Continuando o Estudo do Tarot, vamos seguindo com a carta d’O Eremita.

Vamos ver seus símbolos, cores, personagens, o que significa e mais. Esse estudo servirá para todos que seguem o estilo do Tarot de Marselha, ou seja, para todos que possuem  a mesma simbologia.

                                                                     O EREMITA

O-Eremita

Carta também conhecida como O Ermitão, O Ancião, O Sábio, O Eremita representa a sabedoria e a experiência.

Mas… é só um velho com uma lanterna na mão! Qual o significado dessa carta, com tão poucas simbologias no desenho?

Todas essas questões e reflexões são válidas para essa carta!

Abaixo temos algumas imagens, de outros tarots, da carta do Eremita. Observe atentamente os símbolos que se repetem.

o eremita arcano 9

Pontos em comum da Carta da Justiça

  1. Um idoso;
  2. Bengala;
  3. Tocha ou lanterna;
  4. Estrada;
  5. Número 9;
  6. Ambiente sombrio, ou marcado por cores escuras;
  7. Vestes longas, geralmente cobrindo o rosto;

Mas então, o que esses pontos querem dizer?

Esses pontos mostram o que essa carta quer dizer quando sai no seu jogo, ou seja, os aspectos da carta, porque ela é o que é, porque ela tem os significados que conhecemos atribuídos a ela.

Vamos ver um por um.

1. Por que um velho?

A velhice, tão temida, simboliza o ancião, o avô, aquela pessoa mais velha CHEIA de experiência. Sabedoria? Com certeza – ela passou por muita coisa na vida e aprendeu demais! Então, o Eremita é um velho sim, e ele pode dar os melhores conselhos, pois já viveu muito mais do que você.

2. Tá, e daí, que tem a ver a bengala?

Quem precisa de um apoio para andar é porque… está velho. Se está velho é porque o tempo passou … é impossível fugir do tempo, das mudanças! O Eremita não tem maisvigor físico, então seu apoio é sua mente, para enfrentar o que der e vier. No Tarot Mitológico temos Cronos como O Eremita, e ele não leva uma bengala, mas uma foice! CARAMBA, E AGORA? A foice representa a mudança. As fases da lua, as estações do ano. Representa sacrifícios que fazemos durante a vida. Ou seja, de um jeito ou de outro, O Eremita mostra que o tempo não para, que as coisas mudam e que você precisa ser sábio.

3. Ok, ele segura uma tocha, o que significa?

Representa a iluminação. A tocha mostra o fogo, mostra a luz. O Eremita ilumina o próprio caminho, sem olhar para qualquer outro lado desnecessário. Ou seja: tudo bem querer ajudar as pessoas e dar-lhes conselhos, desde que você não saia da luz! Outra coisa, como vimos, o tempo não para, mas o Eremita não tem mais força física, então vemos aqui que o fogo na tocha mostra uma mente brilhante, que está sempre pensando, transformando ideias.

4. Simbolismo da estrada

Ele não para de caminhar? Não. Ninguém para na verdade, mas O Eremita precisa continuar sempre caminhando sempre, mesmo no escuro, pois ele não tem mais tempo de esperar. Não tem mais tempo de esperar pela vida. Não pode esperar por ninguém. O conhecimento – que é uma das coisas que ele representa – não pode estagnar. A estrada também mostra que ele já vem caminhando faz tempo, conhece bem o mundo. Mais uma vez, vemos alguém experiente – apesar de solitário.

5. Simbologia do número 9

O 9 é o número da conclusão. Da realização de muitas coisas, de prosperidade. Mostra felicidade com seus próprios feitos. Digno de alguém como O Eremita, não? Porém o 9 também mostra coisas como arrogância, ganância… também muito típico. Quem nunca viu aquela pessoa que já está velha, está feliz com o que tem, mas é gananciosa, como se precisasse de mais! Como podem ser arrogantes e inferiorizam tudo que os mais novos fazem… é… pois é…

6. Ambiente escuro

O mundo é escuro – no sentido de desconhecido, no sentido que por mais que se saiba, não tem como saber tudo. Você só pode trilhar um caminho por vez, só pode iluminar onde caminha. É, seria adorável saber de tudo, mas é o jeito é escolher um caminho e seguir com confiança por ele.

7. Sobre as vestes

A capa, o capuz… significa algo? Sim. O Eremita procura se proteger dos olhos alheio, encobre-se sobre si mesmo. É cauteloso, silencioso. Não deixa que vejam seu rosto por aí, não deixa que vejam em suas expressões o que pensa. Pois é, O Eremita tem todos esses cuidados meticulosos.

Porém, temos que nos atentar que nem tudo são flores, portanto…

Há Aspectos “Negativos”

Terrível, mas é… tudo tem seu lado negativo, ou que pelo menos nos alerta do que será negativo. Mas o que isso quer dizer?

Como vimos, O Eremita é uma carta voltada para a experiência, mas só saberemos mesmo o que ele significa, dentro de um jogo, ao vermos o contexto que vem acompanhando-o. O Eremita pode representar também:

  1. Medo da velhice;
  2. Solidão, sem amigos;
  3. Dificuldade em se expressar;
  4. Conhecimento sem utilização;
  5. Teimosia e rabugice;
  6. Falta de alegria, falta de jovialidade de espírito;
  7. Confusão mental;
  8. Afastamento das suas atividades normais;
  9. Baixa autoestima, depressão;
  10. inexperiência;
  11. Cegueira, pessimismo;
  12. Medo do futuro, medo de investir;
  13. Péssimas estratégias, péssimo uso da inteligência.

Os aspectos negativos não aparecem sem motivos, são parte de toda a simbologia que vimos, faz parte da figura do Eremita, da sua situação, só que de forma “ruim”, ou seja, ninguém quer “ficar sem amigos, em depressão”, nem muito menos quer viver “com medo do futuro”, porém,, numa fase dessas, quando mergulhamos na vida com toda vontade de viver, voltamos à superfície com muita experiência! Veja, as pessoas mais fortes já passaram por muitas situações bem terríveis, mas estão aí, esbanjando sorrisos, ensinando quem está passando pelo mesmo.

Os aspectos negativos e positivos, etc,  vão além do que mostro aqui, espero que estudem e através da prática, percebam isso com maior facilidade. Recomendo meditação e análise da carta, somente você e ela, numa conversa, ou numa poesia, numa redação. Explore o arcano, seu arquétipo, em possíveis situações. Faça uma pergunta e, dentro de seus significados, tente ver como ela pode te responder e assim vai aumentando seu conhecimento com esse oráculo tão antigo!

Se quiserem ver de forma mais geral todos os arcanos e algumas formas de jogar, cliquem aqui:  Tarot.

Quer ver outros arcanos? Clique aqui: Estudo do Tarot – Carta por Carta.

E vamos que vamos com nosso estudo!

Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

4 COMENTÁRIOS

  1. Sei que é uma postagem antiga, mas não posso deixar de comentar. Eu tirei essa carta quando fiz a seguinte pergunta: Qual a minha missão nesse mundo?
    Seria, pelo arquétipo da carta, os estudos, a busca do conhecimento (e do autoconhecimento) e etc aceitando todo o sacrifício necessário para atingir a sabedoria (solidão, isolamento…)? O plano da carta é mais espiritual do que material ou seriam ambos, exigindo de mim as duas formas de conhecimento? É simplesmente algo que eu ainda não consegui decifrar e gostaria da sua opinião.

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.