Continuando o Estudo do Tarot, vamos seguindo com a carta d’A Justiça.

Vamos ver seus símbolos, cores, personagens, o que significa e mais. Esse estudo servirá para todos que seguem o estilo do Tarot de Marselha, ou seja, para todos que possuem  a mesma simbologia.

A JUSTIÇA

justica

Também conhecida como A Balança ou Carma, A Justiça representa literalmente a justiça, não como você quer, mas imparcial como deve ser.

Por que a Justiça usa uma espadas? Qual o motivo da balança? E porque está sentada? Há motivos para o trono e a coroa?

Todas essas questões e reflexões são válidas para essa carta!

Abaixo temos algumas imagens, de outros tarots, da carta da Justiça. Observe atentamente os símbolos que se repetem.arcano 8 justoça

Pontos em comum da Carta da Justiça

  1. Uma balança;
  2. Uma espada;
  3. Um trono e uma pessoa sentada;
  4. Coroa;
  5. O número 8;
  6. Pilares;
  7. Longas vestes ou estes nobres;
  8. Elementos como o céu ou a espada em azul;
  9. Símbolos como ouroboros, coruja…;
  10. Olhar sério; geralmente voltado para o consulente;

Mas então, o que esses pontos querem dizer?

Esses pontos mostram o que essa carta quer dizer quando sai no seu jogo, ou seja, os aspectos da carta, porque ela é o que é, porque ela tem os significados que conhecemos atribuídos a ela.

Vamos ver um por um.

1. O que significa a balança?

Literalmente, o equilíbrio. A balança pesa para qualquer dos lados conforme colocamos o peso, portanto, o trabalho o arcano da Justiça é manter os dois pesos ali, iguais, na mesma altura. Não fica sempre igual, mas vão se balanceando, de uma forma que não aconteçam grandes mudanças.

2. Significado da Espada

É o corte. O carma. A retribuição ou castigo. Fez coisa errada? Uma hora a espada vai te ferir. Fez coisa boa? Uma hora a espada te protege.

3. O trono e quem está sentado nele

O trono representa uma autoridade e a pessoa que se senta nele assume o cargo de juiz divino. Ou seja, o arcano da Justiça é um juiz sábio, no caso do Tarot Mitológico temos a deusa Athena e no tarot egípcio temos Ma’at. O fato de estar sentado ali mostra que está pronto para a ação a qualquer momento – pois sua ação não requer uma luta, como um soldado, mas requer sua mente e julgamentos, então deve pensar com sabedoria.

4. Motivo da coroa

A coroa, além de símbolo de autoridade como o trono, mostra conexão divina. A Justiça não pode ser parcial, humana, pois o ser humano é falho demais, emocional demais, e infelizmente quase sempre é certo que verá apenas um lado da história. Mostra também a racionalidade, a coerência.

5. O número 8

O 8 representa a eternidade, traz a energia cíclica – ou seja, tudo que vai tem volta, o carma. O 8 fala de equilíbrio e estabilidade. Traz mobilidade ao nosso emocional, fazendo que nunca fiquemos presos a uma emoção, faz nossa mente sempre estar caminhando.

PERAÍ ROSEA, PERAÍ QUE EU VI QUE O TAROT DE RIDER WAITE NÃO É O 8!

É, é verdade.  Não se sabe 100% porque houve essa mudança, mas o que é especulado é que seu criador queria botar a Justiça no centro do tarot, ou seja, como Arcano 11 a Justiça estaria no meio das 22 cartas. Interessante, não? O 11 fala de perfeccionismo, de idealismo. Ambos os números me parecem interessantes, mas deixo para vocês esse julgamento 😉

6. Sentido dos pilares

Os pilares representam a verdade, a igualdade. Geralmente aparecem em branco ou dourado, que é para representar a verdade pura e preciosa. PERAÍ, mas na carta do Tarot Egípcio não tem pilar! Não, não tem, mas a deusa Ma’at é a representação, a personificação, da verdade.

7. Sobre as vestes

Não é frescura. As vestes longas, geralmente nobres, indicam as roupas que um juiz deve usar – a toga. As vestes servem para mostrar, como vimos, que o arcano trata-se de um Juiz, alguém que julga. Indica status – como na carta de Rider Waite, temos um ser humano, mas na carta Egípcia temos uma deusa, assim como no tarot mitológico.

8. Porque aparece o azul

Geralmente o azul ou azul claro aparece no céu, no fundo, ou mesmo na espada. Essa cor sugere o divino, a consciência eterna, o pensamento analítico, crítico. Mostra disciplina.

9. Símbolos como Ouroboros e a Coruja

MEUDEUSQUÉQUÉISSO? Ouroboros é o símbolo da cobra mordendo o próprio rabo, formando um círculo, como mostra o símbolo logo abaixo de Ma’at no tarot Egípcio. Esse símbolo representa oque é imortal, sábio. Ou seja, A Justiça é eternamente sábia, sempre existirá de uma forma ou de outra, pois é cíclica. A coruja no ombro de Athena, no tarot mitológico traz o simbolismo de sua sabedoria.

10. Olhar da Justiça

Em quase todos os casos, A Justiça olha direto para o consulente. Seu olhar é severo, é o olhar que diz “Diga somente a verdade, aja somente com justiça”. A Justiça age de acordo com o passado, de acordo com suas ações, por isso ela olha para o presente.

Porém, temos que nos atentar que nem tudo são flores, portanto…

Há Aspectos “Negativos”

Terrível, mas é… tudo tem seu lado negativo, ou que pelo menos nos alerta do que será negativo. Mas o que isso quer dizer?

Como vimos, A Justiça é uma carta voltada para o carma, mas só saberemos mesmo o que ela significa, dentro de um jogo, ao vermos o contexto que vem acompanhando-a. A Justiça pode representar também:

  1. Parcialidade;
  2. Algo visto somente para um lado
  3. Frieza
  4. Crueldade;
  5. Lentidão judicial;
  6. Injustiça;
  7. Ignorância em um assunto;
  8. Cuidado com profissionais da justiça;
  9. Cuidado com calote e fraudes;
  10. Esqueça a justiça terrena, agora só a divina ;
  11. Alguém está enganando a justiça;
  12. falta de ética, bons modos;
  13. Você vai pagar pelo que fez.

Os aspectos negativos não aparecem sem motivos, são parte de toda a simbologia que vimos, faz parte da figura da Justiça, da sua situação, só que de forma “ruim”, ou seja, nenhuma mãe quer ser “injusta” com seus filhos, nem “quer deixar de dar-lhes educação, bons modos”, mas talvez, seja necessário de alguma forma, para que ela aprenda, pois afinal ser mãe também é um aprendizado diário.

Os aspectos negativos e positivos, etc,  vão além do que mostro aqui, espero que estudem e através da prática, percebam isso com maior facilidade. Recomendo meditação e análise da carta, somente você e ela, numa conversa, ou numa poesia, numa redação. Explore o arcano, seu arquétipo, em possíveis situações. Faça uma pergunta e, dentro de seus significados, tente ver como ela pode te responder e assim vai aumentando seu conhecimento com esse oráculo tão antigo!

Se quiserem ver de forma mais geral todos os arcanos e algumas formas de jogar, cliquem aqui:  Tarot.

Quer ver outros arcanos? Clique aqui: Estudo do Tarot – Carta por Carta.

E vamos que vamos com nosso estudo!

Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.