Continuando o Estudo do Tarot, vamos seguindo com a carta d’O Sol.

Vamos ver seus símbolos, cores, personagens, o que significa e mais. Esse estudo servirá para todos que seguem o estilo do Tarot de Marselha, ou seja, para todos que possuem  a mesma simbologia.

O SOL

19

A carta do Sol, que também pode aparecer como “A Iluminação”, fala sobre o brilho, a luz, o sucesso… o ser iluminado.

Quem são essas duas pessoas? São crianças? E o muro atrás? E esses raios saindo do Sol? Porque o Sol é colorido ao invés de somente ser amarelo?

Todas essas questões e reflexões são válidas para essa carta!

Abaixo temos algumas imagens, de outros tarots, da carta do Sol. Observe atentamente os símbolos que se repetem.

arcano 19 o sol

Pontos em comum da Carta do Sol

  1. O Sol pleno;
  2. Pessoas cuidando uma da outra ou brincando;
  3. O muro dourado atrás;
  4. Raios solares multicoloridos;
  5. Presença da alegria, divino;
  6. Flores;
  7. Paisagem de fundo mais clara;
  8. O número 19.

Mas então, o que esses pontos querem dizer?

Esses pontos mostram o que essa carta quer dizer quando sai no seu jogo, ou seja, os aspectos da carta, porque ela é o que é, porque ela tem os significados que conhecemos atribuídos a ela.

Vamos ver um por um.

1. O Sol no ponto mais alto da Carta, pleno

O Sol é o brilho, é a luz, é a vida necessária para nossa sobrevivência. O Sol traz o alimento da natureza, traz energia. Sem o Sol estaríamos condenados, então sim, o Sol é extremamente vital e importante para nós, portanto esta carta mostra a positividade e toda energia contida na vida, que flui em abundância.

2. Pessoas Cuidando uma da outra ou Brincando

É sob a luz do Sol que a vida acontece. Brincamos, saímos de casa, trabalhamos. Vivemos. A vida simplesmente acontece. A Carta do Sol mostra que é o momento de “acontecer”. Simples assim! No Tarot Mitológico temos o deus Apolo com sua harpa. Lembrando que este é um deus alegre e jovial, temos o mesmo significado.

3. O Muro dourado atrás

O muro baixo mostra proteção. Não um isolamento, senão seria uma fortaleza! O sol indica que estamos protegidos, seguros, de boa saúde. De bem com o astral, sem grandes preocupações. Mais uma vez falando do Tarot Mitológico: Apolo está a frente de um portal dourado, que significa uma porta entre o astral e o mundo físico, dando o mesmo significado para a proteção. E ele ainda trás seu arco abaixado, que diz “estou aqui em paz, mas se precisar me defenderei”.

4. Raios solares multicoloridos

Os raios de todas as cores mostram afeto, tranquilidade, trabalho… energias positivas. Sucesso. Esperança, fé. Luz! Bênção! É o poder divino em ação. No Tarot Egípcio, que possui imagem simples, o Sol está entre o muro e seus raio são vermelhos e azuis, indicando sua energia poderosa, que pode curar ou matar (em excesso).

5. Presença da alegria, do Divino

Veja no Tarot de Rider Waite como a criança está pulando de alegria sob o cavalo, que também é sinal de fortitude, saúde, força. O véu vermelho, uma cor forte, reforça essa ideia, e nos remete ao fogo divino que está sempre dentro de nós. No Tarot Egípcio essa alegria e a força divina estão expressas no casal de mãos dadas, um olhando nos olhos do outro.

6. Flores

Ora girassóis, ora lírios, ora apenas alguma flor…apenas o verde ou árvores altas como carvalho ou pinheiro. Indicam vitalidade e energia. Afinal, a natureza se alimenta da luz solar, e nós nos alimentamos da natureza – precisamos muito desse ciclo perfeito, caso contrário passaremos fome.

7. Paisagem de fundo mais Clara

Ora, ora! É dia! Significa que é hora de levantar e agir! Com a carta do Sol não tem lenga-lenga nem diz-que-me-diz! Se o Sol aparece para você então quer dizer que está na hora de sair da cama (do conforto) e ir à luta!

8. O número 19

O 1 é a ação, início da atividade, e o 9 é a conclusão de tarefas, de alegrias, realização! Ou seja, temos 1+9, o início do sucesso! Vendo o 19 temos: a criança, promessa, força, o elemento fogo, energia e inteligência! Eita carta boa!

Mas nem tudo são flores…

Há Aspectos “Negativos”

Terrível, mas é… tudo tem seu lado negativo, ou que pelo menos nos alerta do que será negativo. Mas o que isso quer dizer?

Como vimos, O Sol é uma carta voltada para as bênçãos da luz, mas só saberemos mesmo o que ela significa, dentro de um jogo, ao vermos o contexto que vem acompanhando-a. O Sol pode representar também:

  1. Pessoas com inveja do seu sucesso;
  2. Ego exagero, a ponto de ficar cego;
  3. Otimismo exagerado e fica fora da realidade;
  4. Proteção baixa;
  5. Fé cega nas pessoas ao redor;
  6. Desprezo dos próprios talentos.

Os aspectos negativos não aparecem sem motivos, são parte de toda a simbologia que vimos, faz parte da figura do Sol, da sua situação, só que de forma “ruim”. Sempre que fazemos sucesso com algo atraímos olhares de invejosos. Pessoas que vão tentar a todo custo acabar com nossa felicidade… e precisamos aprender a lidar com isso, a se proteger e nunca nos calar diante de atos vis.

Os aspectos negativos e positivos, etc,  vão além do que mostro aqui, espero que estudem e através da prática, percebam isso com maior facilidade. Recomendo meditação e análise da carta, somente você e ela, numa conversa, ou numa poesia, numa redação. Explore o arcano, seu arquétipo, em possíveis situações. Faça uma pergunta e, dentro de seus significados, tente ver como ela pode te responder e assim vai aumentando seu conhecimento com esse oráculo tão antigo!

Se quiserem ver de forma mais geral todos os arcanos e algumas formas de jogar, cliquem aqui:  Tarot.

Quer ver outros arcanos? Clique aqui: Estudo do Tarot – Carta por Carta.

E vamos que vamos com nosso estudo!

Autor: Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor. 

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

4 COMENTÁRIOS

    • Não creio que esteja. Não há relação nas outras cartas. E outra, se for assim, temos um triângulo com o azul, o verde aponta para leste e sul e o amarelo é um tridente. Não teria muita ou mesmo zero relação com a carta.

  1. Embora saiba que o tarô e o baralho sejam sistemas distintos,em diversas peculiaridades, mas com objetivos iguais. Seria possível adotar alguns dos símbolos para o baralho ex. a carta sol? Ou você acredite que seja perigoso!

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.