferido. Há obstáculos, brigas, mas há a possibilidade de um caminho diferente a ser tomado, o da diplomacia e a valorização dos aprendizados da vida.

12. Os Pássaros (Sim):

É a representação da harmonia em seus relacionamentos, é o companheirismo. Assim como os pássaros voam juntos, em bandos, você está em um momento ou onde você é “Maria vai com as outras”, ou você tem que aprender a não ser tão individualista. E claro, há diversas outras interpretações, você irá tirar suas conclusões na hora. Os pássaros também são animais pacientes, eles tomam seu tempo em cada lugar, e depois se mudam (energia de movimento), e respeitam seus próprios ciclos.

13. A Criança (Sim):

Carta positiva, já que as crianças possuem inocência, alegria e nascimento… E coisinhas boas e pequeninas! *-*

14. A Raposa (Não):

Como a Cobra tem dois sentidos. Representa inteligências, esperteza, pessoa astuta e ágil; traição, armadilhas e você (provavelmente) está sendo feito de bobo por alguém, fique de olho!

15. O Urso (Não):

Há ursos bonzinhos e os ferozes, levando isso em conta, há pessoas que farão de tudo para te ver bem e outros que querem te ver na lama, cuidado! Os ursos são animais possessivos, que têm de disputar por espaço e alimento, mas também são sentimentais, amorosos…

16. A Estrela (Sim):

Tem tudo a ver com sorte, espiritualidade, caminhos a serem seguidos (Os Três Reis Magos – Muitos levam em consideração a simbologia das estrelas com a história da Bíblia) e mensagens vindas do seu protetor espiritual, anjos, orixás, espíritos.

17. A Cegonha (Sim):

Novidades, bebezinhos, surpresas, mensagens, recompensas estão por vir, boas ou ruins, é importante manter a calma diante das notícias ou situações que irão chegar.

18. O Cachorro (Sim):

Palavra Chave: Melhor amigo do homem. Pessoas próximas, amigos, parentes e tudo que possa ser ligado à palavra confiança. Preste atenção nas cartas ao redor desta.

19. A Torre (Neutro – Talvez):

Ela é um pouco parecida com o significado da Torre no Tarot, fala de fechar-se para o mundo, de recolher-se na busca do autoconhecimento, meditação, percepção da espiritualidade e a necessidade de se auto observar. Pode ser também o sentimento de sentir-se preso dentro de si mesmo ou por outras pessoas.

20. O Jardim (Sim):

Alguns chamam de parque, pois é a representação do prazer, lazer, harmonia e até da romanticidade. Um jardim possui árvores, plantas e ervas, então simboliza a cura através da natureza e a colheita do que você plantou.

21. A Montanha (Neutro – Talvez):

A carta dos obstáculos, da força e da persistência em passar pelas situações duras da vida. Mas também fala de aventuras, de justiça e de uma pessoa que se recolhe para atingir a sabedoria.

22. O Caminho (Sim):

Bem fácil ein! São as possibilidades, escolhas e caminhos que podem ser tomados na vida (livre arbítrio) e nas situações, dependendo do jogo: Caminho aberto ou fechado. O importante é você identificar qual é o caminho para o sucesso!

23. Os Ratos (Não):

Esta não é uma carta positiva, não nenhum sentido positivo… Ela simboliza o roubo (material, de energia, de tempo), o vício e o medo. Atitude a ser tomada? Você tem que se organizar e tomar cuidado com pessoas e situações que apresentam perigo.

24. O Coração (Sim):

O amor, o relacionamento, a paixão e a harmonia. Também simboliza os sentimentos (bons e ruins) e o coração (saúde), aspecto negativo dependendo das cartas tiradas no jogo.

25. A Aliança (Sim):

Compromissos em relacionamentos amorosos e de negócios. Um noivado, um fechamento de contrato e união.

26. O Livro (Sim):

O intelectual, inteligência, cultura, sabedoria, história, memórias, passado, trabalho e descobertas. Lições da vida. Esta carta mostra a necessidade da atenção à intuição, já que ela tem inúmeros significados: Uma hora você pode ver uma coisa que faça diferença na leitura, e na outra ela pode não estar mais ali em outra leitura.

27. A Carta (Sim):

São notícias, novidades, e-mails, documentos, respostas e avisos (espiritual ou não). Ela faz muita diferença quando relacionada com outras cartas… Por exemplo, quando com a cegonha, é uma notícia que chegará muito rápido; com a lua, são sonhos; com a montanha que simboliza a justiça, pode estar falando de documentos/processos.

28. O Cigano (Neutro – Talvez):

Normalmente a carta que representa o homem e se sair para uma mulher, simboliza o parceiro, um amigo, um homem a chegar (se sair mensageiro + cigano)e, por fim, o lado masculino da pessoa.

29. A Cigana (Neutro – Talvez):

O mesmo do cigano para a cigana. Representa a mulher e energia feminina.

30. Os Lírios (Sim):

São as flores da tranquilidade, da feminilidade, fertilidade e sexualidade, em contraposição, é a representação da virgindade.

31. O Sol (Sim):

Pra mim, a melhor carta do baralho: Energia do sol, a vitalidade, o brilho, prosperidade, felicidade e por aí vai. Na espiritualidade: Crescimento e proteção.

32. A Lua (Neutro – Talvez):

Em minha opinião, a lua é a magia, o mistério, o segredo e o místico. Fala da energia feminina e dos sentimentos. Leiam os símbolos dos desenhos do baralho de vocês, muitas vezes são desenhos diferentes, abrindo caminho para novas interpretações.

33. A Chave (Sim):

A abertura de portas, caminhos, aparição de oportunidades, solução de problemas amorosos (chave + coração), jurídicos (chave + montanha).

34. Os Peixes (Sim):

Assim como os pássaros, estes nadam em conjunto, porém este simboliza o lucro, a matéria e o ganho dela.

35. A Âncora (Sim):

A carta de tudo que está firme e sólido, porém pode estar empacado, parado.  A mensagem aqui é: Você precisa refletir e agir ou você já está há tempo demais refletindo.

36. A Cruz (Sim):

Tanto a espiritualidade, como o karma de nossas atitudes que temos que carregar por algum tempo. A mensagem é: Persista e lute.

Como tirar as cartas?

Cada um tem uma maneira diferente. Alguns preferem fazê-lo em cima de um pano, ou de uma superfície onde há tecido para com respeito às cartas. Também os que gostam de uma coisa mais completa: Velas, elementos água, terra, fogo e ar; E eu faço assim: Eu faço em cima de uma cama ou uma superfície com tecido, então faço uma oração e começo a tirar as cartas, finalizo todas as tiragens e agradeço.

Para tirar, primeiramente embaralhe, corte em 3, junte-se novamente da esquerda para a direita, espalhe e escolha! Eu gosto de fazer com a mão esquerda o corte e escolha das cartas porque sinto mais a energia.

Algumas tiragens para iniciantes

Tiragem com Um ou Três Cartas

lenormand baralho tiragem, baralho cigano, baralho madame lenormand, baralho 36 cartas, baralho antigo, baralho francês

Este método é super simples, o objetivo dele é apenas te dar as cartas e você vai interpretá-la como uma perante a sua pergunta ou juntar o significado das três e formar uma só interpretação.

Exemplos:

a)    Se a sua pergunta for “Como será meu dia?” e sair a carta do Sol, você já sabe que vai ser maravilhoso;

b)    Se você fizer a tirada das três cartas (a mesma pergunta) e saírem as cartas Sol, Lua e Torre (nessa ordem, exatamente): Você terá um dia bom e será dedicado á sua espiritualidade, um dia de “retiro espiritual”.

Mas como eu disse, existem diversas interpretações para diferentes situações, pessoas, perguntas e para cada tipo de intuição!

 Método Peladan

  1. Carta de sentido positivo para o agora. (Presente);
  2. O sentido negativo da questão. (Presente);
  3. O caminho que pode ser tomado para atingir o objetivo da pergunta;
  4. O resultado;
  5. Resumo do jogo: Presente + Caminho + Resultado

Importante! Todas as cartas estão relacionadas à carta 5, pois ela é o todo!

lenormand baralho tiragem, baralho cigano, baralho madame lenormand, baralho 36 cartas, baralho antigo, baralho francês

Dicas:

– Estude as cartas a partir da sua própria mente e depois de ter anotado o que você interpretou de cada carta, dê uma estudada no que outros autores interpretaram/aprenderam.

– Sempre observe a direção do objeto/pessoa na carta. Por exemplo, dependendo do baralho, o cavaleiro pode estar virado para esquerda ou direita e é importante você se atentar a qual carta ele está olhando.

– Para facilitar um pouco, leia as cartas de duas em duas e no final tente juntar todas. Talvez você não consiga de primeira, mas é questão de prática e estudo!!

E aqui vou passar pra vocês um esqueminha para ficar mais fácil de saber a resposta das cartas para perguntas de sim ou não, eu peguei do site Cartas Amigas (http://cartasamigas.blogspot.com.br/).

duas cartas positivas + uma carta negativa = SIM
duas cartas positivas + uma carta neutra = SIM
três cartas positivas = SIM

duas cartas negativas + uma carta positiva = NÃO
duas cartas negativas + uma carta neutra = NÃO
três cartas negativas = NÃO

duas cartas neutras + uma carta positiva = TALVEZ
duas cartas neutras + uma carta negativa = TALVEZ
uma carta positiva + uma carta negativa + uma carta neutra = TALVEZ

É isso e espero que gostem,

Gratidão!!

Sorcha
E-mail: sorcha.doforest@gmail.com

Outro Artigo da Autora: A Deusa Perséfone

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links: