Continuando o Estudo do Tarot, vamos seguindo com a carta d’A Roda da Fortuna.

Vamos ver seus símbolos, cores, personagens, o que significa e mais. Esse estudo servirá para todos que seguem o estilo do Tarot de Marselha, ou seja, para todos que possuem  a mesma simbologia.

A RODA DA FORTUNA

roda da fortuna Também conhecida como Fortuna, Retribuição e Destino, A Roda da Fortuna  representa as diversas mudanças na vida.

O que são essas criaturas sobre a roda? E por que uma roda? Aquilo embaixo da roda, é água?

Todas essas questões e reflexões são válidas para essa carta! Abaixo temos algumas imagens, de outros tarots, da carta da Roda da Fortuna.

Observe atentamente os símbolos que se repetem. roda da fortuna arcano xx 10 Pontos em comum da Carta da Roda da Fortuna

  • Sempre será uma “roda”;
  • Sempre tem criaturas ou alguém “girando” a roda;
  • De alguma forma, fica claro o céu ou paisagem “ao longe”;
  • A roda normalmente tem 8 hastes dentro dela;
  • Será o arcano 10;
  • No geral são sempre 3 pessoas ou criaturas girando a roda;
  • A roda é de ouro;

Mas então, o que esses pontos querem dizer?

Esses pontos mostram o que essa carta quer dizer quando sai no seu jogo, ou seja, os aspectos da carta, porque ela é o que é, porque ela tem os significados que conhecemos atribuídos a ela. Vamos ver um por um.

1. Por que é sempre uma roda?

A roda representa o “ciclo” da vida. Ou seja, a vida – porque a vida não é linear, mas cíclica. A Roda da Fortuna é a roda do destino. A roda é uma ferramenta usado pelo homem para locomoção, para sair de um lugar e ir para outro – simboliza a mudança, o movimento.

2. Por que a roda nunca fica sozinha?

Sempre tem alguém com ela, sejam criaturas – representando as tempestades, mudanças e prazeres da vida – seja um sacerdote ou sacerdotisa, ou seja, alguém capaz de compreender a vida no plano físico e astral. Esses seres representam literalmente a vida, como flui infinitamente com suas mudanças inesperadas. Nos mostra que não tem favoritismo, a roda gira igual para todos. Na carta do Tarot mitológico você vê as Moiras, ou seja, as irmãs do destino girando a roda.

3. A paisagem mostrada

Se você observar, vai ver que sempre tem uma paisagem, seja do céu ou de campos ao longe… significa nada menos que o futuro. Não dá para dizer o que tem lá, mas existe e está esperando sua hora chegar. A água no fundo nos traz a ideia de que a Roda da Fortuna está no cosmos, e lá tudo é fluido, vive em fluxo infinito.

4. Simbologia contida na roda

As hastes – que são 8 – dentro da roda mostram os equinócios e solstícios, as estações do ano. Veremos algumas outras coisas mais, como letras e palavras sagradas – como no Tarot de Rider Waite – ou fios dourados, representando os “fios do destino” – como no Tarot Mitológico.

5. Por que a Roda da Fortuna carrega o número 10?

O 10 é um composto do 1 que é a força ativa, que faz acontecer somado ao 0, que representa as infinitas possibilidades. Ou seja, o destino. A Roda da Fortuna é o destino, algo que vai acontecer de um jeito ou de outro – de diversas formas! – afinal, ninguém vive imutável.

6. Por que quase sempre são 3 criaturas ou pessoas girando a Roda da Fortuna?

O 3 é o número do equilíbrio, lembram-se disso? A Roda da Fortuna precisa ser equilibrada, ou seja, todo mundo vai ter sorte, azar, amores, etc até morrer. Não é exatamente justa, mas equilibrada.  As criaturas variam de baralho para baralho, algumas vezes veremos esfinges, – como no Tarot de Rider Waite – ora veremos o Tifão, grande monstro da mitologia grega – como vemos no Tarot de Marselha. Há pássaros, diabos, leões, grifos, anjos… são sempre criaturas de grande poder, pois como vimos no item 1, elas representam as tempestades, mudanças e prazeres da vida. Quando aparece apenas uma pessoa sozinha mexendo na roda, essa pessoa provavelmente é um sacerdote ou sacerdotisa, logo devemos subentender que esta figura é muito sábia, divina, pois para compreender a Roda da Fortuna é necessária muita experiência, conhecimento da vida, é necessário que já tenha sido jovem, adulto e ancião.

7. Por que é de ouro?

O ouro significa pureza, mostra grande importância. Mostra também que a Roda da Fortuna está livre de influências – você não pode simplesmente mexer no destino, não é tão simples quanto fazem parecer. O ouro mostra eternidade e sacralidade também.

Porém, temos que nos atentar que nem tudo são flores, portanto…

Há Aspectos “Negativos”

Terrível, mas é… tudo tem seu lado negativo, ou que pelo menos nos alerta do que será negativo. Mas o que isso quer dizer? Como vimos, A Roda da Fortuna é uma carta voltada para mudanças, mas só saberemos mesmo o que ela significa, dentro de um jogo, ao vermos o contexto que vem acompanhando-a. A Roda da Fortuna pode representar também:

  1. Instabilidade;
  2. Medo do futuro;
  3. Controvérsia de ideias;;
  4. Destino incerto, inseguro;
  5. Mudança ruim;
  6. Pensamentos inconsistentes;
  7. Momento irracional;
  8. Momento para não decidir nada;
  9. Ventos secos na vida;
  10. Rotina;
  11. Época ruim para mudar.

Os aspectos negativos não aparecem sem motivos, são parte de toda a simbologia que vimos, faz parte da figura da Roda da Fortuna, da sua situação, só que de forma “ruim”, ou seja, ninguém quer ter pensamentos controversos, mas às vezes passar por uma situação dessas ajude a pessoa a enxergar além, a perceber novas possibilidades!

Os aspectos negativos e positivos, etc,  vão além do que mostro aqui, espero que estudem e através da prática, percebam isso com maior facilidade. Recomendo meditação e análise da carta, somente você e ela, numa conversa, ou numa poesia, numa redação. Explore o arcano, seu arquétipo, em possíveis situações. Faça uma pergunta e, dentro de seus significados, tente ver como ela pode te responder e assim vai aumentando seu conhecimento com esse oráculo tão antigo!

Se quiserem ver de forma mais geral todos os arcanos e algumas formas de jogar, cliquem aqui:  Tarot.

Quer ver outros arcanos? Clique aqui: Estudo do Tarot – Carta por Carta.

E vamos que vamos com nosso estudo!

Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here