Continuando o Estudo do Tarot, vamos seguindo com a carta d’O Imperador.

Vamos ver seus símbolos, cores, personagens, o que significa e mais. Esse estudo servirá para todos que seguem o estilo do Tarot de Marselha, ou seja, para todos que possuem  a mesma simbologia.

O IMPERADOR

imperador

Também conhecida como O Grande Pai, O Grande Rei, O Marido, O Imperador é um homem com poder político, um pai, um homem poderosa em diversas áreas, uma autoridade. Ele está ao lado da Imperatriz e tem grandes poderes e influência.

O que ela faz ali sentado, com um cetro na mão? Porque a coroa? Porque há um escudo na figura? Seus acessórios, barba e cor dos cabelos tem algum sentido? Porque tanto dourado e vermelho? Porque ele está sentado no trono?

Todas essas questões e reflexões são válidas para essa carta!

Abaixo temos algumas imagens, de outros tarots, da carta do Imperador. Observe atentamente os símbolos que se repetem.

imperador - arcano maior

O que temos sempre em comum? Tente ver sozinho, depois continue a leitura.

Pontos em comum da Carta do Imperador

  1. Um homem mais velho, representante de um povo, país;
  2. Segura um cajado, varinha ou cetro e coroa;
  3. Está sempre num trono;
  4. Seus arredores sempre há terra, como montanhas;
  5. O número 4;
  6. Roupas nobres;
  7. Aparece a figura de um escudo ou algo parecido;
  8. Olhar determinado;
  9. É representado, de certa forma, muito rústico comparado à Imperatriz.
  10. Porque Imperador e não simplesmente Rei?

Mas então, o que esses pontos querem dizer?

Esses pontos mostram o que essa carta quer dizer quando sai no seu jogo, ou seja, os aspectos da carta, porque ela é o que é, porque ela tem os significados que conhecemos atribuídos a ela.

Vamos ver um por um.

1. Por que o Imperador é tão masculino?

Porque ele é a personificação do homem, pai, senhor, imperador, marido. Cada homem tem seu estilo, e não é isso que está sendo retratado na carta. Não é estilo, é uma figura. Ou seja, a forma como ele aparece deve ser deixado claro o que ele é. Geralmente aparece de barba para mostrar sua idade avançada como sinal de experiência.

2. Por que o cetro e a coroa?

Ou varinha, ou, no caso do Tarot Mitológico, os Raios de Zeus. Esses objetos representam sua autoridade, poder. O Imperador precisa de disciplina para governar, independente de o quão carinhoso ele seja com sua família. O cetro e a coroa marcam sua posição.

3. Ele está sempre num trono?

Na maior parte das vezes sim, pois o trono faz parte da representação do seu poder. Pode ser que em um tarot ou outro ele apareça de pé, nesses casos ele terá mais ênfase no rosto altivo, queixo levantado, espada na mão. O Imperador está sempre pronto para agir, para construir estratégias para o melhor crescimento para si e ao seu redor.

4. Por que aparece terra, montanhas ou algo que lembre terra?

A Terra é símbolo de estabilidade. Mesmo que não apareça a terra ou montanhas, veja por exemplo no Tarot Egípcio, aparece a cor marrom! Repare na carta do Tarot de Rider Waite, bem atrás do trono, as montanhas! O Imperador precisa representar um ponto estável, um ponto seguro, por isso a terra aparece junto da sua figura.

5. Ele sempre será o número 4.

O número 4 representa a estabilidade. O concreto. Aquele sentimento que o ser humano tem de continuar, de ver seu legado. É a solidez.

6. Suas roupas nobres

Ele deveria ser mais humilde? Hum…. não se trata disso. Estamos falando de uma figura, e ela precisa ser clara. O Imperador aparece como Faraó no Tarot Egípcio, no Tarot de Rider Waite ele aparece como aqueles rei ingleses, no Tarot Mitológico ele é Zeus, o rei dos deuses.

7. A figura do escudo

Na carta do Tarot de Marselha o escudo fica bem evidente… mas e nas outras? Zeus, no Tarot Mitológico, traz a águia, seu símbolo de sabedoria e proteção. No Tarot Egípcio, o Faraó traz a mão fechada, mostrando decisão, defesa, e traz na coroa a serpente chamada Uraeus, símbolo de sabedoria e proteção. E no tarot de Rider Waite? Está vendo os crânios de gárgulas? As Gárgulas são símbolo de proteção também! Portanto o Imperador mostra também proteção, sabedoria, defesa. Afinal, um rei não apenas ataca, ele precisa defender seu reinado!

8. Olhar determinado

Isso é bem óbvio! Não? Eu explico: imagine um rei que não sabe se decidir, que tem medo de dizer um Sim ou um Não bem redondo? Não dá, né? O Imperador aparece por vezes olhando para quem tira as cartas, ou seja, para o presente, às vezes aparece olhando para a esquerda, que é o passado. Mas por que? Porque um rei precisa ter experiência, precisa analisar o que foi um dia para saber construir um futuro igual ou melhor.

9. Comparado com a Imperatriz, o Imperador é muito rústico…

Sim, é verdade. Parece besta, mas a Imperatriz representa a docilidade, enquanto o Imperador precisa representar a rigidez, o instinto mais primitivo de sobreviver com unhas e dentes. Ai, que machismo! Nãoooooo é nada disso, simplesmente são como yin e yang, precisam de complementar para poderem prosperar.

10. Não poderia ser simplesmente O Rei ao invés de O Imperador?

Não. O Imperador representa o Rei dos Reis, O Grande Rei. A autoridade máxima que manda nos outros reis. O rei apenas é nome dado aos arcanos menores, que são o rei de pau, de copas, de ouros e espadas.

Porém, temos que nos atentar que nem tudo são flores, portanto…

Há Aspectos “Negativos”

Terrível, mas é… tudo tem seu lado negativo, ou que pelo menos nos alerta do que será negativo. Mas o que isso quer dizer?

Como vimos, O Imperador é, no geral, uma carta voltada para a autoridade e a paternidade de um modo geral, mas só saberemos mesmo o que ele significa, dentro de um jogo, ao vermos o contexto que vem acompanhando-o. O Imperador pode representar também:

  1. Superproteção;
  2. Pessoa autoritária demais;
  3. Frieza e tendência a analisar as pessoas;
  4. Pessoa que quer ditar a vida dos outros;
  5. Mania de grandeza;
  6. Orgulho exacerbado;
  7. Egocentrismo;
  8. Não consegue lidar com pessoas, sente-se superior.

Os aspectos negativos não aparecem sem motivos, são parte de toda a simbologia que vimos, faz parte da figura do Imperador, da sua situação, só que de forma “ruim”, ou seja, ninguém quer ser o “cara frio que fica analisando” ou “pai superprotetor”, mas talvez, seja necessário em alguma fase da vida. Talvez ter essa frieza para analisar as pessoas ajude no dia a dia a descobrir os falsos. Talvez sendo o pai superprotetor proteja mesmo os filhos nesse mundo violento. Como sempre digo, veja o “defeito” de forma que ele possa ajudar de alguma forma!

Os aspectos negativos e positivos, etc,  vão além do que mostro aqui, espero que estudem e através da prática, percebam isso com maior facilidade. Recomendo meditação e análise da carta, somente você e ela, numa conversa, ou numa poesia, numa redação. Explore o arcano, seu arquétipo, em possíveis situações. Faça uma pergunta e, dentro de seus significados, tente ver como ela pode te responder e assim vai aumentando seu conhecimento com esse oráculo tão antigo!

Se quiserem ver de forma mais geral todos os arcanos e algumas formas de jogar, cliquem aqui:  Tarot.

Quer ver outros arcanos? Clique aqui: Estudo do Tarot – Carta por Carta.

E vamos que vamos com nosso estudo!

Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

3 COMENTÁRIOS

  1. Tive um sonho no qual me gritavam de forma bem firme que não poderia desistir do que eu quero. Que eu sou imperador. E repetia várias vezes e com firmeza que eu era Imperador. Vim buscar informação sobre imperador e, eu me vejo dessa forma. Como o sonho pode revelar coisas tão essenciais. Gostei da explicação e me esclareceu sobre meu sonho.

  2. Tudo o que foi falado dessa carta aqui conota o signo de Leáo, náo é mesmo?

    Toda essa forca e docialidade, protecao, poder, autoridade e tudo mais, porem… vejo o simbolo de Aquario no baralho egipicio. O que isso signfica?

    O mesmo se aplica a carta da Sacerdotisa que possui o simbolo de Virgem em sua carta, mas tem caracteristicas sao de Peixes. Estou vendo coisas aqui… ou existe um padrao aqui?

    • Então, podemos ver muitas características de signos, parecendo padrão, mas veja, são 22 arcanos x 12 signos, então não tem como uma carta representar 100% um signo, mas é um caminho, você faz associações e vai achando os significados nas jogadas!

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.