Continuando o Estudo do Tarot, vamos seguindo com a carta d’A Imperatriz.

Vamos ver seus símbolos, cores, personagens, o que significa e mais. Esse estudo servirá para todos que seguem o estilo do Tarot de Marselha, ou seja, para todos que possuem  a mesma simbologia.

A IMPERATRIZ

a imperatriz

Também conhecida como A Grande Mãe, A Rainha, A Esposa, A Imperatriz é uma mulher da política, uma mãe, uma mulher poderosa em diversas áreas, uma autoridade. Ela está ao lado do Imperador e tem grandes poderes e influência.

O que ela faz ali sentada, com um escudo e um cetro nas mãos? Porque a coroa? Porque a mão repousa sobre o ventre? Uma mulher que governa? Porque tanto dourado e vermelho? E o azul? E o trono?

Todas essas questões e reflexões são válidas para essa carta!

Abaixo temos algumas imagens, de outros tarots, da carta da Imperatriz. Observe atentamente os símbolos que se repetem.

a imperatriz - arcano

O que temos sempre em comum? Tente ver sozinho, depois continue a leitura.

Pontos em comum da Carta da Imperatriz

  1. Sempre muito feminina nas vestes, nas feições, símbolos;
  2. Pode estar grávida ou não, mas há ênfase na barriga ou no colo;
  3. Vermelho ou marrom e dourado aparecem bastante. O azul aparece como complementar;
  4. Há flores, lua e outros símbolos do gênero;
  5. Sempre de coroa e cetro
  6. Há um trono;
  7. Ênfase aos seios para a fertilidade de alguma forma;
  8. É comum ter aves ou florestas/verde;
  9. O número 3.

Mas então, o que esses pontos querem dizer?

Esses pontos mostram o que essa carta quer dizer quando sai no seu jogo, ou seja, os aspectos da carta, porque ela é o que é, porque ela tem os significados que conhecemos atribuídos a ela.

Vamos ver um por um.

1. Por que a Imperatriz é tão feminina?

Porque ela é a personificação da mulher, mãe, senhora, imperatriz, esposa. Cada mulher tem seu estilo, e não é isso que está sendo retratado na carta. Não é estilo, é uma figura. Ou seja, a forma como ela aparece deve ser deixado claro o que ela é.

2. E pra que serve o ênfase na gravidez, mãos no colo, na barriga?

Para mostrar também sua capacidade de gerar. Filhos e tudo mais. A Imperatriz mostra a capacidade criativa dentro da alma feminina, não só de gerar filhos, mas ideias, vontades, energia, projetos, e tudo mais. Essa ênfase mostra o cuidado da mãe, os cuidados tomados para criar algo.

3. As cores vermelho ou marrom e azul

Como você já deve imaginar, o tarot nos passa várias ideias e as cores fazem parte disso. O vermelho é o sangue, é o fluído gerador de vida. O marrom dá a mesma ideia, só que, no caso da Carta da Imperatriz do Tarot Egípcio, evitam o vermelho pois acreditavam que essa cor trazia a morte, logo, o marrom é para eles um símbolo de vida, como seu rio Nilo.

4. Podemos ver símbolos femininos, da lua, flores…

Isso mostra a sensibilidade da Imperatriz. Uma mulher de corpo e alma, uma mulher na intuição, nos cuidados delicados. Gostos voltados para a natureza, para o que é primário. Interesse nas pessoas, na vida.

5. A Coroa e o Cetro

Assim como as flores, lua, etc mostram o lado sensível da Imperatriz, a Coroa mostra o lado da disciplina, da sabedoria, da rigidez quando necessário. Pois para educar, seja um povo, seja seus filhos, uma Imperatriz precisa ter consciência da sua posição.

6. O Trono

Este reforça a ideia da posição da Imperatriz. Uma mulher firme. No caso da Carta da Imperatriz do Tarot Mitológico, ela está num campo. E veja, ela não usa cetro. Eita, e agora? A mulher representada ali é Deméter. Seu trono são os campos, seu cetro, seu poder, vem das flores que ali crescem. Vê? Sempre tem a simbologia, por isso deve-se estudar cada carta com cuidado!

7. Você vai perceber ênfase nos seios ou em cenas de fertilidade

Como os rios e floresta atrás da Imperatriz no Tarot de Rider Waite. Deméter,  do Tarot Mitológico, tem suas montanhas lá no fundo e seus campos de flores. A Imperatriz do Tarot Egípcio está com o seio de fora, simbolizando o mesmo, a fertilidade, a capacidade de alimentar, de fazer algo ou alguém crescer forte, com vigor – assim como um bebê cresce com o leite materno. A Imperatriz nutre. A Imperatriz gera e sim, ela pode estar mostrando que você espera um filho ou está para conseguir gerar uma grande oportunidade.

8. Porque é normal ter alguma ave de grande porte ou florestas?

Aves grandes são símbolo de grande inteligência, sabedoria, proteção e também de auxílio divino. Florestas simbolizam o mesmo, e reforçam a ideia da fertilidade, de que a Imperatriz nutre de todas as formas. Ela é a mulher que dá conselhos, que vai pegar no seu pé quando perceber que vai fazer bobagem, como uma mãe, como uma senhora de uma nação.

9. O número 3

É o número que fala da criação. Atividades intensas, é o número das pessoas que tem muita criatividade e sabem se virar bem sozinhas em casa. O 3 também é símbolo de muitas coisas, como por exemplo, deuses e deusas de 3 faces, que sempre regem desde a criação até a destruição. A Imperatriz tem tudo isso!

Porém, temos que nos atentar que nem tudo são flores, portanto…

Há Aspectos “Negativos”

Terrível, mas é… tudo tem seu lado negativo, ou que pelo menos nos alerta do que será negativo. Mas o que isso quer dizer?

Como vimos, A Imperatriz é, no geral, uma carta voltada para a maternidade e a autoridade feminina, mas só saberemos mesmo o que ela significa, dentro de um jogo, ao vermos o contexto que vem acompanhando-a. A Imperatriz pode representar também:

  1. Perfeccionismo, superproteção;
  2. Pessoa autoritária demais;
  3. Num aspecto muito negativo, fofoca;
  4. Problemas, pedidos de atenção na gravidez;
  5. Maus pressentimentos;
  6. Não compreensão dos sentimentos dos outros;
  7. Problemas em casa, na família, no lar;
  8. Atenção à educação que dá aos filhos;
  9. Pedidos de atenção com sua passividade.

Os aspectos negativos não aparecem sem motivos, mas são parte de toda a simbologia que vimos, faz parte da figura da Imperatriz, da sua situação, só que de forma “ruim”, ou seja, ninguém quer ser o “o chato perfeccionista” ou “mãe superprotetora”, mas talvez, seja necessário em alguma fase da vida. Talvez ter o lado mais minucioso ajude a perceber coisas que ninguém veria. É chato as vezes ser aquela pessoa que aponta defeitos de algo, mas se for para melhorar, para ajudar a evoluir o outro, será muito útil. Tente sempre, mesmo numa hora difícil ou complicada, usar tudo a seu favor.

Os aspectos negativos e positivos, etc,  vão além do que mostro aqui, espero que estudem e através da prática, percebam isso com maior facilidade. Recomendo meditação e análise da carta, somente você e ela, numa conversa, ou numa poesia, numa redação. Explore o arcano, seu arquétipo, em possíveis situações. Faça uma pergunta e, dentro de seus significados, tente ver como ela pode te responder e assim vai aumentando seu conhecimento com esse oráculo tão antigo!

Se quiserem ver de forma mais geral todos os arcanos e algumas formas de jogar, cliquem aqui:  Tarot.

Quer ver outros arcanos? Clique aqui: Estudo do Tarot – Carta por Carta.

Continuamos nosso estudo na semana que vem!

Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

8 COMENTÁRIOS

  1. Olá!! Gostaria de conhecer melhor esse universo das bruxas. Sempre tive carinho por bruxas e fadas. Hoje quero entender o porquê desse carinho, já que é um tema ainda desconhecido. Pode ajudar?

  2. Sobre as cartas de tarot, eu estou seguindo os passos de como ser uma bruxa, mas sinceramente eu não sei jogar tarot e os significados das cartas são muitos, qual tipo de tarot você usa?

    • Oi!
      Você acha que toda bruxa tem que saber jogar tarot?? Não é bem assim não!
      Tem gente que não tem jeito para vidência, é normal! Mas se você acha complicado e quer tentar, pode escolher outros oráculos também, como runas, velas, etc.
      Eu uso vários tarots, como pode ver nas imagens, e adoro todos eles! srsrsr

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.