Seria muito fácil apenas dizer que para ter foco e disciplina basta querer, mas não é bem assim que acontece. Focar é dar o máximo de atenção para algo, é como botar uma mira no seu objetivo e seguir aquilo, sem olhar para mais nada! Disciplina é seguir algo sem desvios, sem vacilar, dentro do correto, da regra estabelecida. Porque precisamos disso na bruxaria, na magia em geral? É uma ideia absurda? Não, não é, principalmente para quem quer aprender de verdade.

disciplina e foco

Disciplina

Essa é a parte mais difícil. Ainda mais que o foco, por isso vamos ver primeiro.

Disciplina, literalmente, é ter normas, regras, determinação. E não podem ser quebradas. Não, não tente dar uma de arrojado quando houver necessidade de disciplina, tudo a seu tempo.

Somos bruxos, então falemos de magia. Digamos que precisamos usar a disciplina num ritual. Há deuses que são bastante rígidos, ou rituais que precisam de muita energia ou tempo, que podem levar dias, semanas; portanto, ou você se disciplina para conseguir ir até o fim, ou nem comece, pois está arriscado de fazer errado e ainda sair prejudicado.

Pois bem, como conseguir essa tal disciplina? Treinamento e prática. Você não se torna uma pessoa disciplinada em um dia somente por força de vontade. Ou você acha que os monges chineses que praticam o kung fu aprenderam aquelas posições – na pontinha do pé, por horas – assim, de repente?

Digamos que eu queira fazer um ritual que tem 3 fases, sendo que cada fase exige de mim cada vez mais. Se você não tem condições de atender todos os requisitos, não faça.

Trace suas metas. Treine. Treine as falas. Treine os movimentos. Treine para saber de cor a função de cada passo dentro do ritual – caso contrário, sem o sentido da coisa, perderá a força, você pode também acabar esquecendo e pulando etapas.

Precisa de jejum no ritual? Planeje o dia inteiro para não passar fome. Precisa estar virado 24h acordado? Alimente-se bem para não dormir durante a meditação. Precisa evitar confrontos durante o dia? Já tome aquele chá de camomila concentrado para controlar os nervos. Disciplina. Você precisa ter consciência do que está fazendo e estar na linha o tempo inteiro.

Mas Rosea, tem rituais assim, tão complicados? Tem.

E eles são bons? Funcionam? Qual a diferença para os simples? Os rituais mais complexos, mais detalhados, mais trabalhados, terão mais energia, foco, direcionamento. Rituais simples tem sua utilidade e funcionam bem, são ótimo para iniciar o caminho mágico, para ir conhecendo a magia, mas os rituais mais completos, complexos, que exigem tanto de nós sempre serão ainda melhores, além de lidar mais a fundo com a energia dos deuses. Só faça se tiver disciplina, vontade férrea, (pois rituais longos costumam nos testar) e foco no seu objetivo.

Porque não vemos rituais complicados, complexos e longos aqui no seu blog, Rosea? Porque evito, já que há muitos iniciantes.

Agora vamos ver o foco.

Isso é foco! É como usar a mira de uma arma. Você tem aquele objetivo, e é para lá que vai. Screenshot de Battlefield 4.
Isso é foco! É como usar a mira de uma arma. Você tem aquele objetivo, e é para lá que vai. Screenshot de Battlefield 4.

Foco

Antes de botar a mão na massa, pare e pense. Dois minutos que gastar aqui vai render 1 hora de trabalho depois.

O que você vai fazer? É um ritual, um feitiço? Pois bem, vejamos um exemplo.

  • Comece conferindo os ingredientes. Com calma. Afobamentos só vão prejudicar.
  • Lembre-se da disciplina. Você não se esforçou tanto para estragar tudo agora.
  • Agora repasse tudo o que vai fazer, mentalmente.
  • Se necessário, faça esse check-up sentado, respirando relaxadamente, segurando um citrino, pedra da concentração, atenção[bb].
  • Agora vá fazer o que tem que fazer, positivo, tendo em mente o objetivo maior, sempre.

Ah, Rosea, sou uma pessoa hiperativa, não consigo foco nem disciplina facilmente, tem como fazer de outro jeito? Não. Infelizmente será mais difícil para você. Vai ter que treinar e concentrar-se o dobro. Tenha força e mantenha seu objetivo que você consegue.

Pois é, precisamos dessas coisas! Isto, se é que você quer mesmo algo, você precisa estabelecer uma disciplina e sempre seguir em direção ao seu foco. Essas duas regrinhas básicas – disciplina e foco – servem para tudo na sua vida! Então melhor já ir se aquecendo, tirar a poeira e dar a volta por cima!

Rosea Bellator
Email: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagens é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

COMPARTILHE !
Artigo anteriorDançando entre as Labaredas do Verão
Próximo artigoMagia com o Elemento Ar
Bruxa natural, sem medo de botar a cara no Sol. Sacerdotisa de Sekhmet, com orgulho. Taróloga pra todas as horas. Escritora sem vergonha, fazer o que, né? Libriana sim, mas com ascendente em Aquário, dá licença!? Aqui a conversa é fluida, sem drama, sem segredos. Bem, segredinhos só na hora de bater o tambor cazamigas! Falou em magia, já to lá! #ÉnóisQueVoa!

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá Rosea
    Esse artigo veio em boa hora, eu tenho uma grande dificuldade de concentração, resultado de uma conjunção do meu sol natal (vontade consciente) com netuno (aquele que relaxa e dilui). Eu li o livro da Laurie Cabot que vc postou para baixar e estou fazendo os exercícios e sei que está sendo muito útil.
    Namaste…=)

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here