Continuando o Estudo do Tarot, vamos seguindo com a carta d’O Mundo.

Vamos ver seus símbolos, cores, personagens, o que significa e mais. Esse estudo servirá para todos que seguem o estilo do Tarot de Marselha, ou seja, para todos que possuem  a mesma simbologia.

O MUNDO

o mundo

A carta do Mundo, também chamado de “Transmutação”, “Retribuição” ou “Universo”, fala sobre recompensa. Sabe o ditado “Você colhe o que planta”? Pois é.

Quem é essa pessoa no centro? Esses ramos ao redor? E esses seres? O que seria o bastão na mão da pessoa?

Todas essas questões e reflexões são válidas para essa carta!

Abaixo temos algumas imagens, de outros tarots, da carta do Mundo. Observe atentamente os símbolos que se repetem.

o-arcano-xxi-21-o-mundo-tarot-carta 21

Pontos em comum da Carta do Mundo

  1. Uma pessoa nua como figura central, aparentemente voando;
  2. Símbolo de uma cobra mordendo o próprio rabo ou um círculo;
  3. Seres ou símbolos ao redor do círculo;
  4. Bastão na mão da figura central;
  5. Nuvens em abundância;
  6. Número 21;
  7. As pernas dobradas da figura central.

Mas então, o que esses pontos querem dizer?

Esses pontos mostram o que essa carta quer dizer quando sai no seu jogo, ou seja, os aspectos da carta, porque ela é o que é, porque ela tem os significados que conhecemos atribuídos a ela.

Vamos ver um por um.

1. Uma pessoa flutuando nos céus

É um homem, uma mulher? Ora aparece com seios, ora com duas cabeças, ora hermafrodito. Essa figura representa a alma, sem sexo definido, vivendo por tempo indefinido. A figura central do Mundo pode ser Deus, pode ser a Deusa, pode ser a humanidade, pode ser o Inconsciente Coletivo.

2. Símbolo de uma cobra mordendo o próprio rabo ou um círculo

Esse símbolo da cobra é chamado de Ouroboros (você vai achar por aí algumas variações do nome) que significa “a eternidade”. O círculo também representa a eternidade, ou seja, você não tem começo, meio e fim em círculo, tem? O Mundo mostra o que é eterno, podemos lembrar o que é divino, imortal.

3. Seres ou símbolos ao redor do círculo

No Tarot de Rider Waite podemos ver “uma moça, um leão, uma águia e um touro”, no Tarot Mitológico teremos exatamente a mesma simbologia, só que em forma de “paus, copas, ouros espadas”. Temos amor, inteligência, riqueza e a força. Temos aqui tudo que precisamos para viver da melhor forma possível.

4. Bastão na mão da figura central

O bastão é um condutor de força, de energia. Mostra poder, comando. A figura central, a alma, o segura para direcionar toda energia que possui para onde deseja. Amor? Inteligência? Riqueza? Força? E que tal tudo junto? A carta do Mundo fala sobre retribuição, sobre colher o que plantou. Sobre recompensa. No Tarot Egípcio esse bastão aparece na harpa. A harpa, que tem melodia doce e é adorada desde o início dos tempos… afinal, é música! A música conduz a alma.

5. Nuvens em abundância

As nuvens aparecem para lembrar que você nunca sabe quando receberá uma bênção. Por outro lado, essa bênção não se esconde por trás de uma muralha de aço, mas apenas de ar. Você pode chegar até essa bênção, só precisa ter força e fé, e assim que as nuvens se forem, você será visto e abençoado. Simples? Simples.

6. Número 21

Aqui temos o 2, o par, o número que traz equilíbrio, luz e sombra. O 2 fala de harmonia… e em seguida temos o 1, o iniciador, a atividade. Desta vez, diferente de tantas cartas que vimos, o Mundo começa com o 2 (o equilíbrio) e tem em segundo plano, agindo em conjunto o 1 (a atividade). O Mundo preocupa-se em recompensar, trazer o que falta, animar e tem iniciativa própria, não depende de ninguém. Ele vem, a seu tempo e acontece. Em outro caso, podemos analisar como 21, o realizador de desejos (ainda temos a a união de 2 e 1) ou como a soma de 2+1=3, e teremos o número da comunicação, da criação, da criatividade. E tudo isso tem a ver com a carta do Mundo!

7. As dobras dobradas da figura central

Até isso significa alguma coisa? Sim! A perna dobrada indica movimento, indica que as coisas vão andar, passo por passo. Temos também a mensagem de que “um passo foi dado”, ou seja, você não está parado no mesmo lugar. Também podemos ver a forma do número 4, que diz “Que se faça o equilíbrio no coletivo, pois vivemos em comunidade”.

Mas nem tudo são flores…

Há Aspectos “Negativos”

Terrível, mas é… tudo tem seu lado negativo, ou que pelo menos nos alerta do que será negativo. Mas o que isso quer dizer?

Como vimos, O Mundo é uma carta que fala sobre recompensas, mas só saberemos mesmo o que ela significa, dentro de um jogo, ao vermos o contexto que vem acompanhando-a. O Mundo pode representar também:

  1. “Esperando cair milagre do céu”;
  2. Preguiça de lutar pelo “pão de cada dia”;
  3. Pessoa que conta apenas com a sorte;
  4. Ingratidão;
  5. Sofrendo por erro de outras pessoas;
  6. Não aceitação, reclusão e bloqueio;
  7. Esquecimento e lerdeza;
  8. Pessoa sem apoio;
  9. Pessoa sem crédito, sem confiança;
  10. Pessoa agindo inocentemente;
  11. Pessoa sendo enganada por várias pessoas.

Os aspectos negativos não aparecem sem motivos, são parte de toda a simbologia que vimos, faz parte da figura do Mundo, da sua situação, só que de forma “ruim”. Existem pessoas que nasceram em berço de ouro e nunca tiveram que lutar por nada na vida… isso não faz dela uma pessoa má. Só que a vida pode ser bem… difícil. Digamos que os pais dessa pessoa morra e ela perca todas as mordomias que sempre teve. Bem… ela nunca teve que lutar por nada, então nunca semeou nada. Nunca aprendeu a fazer algo por si mesma… então agora terá que colher os frutos amargos, para depois aprender a lutar. Essa pessoa precisou cair na real. Essa carta muitas vezes age dessa maneira: fazendo as pessoas caírem na real.

Os aspectos negativos e positivos, etc,  vão além do que mostro aqui, espero que estudem e através da prática, percebam isso com maior facilidade. Recomendo meditação e análise da carta, somente você e ela, numa conversa, ou numa poesia, numa redação. Explore o arcano, seu arquétipo, em possíveis situações. Faça uma pergunta e, dentro de seus significados, tente ver como ela pode te responder e assim vai aumentando seu conhecimento com esse oráculo tão antigo!

Se quiserem ver de forma mais geral todos os arcanos e algumas formas de jogar, cliquem aqui:  Tarot.

Quer ver outros arcanos? Clique aqui: Estudo do Tarot – Carta por Carta.

Essa é a última carta dos Arcanos Maiores! Quem sabe em breve eu faça um estudos dos Arcanos Menores? 😉

Autor: Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor. 

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá sou recente na Arte tenho vinte anos e acho Tarot muito interessante, mas tenho comigo as cartas Clow, que podem ser lidas como tarot. Você conhece? Mas não possui o mesmo número de cartas do Tarot de Marselha. Então estou insegura sobre o uso das Cartas Clow.
    Desde já, agradeço.
    Statera Lupa

  2. O Tarot é maravilhoso 🙂 .Parabéns pelos post Rosea, adoro ver seus posts principalmente sobre tarot. Vou acrescentar mais algumas coisas que acho interessante, no tarot de marselha a personagem da carta tem um saquinho na mão direita poderia ser aquela trouxa enorme que o louco no começo da caminhada está carregando e que agora depois de toda a caminha contém apenas o essencial. As pernas em forma de quatro lembra o arcano do Pendurado e o Imperador. Lendo seu post fixou melhor a ideia de eternidade estabelecida pelo círculo que contorna a carta. O Círculo de marselha provavelmente traz consigo a ideia do Yin/Yang ou a dualidade/polaridade das forças ao combinar o vermelho e azul. O Círculo também é formado por espigas de milho que se não me engano eram muito cultuadas no antigo egito. A última carta dos arcanos maiores é realmente muito bonita e traz uma sensação de completude.

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.