Continuando o Estudo do Tarot, vamos seguindo com a carta d’A Temperança.

Vamos ver seus símbolos, cores, personagens, o que significa e mais. Esse estudo servirá para todos que seguem o estilo do Tarot de Marselha, ou seja, para todos que possuem  a mesma simbologia.

A  TEMPERANÇA

temperanca temperança temperança temperança

Também conhecida como O Anjo, A Bonanza, A Harmonia, ou O Equilíbrio, A Temperança representa a harmonização, a espiritualidade e o equilíbrio.

Por que há dois jarros? Por que asas? Por que tanta água? E essa expressão serena?

Todas essas questões e reflexões são válidas para essa carta!

Abaixo temos algumas imagens, de outros tarots, da carta da Temperança. Observe atentamente os símbolos que se repetem.

a temperança

Pontos em comum da Carta da Temperança

  1. A figura da pessoa é iluminada;
  2. Dois vasos com água;
  3. Paisagem com rios, sol, arco-íris;
  4. Geralmente aparece um par de asas ou algum pássaro;
  5. Vestes longas, “angelicais”, túnicas;
  6. Número 14;
  7. Sensação geral de tranquilidade, expressões serenas.

Mas então, o que esses pontos querem dizer?

Esses pontos mostram o que essa carta quer dizer quando sai no seu jogo, ou seja, os aspectos da carta, porque ela é o que é, porque ela tem os significados que conhecemos atribuídos a ela.

Vamos ver um por um.

1. A figura que brilha no centro da carta

Parece um anjo, parece alguém… perfeito, não é? Essa é a intenção. A Temperança é um porto seguro. Representa algo ou alguém, ou mesmo uma situação tranquila, de paz. O Anjo, ou ser de luz, representado na carta traz paz, serenidade. Possui sabedoria, grande inteligência e poder. Sabe acalmar, sabe indicar o caminho da quietude. No Tarot Mitológico a figura na carta é a deusa Íris, a mensageira do arco-íris, um símbolo dos deuses de calmaria, que sempre aparece após as tempestades.

2. O que significam aqueles dois vasos com água?

Aqueles dois vasos passando água de um pro outro indicam o equilíbrio. As águas vão de um lado a outro para nunca os vasos estarem vazios nem cheios. Sempre em ponto de equilíbrio, sempre um ajudando o outro. Ao invés de dois vasos podem aparecer os 4 elementos também.

3. Significado da paisagem

Há flores, rios, grama verdinha, montanhas, sol e arco-íris. Todos símbolos de sabedoria, paz, de fluxo. A Tempestade se foi, agora é hora da calmaria. O sol é bem específico: mostra brilho e calor, vida. As flores: o florescer, o crescimento e a beleza. O símbolo que aparece sempre é a água. Rios. Cachoeiras. A água aparece aqui para mostrar o rio que corre, o fluxo infinito, a brandura.

4. As asas

É, é para lembrar algo angelical, algo que vem dos céus, algo divino que pode voar livre e alcançar em qualquer direção ou distância. O Tarot egípcio não há asas, mas tem a peruca negra. Calma! Só usavam perucas os altos sacerdotes, ou seja, continua sendo algo “divino”, pois um sacerdote leva a palavra dos deuses a todos os corações.

5. Vestes “angelicais”

Essas vestes belas, cheias de panos… alimentam nossa imaginação, não é? A Temperança também pode aparecer como um anjo nu. Ambos querem dizer o mesmo: um espírito nobre, sem malícia no coração, cuja existência é voltada unicamente para apaziguar os medos e os males.

6. Número 14

O 14 é um número da perfeição (já que é 7 duas vezes). Também temos o 1 que é a atividade somado ao 4, que são as virtudes, os 4 elementos, e é número que representa o equilíbrio. No tarot de Rider Waite o anjo traz no peito um triângulo, um dos símbolos da perfeição, de total equilíbrio.

7. Expressão serena e tranquilidade da carta

A Temperança É a tranquilidade. É o equilíbrio, é a paz. Não é de estranhar que sua expressão seja serena. Esse simbolismo é importante, pois é uma das marcas principais dessa carta, apaziguadora de dores.

Mas não são só flores…

Há Aspectos “Negativos”

Terrível, mas é… tudo tem seu lado negativo, ou que pelo menos nos alerta do que será negativo. Mas o que isso quer dizer?

Como vimos, A Temperança é uma carta voltada para o equilíbrio, mas só saberemos mesmo o que ela significa, dentro de um jogo, ao vermos o contexto que vem acompanhando-a. A Temperança pode representar também:

  1. Tédio;
  2. Falsa tranquilidade;
  3. Mentiras disfarçadas de bondade;
  4. Falsa bondade;
  5. Falsa amizade;
  6. Situação totalmente desequilibrada;
  7. Desiquilíbrio espiritual;
  8. Atenção e cuidados especiais para doentes;
  9. Doenças mentais;
  10. Intolerância.

Os aspectos negativos não aparecem sem motivos, são parte de toda a simbologia que vimos, faz parte da figura da Temperança, da sua situação, só que de forma “ruim”, ou seja, ninguém gosta de ser um desequilibrado, mas esse pode ser só um momento. Uma queda ao fundo do poço para então voltar radiante e para aprender muitas lições da vida e viver sabiamente.

Os aspectos negativos e positivos, etc,  vão além do que mostro aqui, espero que estudem e através da prática, percebam isso com maior facilidade. Recomendo meditação e análise da carta, somente você e ela, numa conversa, ou numa poesia, numa redação. Explore o arcano, seu arquétipo, em possíveis situações. Faça uma pergunta e, dentro de seus significados, tente ver como ela pode te responder e assim vai aumentando seu conhecimento com esse oráculo tão antigo!

Se quiserem ver de forma mais geral todos os arcanos e algumas formas de jogar, cliquem aqui:  Tarot.

Quer ver outros arcanos? Clique aqui: Estudo do Tarot – Carta por Carta.

E vamos que vamos com nosso estudo!

Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here