Continuando o Estudo do Tarot, vamos seguindo com a carta d’A Torre.

Vamos ver seus símbolos, cores, personagens, o que significa e mais. Esse estudo servirá para todos que seguem o estilo do Tarot de Marselha, ou seja, para todos que possuem  a mesma simbologia.

A TORRE

16

Também conhecida como A Casa de Deus, a Fragilidade, Ego, a Destruição e e A Torre de Babel, A Torre é uma carta que fala sobre destruição.

Quem são essas pessoas? Por que estão caindo? E a torre?? E esse fogo que vem do céu? Por que a torre está quebrada? O Céu está estrelado?

Todas essas questões e reflexões são válidas para essa carta!

Abaixo temos algumas imagens, de outros tarots, da carta da Torre. Observe atentamente os símbolos que se repetem.

a torre

Pontos em comum da Carta da Torre

  1. Uma Torre Destruída;
  2. Número 16;
  3. Pessoas caindo;
  4. Fogo dos céus ou Raio;
  5. Céu brilhante ou revolto;
  6. A forte presença da cor Azul

Mas então, o que esses pontos querem dizer?

Esses pontos mostram o que essa carta quer dizer quando sai no seu jogo, ou seja, os aspectos da carta, porque ela é o que é, porque ela tem os significados que conhecemos atribuídos a ela.

Vamos ver um por um.

1.Uma Torre sendo Destruída

Esse é o símbolo principal deste arcano. A Torre representa o Ego. A Torre representa o que somos capazes de construir. Porém, a Torre também representa a nossa INCRÍVEL capacidade de tornar algo incrível em orgulho, e acabar desprezando os outros, em atrair ganância, levando a miséria de alguém. Portanto a Torre precisa ser destruída para que o ser humano aprenda a ser menos imbecil, avarento e parar de achar que é o centro do Universo. Assim mesmo, com essas palavras. No Tarot Egípcio, a Torre é representada por um Obelisco, que é a representação do Falo, do poder, do orgulho, uma manifestação da grandeza humana.

 2. O Número 16

Temos aqui o 16, que pode ser 1+6=7, que pode ser analisado 1 e 6 separadamente. De qualquer jeito vamos ter significados que cabem bem para a Torre. O 1 é o iniciador, aquele que começa uma atividade e o 6 é o número daquele que busca um ideal. Logo, temos atividade em dobro, que pode levar à obsessão, levando a pessoa a acumular coisas materiais e esquecer do espiritual. O 7 fala para nos ligarmos mais na espiritualidade, um número mistico. O 16 de forma geral é voltado para tudo isso e para o carma. Ele mostra que há muito a se aprender, e quem se recusa a aprender sofre com perdas materiais, que tanto valoriza.

3. Pessoas caindo da Torre

As pessoas caindo da Torre falam justamente do que acabamos de falar. Elas são as responsáveis pela construção dessa Torre que está sendo destruída. A queda dessas pessoas simboliza alguém que vai ter que quebrar a cara, cair na vida, ir pro fundo do poço, para reconstruir-se da maneira correta, sem apegos materiais.

4. Fogo nos céus ou Raio caindo na Torre

É a punição divina. É o carma. É quando o Universo diz “CHEGA! VOCÊ PASSOU DOS LIMITES!”. É quando vemos pessoas que “se acham” caindo, quebrando a cara. Não adianta ser um egoísta, cruel, apegado demais ao material… todo mundo tem sua hora. No Tarot Mitológico temos Poseidon causando o terremoto. Ele sempre causava terremotos quando ficava irado com os humanos.

5. Céu brilhante, estrelado ou revolto

Essa é a manifestação das energias do universo. É fácil perceber quando “vamos nos ferrar”. Você sente a energia densa, sente as pessoas te olhando diferente, tem aquela sensação de “PERIGO!”. Essa é a hora que se deve parar tudo e repensar as atitudes… infelizmente aqueles personagens das cartas não deram bola aos avisos e acabaram sofrendo a punição.

6. A Forte presença do Azul

O azul é uma cor que nos traz a lembrança do oceano: profundo, que vai além da nossa compreensão. O azul nos remete ao inconsciente… coisas que fazemos e nem sabemos por que fazemos. Essa cor também nos manda sermos mais serenos, procurar agir com a cabeça fria. Ou seja, a carta da Torre também nos mostra que isso que fazemos, esse egoismo todo, é algo que vem de dentro de nós e que nem sempre temos consciência. São instintos humanos necessários – sim, é necessário sentir orgulho de si mesmo, ou de algo que fez, mas não pode tornar-se um narcisso, achar que é melhor que os outros. achar que o universo vive a rodar ao seu redor – mas infelizmente fazemos isso em alguns momentos e por isso temos que bater a cara para cair a ficha. E para chegar a esse aprendizado é necessário calma.

Carta complicada, é eu sei…

Há Aspectos “Negativos”

Terrível, mas é… tudo tem seu lado negativo, ou que pelo menos nos alerta do que será negativo. Mas o que isso quer dizer?

Como vimos, A Torre é uma carta voltada para a destruição, mas só saberemos mesmo o que ela significa, dentro de um jogo, ao vermos o contexto que vem acompanhando-a. A Torre pode representar também:

  1. Atraso na vida;
  2. Desgraças por causa de um orgulho ferido;
  3. Catástrofes com uma comunidade;
  4. Demissão do emprego, fim de um vínculo;
  5. Hora de dar um basta em uma situação;
  6. Briga entre egos;
  7. Competição suja;
  8. Queda, perdas;
  9. Perdas graves de bens materiais e de dinheiro;
  10. Culpa.

Os aspectos negativos não aparecem sem motivos, são parte de toda a simbologia que vimos, faz parte da figura da Torre, da sua situação, só que de forma “ruim”. Ok, a Torre no geral é uma carta bem complicada, porém ela pode aparecer apenas para avisar que seu chefe tem o orgulho muito inflado e que discutir com ele trará problemas, então você vai ter que encarar seu orgulho e ver bem sua maneira de agir, forçando então uma estratégia, trazendo conhecimento e sabedoria.

Os aspectos negativos e positivos, etc,  vão além do que mostro aqui, espero que estudem e através da prática, percebam isso com maior facilidade. Recomendo meditação e análise da carta, somente você e ela, numa conversa, ou numa poesia, numa redação. Explore o arcano, seu arquétipo, em possíveis situações. Faça uma pergunta e, dentro de seus significados, tente ver como ela pode te responder e assim vai aumentando seu conhecimento com esse oráculo tão antigo!

Se quiserem ver de forma mais geral todos os arcanos e algumas formas de jogar, cliquem aqui:  Tarot.

Quer ver outros arcanos? Clique aqui: Estudo do Tarot – Carta por Carta.

E vamos que vamos com nosso estudo!

Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

10 COMENTÁRIOS

  1. Oiiii,

    pode indicar me algumas combinações com a torre.

    Adorava ver um artigo sobre combinações quando me sai por exemplo: Torre e Mundo, torre e Enforcado, Diabo e Julgalmento, Enamorados e Louco fico meio confusa.
    Acho que um artigo com algumas combinações ia ajudar especialmente as que tem sentidos opostos como torre e mundo.

  2. Ola rosea!
    Tenho uma duvida… fizer-m a tiragem de cartas, o tarot… sobre uma relação…. eu gosto de um rapaz e ele tambem.gosta de mim mas tem outra… namora com outra… e no tarot pedi pra saber s teria alguma chance com ele… saiu-m a carta torre mas tb saiu o carro a estrela a lua…. mais outras k n m.recordo mas sei k eram cartas boas… o k significa a torre e a lua no meio disto tudo? Obg

    • Vera, perdão, mas quando jogaram pra vc, não te falaram o que viam pra você nas cartas?
      Não basta saber o significado da carta, tem que saber a posição e o jogo inteiro rs.
      Ou seja, pergunte pra pessoa que jogou pra vc.

    • srsrsrs
      Vamos a um exemplo:
      Digamos que Patrícia queira um conselho. Aí para aconselhar… sai a carta da Torre.
      Para amor, poderíamos dizer para a Patrícia deixar tudo que ela vem se remoendo para trás… senão ela não vai ter futuro.
      Para trabalho, poderíamos dizer que ela deve parar de teimar em algumas coisas, deixar alguns projetos de lado, pelo menos pelos tempos que virão a seguir… e depois talvez ela possa retomar.

      😉

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.