O Homem Verde, também conhecido como Green Man, Jack in the Green e Green Jack, eis a face adulta do Deus Tríplice. É a segunda fase do Sagrado Masculino.

deus tríplice - o homem verde

Esta face pode ser reconhecida em vários deuses, como: Pan, Bes, Obalauê, Frey, Yorixiriamori,  Daikoku e Sucellus. Suas maiores características são a alegria, o prazer, a ciência das responsabilidades (independente se cumprirá ou não), experiência desde relacionamentos a magia e muitas outras coisas.  Ele quer mais é viver, pois já sabe como é o mundo! O Homem Verde quer beber vinho, ver uma boa luta, ou lutar também, porque não? Ele já teve um relacionamento e outro, alguns deram certo, outros nem tanto. Ele sabe como participar da festa da vida! Faz um tempo que não é mais um rapazote, mas de vez em quando age como um… Porém ainda não é um idoso, mas já está se preparando, portanto age como um de vez em quando também. Está na meia idade. Ele sabe que ainda tem uma boa estrada para seguir, mas quer viver o agora, diferente do jovem Caçador que é impetuoso demais e quer avançar, avançar e avançar! Tem grande poder ainda de fertilidade e vitalidade, mas o seu vigor mesmo, sua plenitude nesse sentido já se foi. O Homem Verde tem grande equilíbrio, pois está no meio das idades. Ele também aprendeu a ser pai em algum momento e está preparado para ser de novo se necessário. Seu sorriso é acolhedor e ele ajudará como puder, seja com uma palavra gentil, seja indo à guerra[bb].

Pode ser representado através dos seus chifres (já não tão grandes e vigorosos como antes), que simbolizam poder e fertilidade, assim como o falo, que remetem à energia masculina. É um artista, um ferreiro, um grande artesão e poeta. Porém será mais reconhecido pela energia que exala como homem das florestas. O Homem Verde sabe e muito bem se virar seja lá onde for, seja através de magia, através das músicas e vinho (símbolo do prazer e alegria, pessoa que vive da melhor maneira possível) ou através da sua força, ainda bruta como a do Jovem Caçador. Ele é um líder jovial cheio de inspiração para os mais novos e protetor para as mulheres.

Mas não são somente qualidades que tem o Homem Verde.

Ainda há muitas dúvidas na cabeça do Homem Verde. Será que acertei no passado? Será que acertarei no futuro? Coisas da idade adulta. Será que devo fazer isso? Serei um exemplo? Devo ser um exemplo? Para quem? Porque? Como está na meia idade, certas vezes é imaturo como o jovem e um tanto rabugento como o velho. Sua habilidade com a lideranças às vezes estimula demais seu ego e se torna um chato egoísta que só pensa nos próprios problemas. Em aspecto negativo mostra um pai distante, um mau amante[bb].

Porque é chamado Homem Verde? 

Essa face do deus normalmente está nas florestas, ou seja, onde há VIDA. O Homem Verde é representado por um homem coberto da cabeça aos pés por folhagem, com o rosto de madeira, ou seja, feito de tronco de árvore. Entendeu? O Homem Verde basicamente é um ser que é PURA VIDA (por isso é representado como um árvore). Ele sabe o que é o prazer, o que é responsabilidade, o que é amar. E agora quer desfrutar!

Porque precisamos identificar a energia do Homem Verde dentro de nós? Por que é tão importante?

A Energia do Homem Verde se faz necessária para aqueles que estão saindo da adolescência. Estão se descobrindo, descobrindo um mundo cruel onde dá até desanimo muitas vezes. Porém, com a energia do deus sentirá-se acolhido, guiado.  Esta energia nos faz acordar para a vida, a ver o lado positivo das coisas, a sentir força para enfrentar as responsabilidade que sabemos que serem obrigatórias a todo mundo. Essa é a força que nos faz decidir as coisas racionalmente, como por exemplo: considerar aptidões para escolher um curso na faculdade, temos maturidade para escolher qual trabalho passar 8h por dia, aprendemos quando parar, quando desistir (sim, porque de vez em quando desistir é a melhor opção). Aqui a maturidade e a experiência já brotaram, apesar de ainda faltar a completa sabedoria do Ancião.

O Homem Verde já não é tão rude e áspero como o Jovem, mas ainda o é. Só que os anos se passaram e ele aprendeu a diminuir um pouco isso, caso contrário nenhum mulher dormiria em sua cama.

O Sol durante a tarde, não o por do sol, é símbolo do Homem Verde. Ele é a contra parte da deusa em sua face Mãe, que é a lua Cheia prateada no céu esperando para logo ser minguante.
O Sol durante a tarde, não o por do sol, é símbolo do Homem Verde. Ele é a contra parte da deusa em sua face Mãe, que é a lua Cheia prateada no céu esperando para logo ser minguante.

Ok, sou um adulto. Porém depois dessa fase vem a velhice, e agora? Como lidar?

Pois é, não é fácil mesmo. Ninguém quer simplesmente morrer um dia. Porém a face adulta é quando temos total controle de nossas ações e sabemos quais as consequências da maioria delas! Um dia, quando você for velho, já não terá tanta autonomia, principalmente quanto ao próprio corpo, sobrará somente a lembrança do que você fez um dia. Esqueça a velhice, viva o agora. Faça suas previdências, garanta sua aposentadoria e… VIVA! O tempo não para, o tempo não espera!

Como faço para acordar essa energia dentro de mim?

O melhor exercício de todos para a face adulta certamente é vivenciar um relacionamento. Não precisa ser somente amoroso, existem infinitos tipos de relacionamentos! É sério! Aprender a responsabilidade, a lealdade, a proteger, consolar, inspirar o outro é um desafio colossal!

Quando sentir dificuldades com suas decisões, com o que fazer, com seu medo em o que irá enfrentar, acenda um incenso de mirra ou sândalo e converse com o Deus Tríplice, recorra à face do Homem Verde. Peça-lhe conselhos sobre sua situação. Porém, como sabemos, a energia masculina é sempre ativa, portanto nada de lenga-lenga! Após esse simples exercício e tome uma decisão dentro das próximas 24h. Se PUDER quando for ter essa conversa com o deus, esteja de frente a uma árvore ou dentro de uma floresta, que é onde essa energia se manifestará com maior força. Deixe o Homem Verde falar como seu guia, não tenha medo!

Faça o exercício sempre que precisar, lembrando que a prática leva à perfeição! Viva a face do Homem Verde!

Em breve: O Ancião (22/11/2013).

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagens é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here