É o livro onde colocamos tudo o que aprendemos todas as nossas experiências mágicas.

Há quem divida em três livros:

-1 livro para experiências pessoais, ou seja, um Diário Mágico ou Livro Espelho. Entra aqui também um outro livro semelhante a este que é o Livro dos Sonhos.

-1 livro para receitas, rituais, feitiços, cânticos e encantamentos, que seria o Livro das Sombras. Não deve ser tocado nem mostrado para ninguém, (alguns deixam outros bruxos ou pessoas que realmente confiam).

-1 livro que servirá como enciclopédia, sem nenhuma experiência formal nele. Neste livro estarão antigos tratados de magia cerimonial, trazendo nomes e sigilos de anjos, demônios e elementais; invocações em línguas antigas; um catálogo de ervas e suas regências astrológicas; desenhos de pentáculos, etc. Este é o Grimório.

Foto: Rosea Bellator. Esse é meu grimório, protegido por Sekhmet. Atrás está Bastet, também minha protetora.
Foto: Rosea Bellator. Esse é meu grimório, protegido por Sekhmet. Atrás está Bastet, também minha protetora.

Mas é claro que você vai escrever onde achar pertinente. Desde que mantenha segredo e lhe seja útil. Fazer dos três livros um só ou usar os três livros não há nada errado. Há quem sequer nem tem livro nenhum, usa apenas os novos meios: Notebook, Ipad, etc.

Os tempos mudam, todos evoluem e nós também. E como eu já disse, onde você vai escrever não importa. O que importa é o que faz no dia a dia. Isso sim te faz um bruxo de verdade!

Eu, francamente, tenho apenas dois livros: um somente contendo minhas informações (meus signos, quando menstruei, sonhos, etc.) e um somente para tudo que for relativo que fiz dentro da Magia.

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Veja mais

A Arte da Bruxaria

Instrumentos Mágicos

COMPARTILHE !
Artigo anteriorAs Pessoas e a Fé
Próximo artigoLivro: Enciclopédia da Bruxaria
Bruxa natural, sem medo de botar a cara no Sol. Sacerdotisa de Sekhmet, com orgulho. Taróloga pra todas as horas. Escritora sem vergonha, fazer o que, né? Libriana sim, mas com ascendente em Aquário, dá licença!? Aqui a conversa é fluida, sem drama, sem segredos. Bem, segredinhos só na hora de bater o tambor cazamigas! Falou em magia, já to lá! #ÉnóisQueVoa!

116 COMENTÁRIOS

  1. Bom, eu só tenho 14 anos, é tipo, sou de ficar em casa, meus pais não me deixam sair de jeito nenhum… Então pra fazer alguns rituais fica difícil , se eu não fizer rituais tem problema?? E se eu fizer feitiços simples, tipo, que não precise de nada, tem problema ?

  2. Oii Rosea!! Adoro seu blog, me ajuda bastante!! Tenho uma duvida, onde posso encontrar magias cerimoniais antigas e encantamentos em linguas antigas? Tenho muita vontade de ter registros desse assunto no meu Livro das Sombras, mas queria um material confiavel!

  3. È possivel serem mais que 3? É que eu tenho livrinhos pequenos e tenho a certeza que nn vai caber tudo em 3. Posso dividir em temas e fazer um livro para cada, ou compro um livro grande?

  4. Olá Rosea, eu estou há algum tempo pesquisando e lendo livros sobre bruxaria porém eu cheguei nesse assunto pela wicca e gostaria MUITO de conversar com alguém quem fosse imparcial no sentido de “vem para a minha religião”, e pelo oq estou lendo no seu site (o melhor que já li sobre o assunto por acaso) vc é uma bruxa que não está ligada à wicca. Pf me passa seu contato eu preciso mt tirar algumas dúvidas, se não for incomodo é claro.
    Bjos e obg desde já

  5. Rosea, acabo de conhecer seu site, é muito lindo.
    Descobri que tenho um grimório mesmo sem saber e anoto nele muitas coisas, embora não tudo o que vc indica.
    esse ano é o ano de sermos nós mesmos, ano regido pelo sol – tá aí – preciso voltar pro meu caminho bruxa/ astrologa, já que eu amo tudo isso e sinto no fundo da alma que preciso desse universo prá ser eu mesma.
    gratidão por compartilhar tantas informações de forma simples e generosa.
    namastê.

  6. Feliz ao novo o/ eeee
    Bom eu queria sabe se tipo… eu posso juntar os três cadernos e ao mesmo separar eles… Tipo eu quero fazer o meu caderno >< mas dentro dele quero deixar tudo separado em vez de deixar tudo juntos, pode fazer assim tbm né?

  7. Otimo post! Me esclareceu muitas coisas rs. Mas eu tenho uma dúvida: meu bloco de notas do celular é o meu grimório! Se eu anotar ne um caderno, o pessoal aquu em casa mexe e da confusao, eles ainda acham que é coisa maligna. O celular tem senha e ninguem mexe, foi o unico jeito que achei rs. divido tudo em categorias ( experiências, meditações, tabelas, sabbaths e tudo mais ) Minha dúvida é : eu consagro meu celular do mesmo jeito que eu consagraria um grimorio normal? Kk desculpa pelo testamento, desde já agradeço ♡

  8. olá, como vai? gostaria de saber se é possível me iniciar na bruxaria mas continuar sendo católica, apesar de nao ser praticamente, acredito em Deus e em Jesus Cristo e tenho muita fé. obrigada desde ja 🙂

    • Nina, a bruxaria é um caminho no qual aprendemos sobre a energia e a usamos, em forma de magia, e evoluimos com os espiritos das pessoas e da natureza. Não é uma religião. Quem vai decidir o que vai seguir é você.

  9. Olá Rosea, eu conheci o site recentemente e estou amando! Mt obg por compartilhar com a gente o seu conhecimento 😀
    Eu tenho uma duvida sobre o livro das sombras, pq eu devo manter ele em segredo? Ñ posso nem dizer aos meus amigos q tenho um?
    Obg e continue com esses seus posts maravilhosos <3

  10. eu quero muito aprender a ser uma bruxa,tenho muita curiosidade sobre essas asuntos,espirutais,e coisas paranomais também gostaria de apreder mais sobre isso oque devo fazer?

  11. Eu fiz meu livro das sombras e meu grimório juntos, até onde eu estudei muito, o grimório precisa ter informações imparciais de tudo oq eu escrever, Já o livro das sombras eu posso por exemplo modificar o feitiço original pra se adequar a mim, e o livro das sombras servirá mais como meu guia do q o grimório q servirá apenas para informação. queria saber se tem problema eu colocar os 2 juntos. fiz o livro dos espelhos, ou meu diário magico separado. e também ainda n consagrei nem um dos dois, vou consagra-los amanhã em noite de lua cheia q na minha opinião é quando eu me sinto mais favorável pra realizar rituais. tbm n sou iniciada, preciso de uma ajudinha. eu estou sendo super cautelosa com tudo, preciso saber se estou indo na direção certa. Obrigada

    • Bia, como dito no texto, vc PODE SIM fazer como VC QUISER. O livro é SEU e você anota COMO VC QUISER.
      Quanto a não ser iniciada… relaxa. Iniciação é outra coisa, nada tem a ver com fazer feitiço e estudar magia.

      Até!

  12. Eu estou começando a estudar, e senti necessidade de fazer meu grimorio e meu livro espelho, o livro das sombras eu ainda não me sinto confiante, posso fazer sem ser iniciada?

  13. Oi Rosea! tenho muitas dúvidas sobre a bruxaria e tudo que a envolve, e seu blog está me ajudando bastante! Pois bem, eu tenho um caderno onde anoto minhas experiências pessoas, como um diário. Ele pode ser considerado um diário mágico? Além disso, tenho vontade de começar um livro onde anoto feitiços, nomes de plantas, nomes que eu considere importante, etc. mas não sei se posso considerar ele um livro das sombras ou um grimório. Beijos <3333333

  14. oi, oi! meu nome é Helena e eu nunca fiz uma iniciação ou algo do tipo. eu era católica, mas comecei a me interessar pelo assunto “magica”. queria saber, como eu faço a iniciação? existe uma escola para isso? tem alguma idade recomendada para o início? sou menor de idade ainda…. e como eu faço os feitiços?
    beijosss amei seu blog!!!

  15. Oi Rosea, sou iniciante e queria saber se você indica algum lugar pra eu comprar um grimório. Porque quando pesquiso tem baboseiras escrito, falando sobre Hogwarts e essas coisas.

  16. Rosea, Boa Noite!
    Preciso de ajuda.
    Já escrevi umas 30 folhas ou mais no meu Livro das Sombras, mas ainda não consagrei… Posso continuar escrevendo e consagrar quando der?
    E depois de consagrado, se alguém toca-lo, tenho que consagrar novamente?
    Tem que consagrar na Lua Cheia?
    Obrigado, beijooooos!

    • Thiago, boa noite!
      Menino, é tão simples consagrar… faça isso o quanto antes, não espere mais não. É bom para proteção de toda energia que você depositou aí.
      Pode ser consagrado na lua que você preferir.
      E sim, evite que alguém não autorizado toque, em todo caso, consagre novamente.
      Até!

  17. Olá
    eu gostei muito da informação que estive a ver.
    Estive a ler a tua informação sobre os grimorios.
    Eles são vendidos em algum tipo de loja?
    Agradeço uma resposta assim que possível.
    Obrigado.

  18. Olá, adorei o blog. Eu queria saber se há a bruxaria sem ser wicca. Vejo a wicca como uma comunidade, uma religião mesmo. E é até bom para a socialização dos praticantes. Mas se uma pessoa decide seguir o caminho da bruxaria sem ser da wicca, como é isso? E quais as diferenças? Desde já, mt obrigada. Bjs

      • (Rosea, eu poderia contriubir? [risos) Dre, a magia é uma “ciência” que estuda o homem, a natureza e o divino (Deus)… Você pode praticar a magia e a bruxaria crendo no que crer, até sendo ateu. Mas, o bruxo não deve seguir religiões e sim escrever sua própria religião, podendo basear nas crenças de uma religião; mas você deve ser livre para crer no que quer: Eu sou um mago cristão.

  19. Ola quero saber as coisaseu estou começando a estudar wicca entre outros livros quero compreender muito bem sobre tudo antes de me iniciar, eu vejo em muitosblogs pessoas que se iniciação sem ter pelo menos um conhecimento basico e tals achando que vai voar em vassouras entre outras coisas mais nao procura conhecer mais sobre a Deusa e o Deus. Fora isso quero saber posso ter meu grimorio/livro das sombras enquanto estudo tudo e anotar coisas nele como sabbats, esbbats ervas entre outras coisas?

  20. Ola quero saber as coisas eu estou começando a estudar wicca entre outros livros quero compreender muito bem sobre tudo antea de me iniciar, eu vejo em muitos blogs pessoas que se iniciação sem ter pelo menos um conhecimento basico e tals achando que vai voar em vassouras entre outras coisas mais nao procura conhecer mais sobre a Deusa e o Deus. Fora isso quero saber posso ter meu grimorio/livro das sombras enquanto estudo tudo e anotar coisas nele como sabbats, esbats ervas entre outras coisas?

  21. Olá rosea, adoro seu blog melhor coisa que me aconteceu foi conhecer ele mais esta aqui minha pergunta.
    Posso comprar meu grimorio na internet e depois fazer um outro pra mim?
    Qual primeira coisa a fazer quando estiver com meu grimorio em mãos? Rosea desde já muito obrigado minha grande vontade e ser um bruxo e tudo isso devo a vc pois tomei coragem depois de ler seu blog continue sempre assim e saiba alguém lá fora vai estar em busca de sua ajuda assim como eu obrigado!!!!

  22. Que bom, estou feliz por saber que estou no caminho certo, quando comecei a estudar, senti que precisava “registrar” meu aprendizado e de repente senti necessidade de começar outro livro só com coisas mágicas. Obrigada mesmo por estar sempre me indicando o caminho..

  23. Estou muito fascinado com tudo
    Adoro ler tudo o que VC posta 😛
    Sou profeta as bases me vem em visão ou sonhos
    Só que me fexo pois já me enternaram numa clinica pois achavam que estava louco shshsh

  24. Sou iniciante. É imprescindível conter as datas, mesmo que eu ainda não saiba o exato significado? Ou posso ir escrevendo o que vou aprendendo e depois conforme for evoluindo, ir incluindo mais informações? Obrigada, blog lindo!

  25. queria fazer um grimório mas estava pensando em colocar nele Alguns oráculo e dicas. aqueles que vc postou ali, tipo vazer os desenhos e os significados será que dá ?

    • Menina, estou escrevendo sobre isso!! Mhauhauah pare de ler meus pensamentos! ahuahauah
      Mas só sairá lá pro dia 5 de novembro, pois essa semana já fiz todos os textos e semana que vem será sobre somente Beltane!

      Beijokas!

  26. -1 livro que servirá como enciclopédia, sem nenhuma experiência formal nele. Neste livro estarão antigos tratados de magia cerimonial, trazendo nomes e sigilos de anjos, demônios e elementais; invocações em línguas antigas; um catálogo de ervas e suas regências astrológicas; desenhos de pentáculos, etc. Este é o Grimório.

    – PERGUNTA – Como saber tais coisas? Geralmente esses segredos rodam dentro de covens… Estou “condenada” a nunca saber um segredinho sobre nada? ='( rs

    • Opa! Como saber esses segredos? Devore livros! Troque ideias com outros bruxos! Faça seus próprios experimentos. Um coven foi formado por pessoas como você em algum dia, como será que chegaram lá? Estude, analise, teste. E depois vai anotando no seu próprio Grimório o que lhe interessa.

  27. Oi, eu ainda não fiz iniciação, mas tenho chamados, assim eles estão presentes nos meus sonhos, desenhos e canções, sinto uma conexão com todos os elementos, descalço ou calçado, hoje eu eu acordei estudando muita coisa, e gostaria de saber se a maconha que tem um efeito muito bom em mim, ela tem alguma descrição, pra que serve ? Assim como o cravo a arruda tem suas funções?Valeu e seu blog é muito bom!!!

    • Olá Mateus!
      Vou ser bem sincera com você: não trabalho com plantas alucinógenas pelo simples fato de me tirarem a consciência normal, assim como não uso bebidas alcóolicas em grande quantidade em rituais para não se perder a consciência. Não sei te dizer os efeitos da maconha, TALVEZ seja como o tabaco, que tem funções relaxantes mesmo – mas essa é somente uma opinião, rs!

      Beijokas!

    • Márcia, não existe um outro ser dentro de você!
      A bruxa é você mesma! Para descobri-la será necessário somente abraçar a magia, deixar fluir a vida.
      Pratique a magia, aprenda,… com o tempo você se descobrirá! Não tem um “jeito” de acelerar ou de “revelar”, só estudando e praticando mesmo a magia. Beijokas!

  28. Estou aprender algo novo com o que escreve, desconhecia,mas que acho muito interessante. minha opinião é necessario ter um dom para o que faz, obrigada e Bjs
    M

  29. Livro eh sempre bom oproblema eh que morremos e a familia num valoriza e vende ..vazando conhecimento hermetiko … eskreva de forma q soh vc entenda ….ç

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.