Continuando o Estudo do Tarot, vamos seguindo com a carta d’A Morte.

Vamos ver seus símbolos, cores, personagens, o que significa e mais. Esse estudo servirá para todos que seguem o estilo do Tarot de Marselha, ou seja, para todos que possuem  a mesma simbologia.

A  MORTE

arcano 13

Também conhecida como A imortalidade, O Ciclo Sem Fim, O Arcano Sem Nome ou O Arcano 13, A Morte representa o fim de um ciclo.

Morte?! E essa foice? E essas pessoas sem corpo???? Gente…. tem pedaços de corpo pelo chão! E porque o chão é preto?!

Todas essas questões e reflexões são válidas para essa carta!

Abaixo temos algumas imagens, de outros tarots, da carta da Morte. Observe atentamente os símbolos que se repetem.

arcano 13 a morte o arcano sem nome

Pontos em comum da Carta da Morte

  1. Haverá sempre algo como a foice, lembrando um “corte”;
  2. Aparecem pessoas caídas, coisas mortas;
  3. A Morte aparece como um personagem;
  4. A Morte para aparecer como Caveira, como Cavaleiro ou simplesmente como destruição;
  5. Número 13;
  6. Por que o chão é escuro?
  7. Porque “morte”?

Mas então, o que esses pontos querem dizer?

Esses pontos mostram o que essa carta quer dizer quando sai no seu jogo, ou seja, os aspectos da carta, porque ela é o que é, porque ela tem os significados que conhecemos atribuídos a ela.

Vamos ver um por um.

1. Simbolismo da foice

A foice é “aquilo que corta”, ou seja, o maior simbolismo do Arcano da Morte é o fim de algo, o fim de um ciclo. Quando falamos ciclo, falamos… de tudo: da vida, de um relacionamento, de um problema, de uma doença, de saúde, de ..tudo que você conseguir imaginar.

2. As pessoas que aparecem na carta

E essas pessoas que aparecem caídas ou mortas? É estranho ver isso, né? Bem, quando vemos esses corpos só pensamos… em dor. É, é isso mesmo que que quer dizer. A carta da Morte mostra final de ciclo – que pode ser BEM doloroso. Não é só a morte que dói, mas o fim de qualquer coisa que você não queira dói. Calma, aparecem pessoas vivas, veja na carta do Tarot Mitológico. As pessoas estão fazendo oferendas para o ser gigante de preto… que é Hades, o senhor do Submundo. No Tarot Mitológico não temos pessoas – e a carta nem se chama “morte”… por quê? Os Egípcios acreditavam que a vida carnal era apenas uma preparação para a vida eterna, por isso a morte carnal era apenas uma passagem, apenas o início para a imortalidade. Então, nessa carta Egípcia vemos apenas a foice ceifando trigo, ou seja, a ordem natural, uma espécie de ciclo infinito.

3. A Morte aparece como uma personagem

Que coisa né… alguém aí já viu a morte? Não, claro que não. A morte “acontece”, ela não vem por aí matando ninguém… mas… então por que ela aparece? Porque a morte não é “visível” mas é extremamente real, quase palpável. Você vê alguém doente, você consegue “ver” a morte. A morte é assustadora – mesmo sem rosto! Portanto sim, a morte aparece como uma personagem, pois ela está inserida e muito no nosso dia a dia.

4. Porque a Morte aparece como uma caveira, um cavaleiro, algo “obscuro”?

Por causa do medo. Ah, vai me dizer que ninguém tem medo da morte? “Ah, de boas morrer. Suave!” DUVIDO! A caveira mostra…. bem, o que você será depois de morto! Não precisa ter medo da caveira, ela representa os ossos, os “restos mortais”, representa o que importa: o interior. Bem, precisamos notar uma coisa interessante: no Tarot de Rider Waite a morte aparece como um cavaleiro…. por quê?

5. O número 13

Ah… o 13! É, um dos motivos é a fama de número do azar sim. Mas o 13 também significa recomeço, que é bem o que a carta da Morte traz. Sim, é preciso o caos, a morte, o FIM, para entrar recomeçar, reconstruir, nascer.

6. Por que o chão é escuro?

Já ouviu falar do Nilo? O rio do Egito que inunda, depois abaixa e deixa o chão escuro? Ele traz essa lama fértil para o povo e ali nasce toda a vida que esse povo precisa. O chão escuro, com algumas folhinhas brotando simboliza uma terra fértil, pronta para absorver tudo e fazer nascer novamente. E olha só… lá estão as pessoas mortas. Sim, elas vão para a terra e então a terra fará a vida começar novamente.

7. Enfim… porque “Morte”?

Por que temos A Morte no Tarot? Pense… ainda não lhe vem nenhum porquê? Bem, o tarot conta uma Viagem, conta sobre a vida, em todos os aspectos… A morte faz parte da vida! 😉

É, é uma carta difícil, mas…

Há Aspectos “Negativos”

Terrível, mas é… tudo tem seu lado negativo, ou que pelo menos nos alerta do que será negativo. Mas o que isso quer dizer?

Como vimos, A Morte é uma carta voltada para o fim de algo, mas só saberemos mesmo o que ela significa, dentro de um jogo, ao vermos o contexto que vem acompanhando-a. A Morte pode representar também:

  1. Dor insuportável;
  2. Catástrofe em uma cirurgia;
  3. Acidentes;
  4. Divórcios;
  5. Término de algo de forma muito inesperada;
  6. Término e início de problemas;
  7. Morte Física;
  8. Depressão;
  9. Doença incurável;
  10. Perda irrecuperável de algo, oportunidade, etc;

Os aspectos negativos não aparecem sem motivos, são parte de toda a simbologia que vimos, faz parte da figura da Morte, da sua situação, só que de forma “ruim”, ou seja, ninguém quer sair do seu conforto de forma inesperada, ficando num momento desesperador… porém, é a vida. As coisas VÃO acontecer, a vida VAI MUDAR, pessoas MORREM, relacionamentos TERMINAM e você precisa aprender a se virar sozinho – para o seu próprio bem!

Os aspectos negativos e positivos, etc,  vão além do que mostro aqui, espero que estudem e através da prática, percebam isso com maior facilidade. Recomendo meditação e análise da carta, somente você e ela, numa conversa, ou numa poesia, numa redação. Explore o arcano, seu arquétipo, em possíveis situações. Faça uma pergunta e, dentro de seus significados, tente ver como ela pode te responder e assim vai aumentando seu conhecimento com esse oráculo tão antigo!

Se quiserem ver de forma mais geral todos os arcanos e algumas formas de jogar, cliquem aqui:  Tarot.

Quer ver outros arcanos? Clique aqui: Estudo do Tarot – Carta por Carta.

E vamos que vamos com nosso estudo!

Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

5 COMENTÁRIOS

  1. Olá, tudo bem?

    O que significa a carta da morte para representar os sentimentos do crush por mim? Quer dizer que ele não está mais interessado ou que os sentimentos dele mudaram?

    Obrigada!

  2. Como esse post é antigo espero que esse comentário chegue a você 🙂

    Sou espirita, sensitiva, mas nunca joguei tarot, nem sabia da carta da morte, ainda mais com esse nome forte. Tive um sonho extremamente estranho, onde eu encontrava uma amiga do xamanismo (frequento também, adoro o poder da natureza) e ela abria o tarot para mim (esse era o termo que ela usava no sonho, como disse nunca joguei) e eu VIA A CARTA sem nunca ter visto essa carta na minha vida, vi exatamente o desenho e escrito morte embaixo. Nisso ela falava que poderia ser boas noticias, mas que tudo iria mudar e ficava triste. Mais estranho ainda, foi que não comentei absolutamente nada com o meu marido e ele me acordou assustado falando que sonhou que eu tive um AVC (tenho problemas cardiovasculares, sou hipertensa e tenho arritmia), estou com medo pois ele tem visões que acontecem na vida real nos sonhos dele… Já sonhou com coisas que aconteceram e coisas que não eram para acontecer nunca, que estavam “fora de cogitação”… Gostaria de entender meu sonho, essa carta e um conselho de alguém bem mais experiente que eu…

    Espero que veja esse comentário e me responda, meu e-mail é barbarabillafon.ns@gmail.com

    obrigada!

    • Olá!
      Apesar de antigo, todos os comentários aparecem numa central para serem respondidos 😀
      Moça, como vc mesma já disse, as visões do seu marido não são ao acaso, e você sonhou também.
      Cuide-se, vá ver sua saúde e a dele também. Pois pode ser com qualquer um dos dois.

      Abraço!

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here