Continuando o Estudo do Tarot, vamos seguindo com a carta d’Os Enamorados.

Vamos ver seus símbolos, cores, personagens, o que significa e mais. Esse estudo servirá para todos que seguem o estilo do Tarot de Marselha, ou seja, para todos que possuem  a mesma simbologia.

OS ENAMORADOS

enamorados

Também conhecida como Os Namorados, Os Amantes e A Decisão, Os Enamorados representam uma decisão a ser tomada. Representam um momento de conflito.

Por que uma carta sobre isso? Se é sobre conflitos, por que leva o nome de “enamorados”? Porque tem um casal na imagem? Quem é a terceira pessoa? Eles namoram? Estão se casando? Ou se separando? E o cupido?

Todas essas questões e reflexões são válidas para essa carta!

Abaixo temos algumas imagens, de outros tarots, da carta dos Enamorados. Observe atentamente os símbolos que se repetem.

cartas os enamorados os amantes

Pontos em comum da Carta dos Enamorados

  1. Sempre terá um casal;
  2. Sempre terá mais uma pessoa ou anjo entre eles;
  3. Você consegue dizer se estão se juntando ou separando?
  4. É muito comum aparecer a terra, como montanhas ou como a cor marrom;
  5. O nome “enamorados” não te diz algo?
  6. É comum que seja usado arco e a flecha sobre os enamorados;
  7. É comum que as figuras na carta estejam olhando em várias direções;
  8. Bastante cores.
  9. O número 6.

Mas então, o que esses pontos querem dizer?

Esses pontos mostram o que essa carta quer dizer quando sai no seu jogo, ou seja, os aspectos da carta, porque ela é o que é, porque ela tem os significados que conhecemos atribuídos a ela.

Vamos ver um por um.

1. Por que um casal?

Porque é a relação mais comum que existe: duas pessoas = 1 relacionamento. Os Enamorados trata de assuntos sobre decisões que afetam a vida de uma pessoa, sobre amor também – mas não somente sobre amor, como erroneamente falam por aí.

2. Quem é essa pessoa ou ser a mais que aparece na cena?

Ah… a terceira pessoa! Sempre ela! Essa figura representa o acaso, ou mesmo uma outra pessoa mesmo. Literalmente um problema ou solução. Uma parede ou um mediador. E por isso temos o dilema, a indecisão… Afinal, quantas vezes na nossa vida está tudo lindo e aí… aparece aquele problema, aquela pessoa, aquela situação e nos deixa aflitos?

3. Afinal, o casal está se juntando ou separando?

Pode estar juntando, pode estar separando, pode estar apenas discutindo um assunto. Vai depender do que vier junto no jogo.

4. Por que sempre aparece a terra de alguma forma?

A terra aqui aparece em sua forma de pequenas elevações, ou seja, sobe e desce constante da vida. A Terra não é como a água, que muda de repente, a Terra nós já sabemos que possui elevações ou depressões constantes ao longo da sua extensão. Não há como caminhar em linha reta sem cair em um buraco ou sem ter que subir uma colina.

5. E daí que o nome da carta é “Enamorados”?

Enamorados, ou Amantes, como costumam chamar, são aquelas pessoas que… se amam. Ou que estão se paquerando. É nessa situação que acontecem as grandes decisões da vida, como casar ou separar, depois de 10 anos que se conhecem? Ou: ficar no emprego ou sair fora, levando em conta diversos fatores? E quem tem filho e não se ama mais? Ou apenas uma das pessoas ainda ama? Xi… Quando se fala de amor já começam as discussões, já que uns acreditam que é sofrimento e outros a pura paz.

6. O símbolo da flecha.

Simples: a flecha é o impulso, a velocidade. É aquele acontecimento tão veloz que você fica até tonto, tentando entender o que aconteceu. Também simboliza as duas flechas do Cupido: a flecha cuja seta faz os corações ficarem apaixonados e a flecha cuja seja… amarga.

7. As direções dos olhares.

As várias direções mostram que a carta pode estar agindo no passado, no futuro, no presente, imediatamente ou daqui a muuuuuuuuito tempo. Ou seja, além dessa carta representar um grande TALVEZ, ela também mostra que pode afetar em vários momentos da vida.

8. Pra quê tanta cor numa carta só?!

Cores, cores! Muitas cores para representar de tudo: amor, dinheiro, espírito, fé, medo, alegria, TUDO, de tudo. Como vimos, Os Enamorados não falam apenas de amor, mas de decisões, e elas podem estar alertando qualquer área da vida.

9. Simbologia do número 6.

É o fogo da paixão. Do amor e do romance. Amor com a família também! Também um número inquieto, material demais. Precisa ser moderado sempre: afinal, quem gosta daquele parente que não para de ligar? Ou daquela namorada que liga a cada 5 minutos ou aquele namorado que não para de inventar coisa, sem dar sossego ou apenas sentar comer o almoço sem levantar toda hora?

Porém, temos que nos atentar que nem tudo são flores, portanto…

Há Aspectos “Negativos”

Terrível, mas é… tudo tem seu lado negativo, ou que pelo menos nos alerta do que será negativo. Mas o que isso quer dizer?

Como vimos, Os Enamorados é uma carta voltada para o conflito em geral, mas só saberemos mesmo o que ele significa, dentro de um jogo, ao vermos o contexto que vem acompanhando-o. Os Enamorados podem representar também:

  1. Indecisão;
  2. Dilema;
  3. Confronto;
  4. Não conseguir expressar-se por medo de como o outro vai agir;
  5. Ação por amor, mesmo que uma grande burrice;
  6. Agir muito rapidamente… porém inapropriado para com a outra pessoa;
  7. Importar-se demais com o que falam;
  8. Fraqueza de caráter;
  9. Não cumprir promessa, pessoa infiel;
  10. Pessoa exageradamente inquieta, “aquela pessoa que não se manca”.

Os aspectos negativos não aparecem sem motivos, são parte de toda a simbologia que vimos, faz parte da figura dos Enamorados, da sua situação, só que de forma “ruim”, ou seja, ninguém quer sentir-se “em dilemas” ou “indeciso”, mas talvez, seja necessário em alguma fase da vida. Não somos super determinados o tempo todo, não vem que não tem. Tem sempre aquela vez que caímos na indecisão, porém, uma pessoa que começa a se omitir e ficar em cima do muro toda hora pode acabar perdendo tanta coisa ao mesmo tempo que vai acabar vendo que a vida é o agora, não há espaço para “deixa pra depois”, ” já vai”, “peraí”, “depois vejo isso”. Bom, ruim? Certo, errado? No mínimo receberá uma lição da vida, mas vai aprender que não pode viver indecisa.

Os aspectos negativos e positivos, etc,  vão além do que mostro aqui, espero que estudem e através da prática, percebam isso com maior facilidade. Recomendo meditação e análise da carta, somente você e ela, numa conversa, ou numa poesia, numa redação. Explore o arcano, seu arquétipo, em possíveis situações. Faça uma pergunta e, dentro de seus significados, tente ver como ela pode te responder e assim vai aumentando seu conhecimento com esse oráculo tão antigo!

Se quiserem ver de forma mais geral todos os arcanos e algumas formas de jogar, cliquem aqui:  Tarot.

Quer ver outros arcanos? Clique aqui: Estudo do Tarot – Carta por Carta.

E vamos que vamos com nosso estudo!

Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here