Vamos falar da Magia Cigana?

Fotos Samsara - Grupo de Dança Cigana. Imagens de Catherine De Looz - Rubi - autorizadas. (1)

Optchá!

Dia desses conversei com minha amiga Catherine De Looz , que é cigana, e ela me contou um pouco desse Universo colorido, cheio de ritmo e magia. Claro, ela não pode me revelar tudo, afinal, toda Tradição tem seus segredos! Como eles dizem, os Gadjos, que são as pessoas que não são ciganos, não podem saber tudo! Certo eles, afinal nós bruxos também não revelamos tudo sobre nós, não é mesmo?

“Ser Cigana é igual a ser bruxa?” Não, ela me disse. “Nem toda Cigana é bruxa e nem toda bruxa é cigana.”

Ciganos são livres. São um povo que está cada hora em um lugar. A prática de cura com ervas e feiticinhos são comuns, afinal aprendem a lidar com isso desde cedo, pelo fato de viver sempre em contato com a natureza e ter a espiritualidade muito forte.

Os ciganos não tem medo da magia… Eles vivem a magia! E tem sua própria magia: a Magia Cigana!

Fotos Samsara - Grupo de Dança Cigana. Imagens de Catherine De Looz - Rubi - autorizadas. (2)

A Magia cigana é intrínseca à vida Cigana. Isso mesmo, um não vive sem o outro, como a Catherine disse, o cigano vive a magia. Portanto é comum em seu dia a dia observarmos vários costumes ligados à alma, como dança, música, conhecimentos e crenças. É importante ressaltar que os ciganos não estão presos à religião nenhuma, mas é bem comum que venerem algum deus. Muitos ciganos aceitam as crenças cristãs, como a Nossa Senhora Aparecida (aqui no Brasil), acreditam em maldições e anjos e demônios.

Dentre várias crenças[bb] ciganas está a crença no poder da alma, do sexto sentido, do 3º olho. Dão grande valor ao elemento fogo, que lhes é altamente transformador e símbolo de grande poder! A energia é reconhecida, valorizada e exercitada, e são contra o vampirismo. Usam técnicas como Yoga e meditação para promover o espírito. Aliás, para os ciganos, o ser humano é divido em 3: o corpo físico que um dia se acabará, a alma que é eterna e um corpo intermediário, que liga a alma ao corpo físico. Lindo, não é mesmo? E bastante familiar para as bruxas!

Fotos Samsara - Grupo de Dança Cigana. Imagens de Catherine De Looz - Rubi - autorizadas. (3)As ciganas, como os ciganos, sabem usar a arte divinatória. Usam a quiromancia, a arte de ler o futuro através da palma da mão, sabem ler o futuro através de dados, pedras, grãos de café e até dominó!

Por serem muito ligados à natureza e estar sempre morando em diferentes partes do mapa (em cidades ou florestas), os ciganos  aprendem a domar animais ferozes sem usar de violência. Usam todo seu magnetismo e a força de sua alma juntamente de seu olhar profundo para lidar com os animais[bb].

Com toda essa magia, os ciganos são mesmo capazes de “ler” pensamentos através de expressões corporais e intuição! Mais uma vez, familiar a bruxaria, não? Fiquei apaixonada!

A linda da minha amiga Catherine ainda me passou três simpatias usadas pelos ciganos, as que são autorizadas à passar ao público que ama esta cultura. Ansiosos?

Para ter um Novo Amor: Pegue a foto do seu ex-amor e vá até um rio. Quando estiver nas suas margens, pegue a foto e a rasgue até restar apenas pedacinhos; em seguida jogue tudo na água corrente do rio. Feito isto, pegue três porções de terra do fundo deste rio, coloque em um copo nunca usado e leve para casa. Agora junte três porções de açúcar, três colheres de mel e três pétalas de rosa vermelha. Leve tudo até uma árvore frutífera, que não seja de fruta ácida, e na raiz da arvore enterre o copo, cubra bem.

O rio, para a magia cigana, simboliza a força da fluidez, a correnteza que nunca para. Assim como em várias simbologias religiosas, o rio também simboliza a emoção, a força da natureza em levar e trazer, em transformar como num ventre.

Sorte e Prosperidade: Pegue uma taça, a qual deverá ser escolhida segundo sua intuição, e imagine que esta receberá a energia da prosperidade. A taça deverá ser transparente de vidro ou cristal, grande ou pequena dependendo do tamanho das pedras de cristal que deverão ser colocadas segundo sua intuição. Para tanto pegue os cristais abaixo descritos e deixe 24 horas imersos em água e sal, após lava-los em água corrente e deixá-los expostos ao Sol durante algumas horas. Tal procedimento é necessário para limpeza e energização destas pedras de cristais. Assim, numa quinta-feira de lua crescente prepare a taça colocando em seu interior as com as seguintes pedras:

  • 1 pirita,
  • 7 citrinos,
  • 1 ponta de cristal branco,
  • 1 ametista,
  • 1 ônix,
  • 1 quartzo rosa,
  • 1 quartzo azul,
  • 1 quartzo verde,
  • 1 cornalina,
  • 1 crisópraso,
  • 1 ágata vermelha

Após, complete com água filtrada e deixar em local visível na casa como decoração, sendo que esta água deve ser trocada uma vez por semana.

A Taça da Prosperidade é um dos símbolos mais arquetípicos na magia cigana e em toda magia é a taça, até pela simbologia de fecundidade a qual está ligada sua figura, tendo em seu inconsciente coletivo associação ao ventre materno, ou seja, a fertilidade e felicidade. Bem como ao brinde de vitória e de alegrias, sorte e prosperidade. 

Para ter Sempre Dinheiro: Arranque cinco fios do seu próprio cabelo com as raízes (bulbos), envolva-os em um pedacinho de pano preto, juntamente com uma moeda (menos de alumínio), depois amarre com uma fita vermelha fazendo assim um patuá. Durante sete dias seguidos, sempre na mesma hora, segure o patuá com a mão direita e com a mão esquerda, um punhal virgem. Repita as seguintes palavras: “Sorte, sorte, sorte! Dinheiro, dinheiro, dinheiro! O meu bolso vai ficar cheio o ano inteiro!”. Depois de sete dias, enterre a moedas nas margens de um rio e em cima crave o punhal. Saia sem olhar para trás e nunca se banhe nas águas desse rio.

A Moeda é símbolo proteção e prosperidade. É utilizada em vários encantamentos ciganos, usada contra energias negativas e para atrair dinheiro, associada ao equilíbrio e à justiça e relacionada à riqueza material e espiritual, que é representada pela cara e coroa. Para os ciganos, cara é o ouro físico, e coroa o espiritual. 

Fotos Samsara - Grupo de Dança Cigana. Imagens de Catherine De Looz - Rubi - autorizadas.

Agradeço à  Catherine De Looz por todo conhecimento passado, pela alegria que proporcionou ao meu coraçãozinho mole (chorei de ver as fotos, será que fui cigana em vidas passadas?), pela forma encantadora de bater papo e ensinar. Fotos: Samsara – Grupo de Dança Cigana.

Catherine é cigana, professora de Dança Cigana no Grupo Samsara, confecciona roupas ciganas, pratica bruxaria, fala francês e é uma ruiva linda de matar!

Espero que tenham gostado, porque eu amei! Um dia ainda vou dançar a dança cigana!

Como diriam os ciganos: Optchá!

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagens é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

15 COMENTÁRIOS

  1. Olá, fiquei com algumas dúvidas quanto ao feitiço de sorte e prosperidade. Eu deixo os cristais na água e sal e depois lavo na água corrente e deixo no sol? Ou ao contrário?
    Precisa ser sal grosso? E quanto tempo posso deixar a taça decorando a casa?
    Obrigada!

  2. olá tudo bom gostaria de entrar em contato com essa cigana adorei o texto e as fotos parabéns Rosea eu tenho 36 anos e a 22 anos atuo na vida cigano hj oraculo a vinte dois anos ,sou professora de dança cigana,participo de eventos e sou conhecida nos eventos ciganos no r.j. ,possuo descendencia cigana,o que me fez estremecer por dentro é a semelhança fisica da minha cigana espiritual com ela e é muita mesmo parecida não igual mas valeria dar o abraço que hj não é possivel dar e ela tem uma energia maravilhosa sua amiga cigana catarine

  3. Ja vi em muitos lugares, moradores de rua que se auto entitulam ciganos e usam essa fama magica dos Ciganos de verdade para amendontar que ameaca eles. Bem, isso é errado, obvo, mas…

    … existem ciganos mal intecionados? :-/

  4. Cheguei aqui pesquisando sobre banhos e encontrei este belíssimo artigo, adorei!
    Amo a espiritualidade cigana, as ciganas têm um olhar que desvenda a nossa alma!

  5. Olá Rosea. Simplesmente amei o artigo!*!* Realmente os ciganos sabem viver, é um povo milenar, tem muitas, muitas, muitas histórias.. Quero conhecer mais rituais! Um beijo enorme à Catherine de Looz e outro para você Rosea.
    Sejamos todos abençoados sempre, sempre, sempre……………………………..

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here