Continuando o Estudo do Tarot, vamos seguindo com a carta d’A Força.

Vamos ver seus símbolos, cores, personagens, o que significa e mais. Esse estudo servirá para todos que seguem o estilo do Tarot de Marselha, ou seja, para todos que possuem  a mesma simbologia.

A  FORÇA

mk-11-forca

Também conhecida como A Paixão e Luxúria, a Força representa o razão e a emoção. As duas grandes forças dentro do ser humano que o movem.

Por que a pessoa segura o leão? Ela não tem medo? E aquele chapéu estranho? Esperaí… por que um leão? Nunca se importam em mostrar os pés das figuras, porque a questão de mostrar os pés da pessoa na imagem?

Todas essas questões e reflexões são válidas para essa carta!

Abaixo temos algumas imagens, de outros tarots, da carta da Força. Observe atentamente os símbolos que se repetem.

a força analise da carta

Pontos em comum da Carta da Força

  1. Uma pessoa segurando um leão, ou um animal tão grande quanto;
  2. Símbolo do infinito ou símbolo com significado semelhante;
  3. Paisagem vasta;
  4. A pessoa que segura a fera está com uma expressão tranquila;
  5. São usadas muitas cores quentes;
  6. A pessoa que segura a fera não usa nenhum instrumento para segurá-la, nem proteção;
  7. Número 11;
  8. O leão obedece pacientemente.

Mas então, o que esses pontos querem dizer?

Esses pontos mostram o que essa carta quer dizer quando sai no seu jogo, ou seja, os aspectos da carta, porque ela é o que é, porque ela tem os significados que conhecemos atribuídos a ela.

Vamos ver um por um.

1. Por que o nome “Força”?

A força que essa carta representa é a Força que há dentro de nós, que nos move, que nos faz pensar, que nos faz sentir grande paixão e ficar irracional, mas também é a força que nos faz raciocinar bem se algo é certo ou errado.

A pessoa segurando o leão representa o interior do ser humano. Nosso lado racional, o cérebro, sempre em contato e no controle do nosso lado irracional, das paixões, dos impulsos… das emoções. Nosso raciocínio é representado pela pessoa, e o lado emocional, pela fera – completamente pura e livre de conceitos, pré-conceitos, medos, do noção de “bem e mal”, de racionalidade.

2. O símbolo do infinito ou símbolos semelhantes

Podemos ver o símbolo do infinito na cabeça da pessoa na carta de Rider Waite e também no próprio Tarot de Marselha, só que disfarçado no chapéu! Na carta do Tarot Egípcio vemos o triângulo e outros símbolos que denotam o infinito, a alma, o pensamento. No Tarot Mitológico temos Héracles – um herói infinitamente poderoso, que aprendeu após muitas batalhas a controlar seu ego. Esses símbolos aparecem para mostrar que a inteligência e criatividade humana são infinitos e que vivemos em crescimento, em evolução.

3. A paisagem de fundo

Geralmente é vasta e não dá para saber onde termina – no Tarot Mitológico aparece após um túnel, mostrando que há sempre mais, mais… muito mais a ser explorado. É impossível dizer até onde vai os “limites” da Força, até onde ela pode nos levar.

4. Como assim a pessoa que segura a fera está tranquila?!

Sim, bem tranquila, afinal, a fera faz parte dela mesma – e controla-la é apenas uma opção. A carta da Força diz para se ter calma quando for lidar com sua fera interior, com suas emoções mais cruas, senão será instalado o medo e o pânico e aí PUFF… adeus controle. Quer lidar com aquela mania de mais velha, que está associada a alguma raiva? Vai com calma que dará certo.

5. Percebeu como há bastante cores quentes?

São cores que remetem à energia, ao fogo, à paixão. Que também lembra que, fora de controle, pode virar agressão, raiva, impulsos irracionais. Lembrando sempre que a Força é algo que move o ser humano e vive em oscilação.

6. A pessoa segura a fera sem instrumentos auxiliares e sem proteção

Mas não precisamos mesmo de mais nada para lidar com nossas emoções, só precisamos de nós mesmos! Veja, no Tarot Mitológico, Héracles deixa sua espada no chão para domar a fera. No Taro de Rider Waite a pessoa está completamente zen! Você não precisa de nada exterior para lidar com seu eu mais profundo, e sim de confiança, de paciência.

Mas,… pode notar que ela levanta uma das pernas, de leve, mostrando um dos pés (fazendo força com a perna, segurando a fera). Ou seja, a Força precisa ser gentil, porém, ela sempre terá precaução.

7. A Força é sempre o número 11

Esse número é composto por dois 1, ou seja, duas vezes o número iniciador, puro impulso. O 11 também é o número da colaboração, perfeição, criatividade. Também i número da espiritualidade (lembrando que a Força é o que move o ser humano, algo “inexplicável). O 11 também lembra preguiça, desonestidade, charlatanismo, falsa superioridade… coisas também que o ser humano faz e não dá para explicar, infelizmente.

PERA, PERAÍ! No Tarot de Rider Waite está como número 8! 

Sim, lembra-se da Carta da Justiça?  Waite achou que seria melhor mudar esses dois arcanos de posição, pois acreditava que A Força teria mais a ver com o número 8, que fala sobre equilíbrio e estabilidade. Traz mobilidade ao nosso emocional, fazendo que nunca fiquemos presos a uma emoção, faz nossa mente sempre estar caminhando. Não se sabe bem porque ele fez isso, mas de qualquer forma, acho que a Força fica melhor com o 11.

8. A fera obedece o controle da pessoa calmamente

Estranho, não? Uma fera obedecer alguém! Lembre-se que essa fera representa nossos mais profundos sentimentos, todo tipo de emoção irracional, impulsiva, crua. Então… não, não é estranho! Se você lida consigo mesmo com calma, então “tudo flui”. Observe um psicólogo conversando com um paciente. O psicólogo conversa calmamente… sempre tentando ajeitar pensamentos, trazer luz à mente do outro. É assim que funciona.

Porém, temos que nos atentar que nem tudo são flores, portanto…

Há Aspectos “Negativos”

Terrível, mas é… tudo tem seu lado negativo, ou que pelo menos nos alerta do que será negativo. Mas o que isso quer dizer?

Como vimos, A Força é uma carta voltada para as emoções, mas só saberemos mesmo o que ela significa, dentro de um jogo, ao vermos o contexto que vem acompanhando-a. A Força pode representar também:

  1. Impulsividade emocional;
  2. Descontrole mental;
  3. Relacionamento sufocante;
  4. Ciúme e outras emoções tensas muito evidentes;
  5. Sentimentos instáveis;
  6. Situação insustentável;
  7. Charlatanice;
  8. Mentiras movidas por impulso de superioridade;
  9. Sentimento de “grandeza”;
  10. Uma pessoa que acredita estar certa, enquanto age estupidamente pelo próprio ego, orgulho.

Os aspectos negativos não aparecem sem motivos, são parte de toda a simbologia que vimos, faz parte da figura da Força, da sua situação, só que de forma “ruim”, ou seja, ninguém quer ser o babaca que sempre vira um grudento ou ciumento ao extremo numa relação e acaba tomando um fora – mas, talvez, infelizmente, seja necessário acontecer isso umas 3 vezes para a pessoa aprender que ninguém consegue viver com esse sufoco e ser feliz.

Os aspectos negativos e positivos, etc,  vão além do que mostro aqui, espero que estudem e através da prática, percebam isso com maior facilidade. Recomendo meditação e análise da carta, somente você e ela, numa conversa, ou numa poesia, numa redação. Explore o arcano, seu arquétipo, em possíveis situações. Faça uma pergunta e, dentro de seus significados, tente ver como ela pode te responder e assim vai aumentando seu conhecimento com esse oráculo tão antigo!

Se quiserem ver de forma mais geral todos os arcanos e algumas formas de jogar, cliquem aqui:  Tarot.

Quer ver outros arcanos? Clique aqui: Estudo do Tarot – Carta por Carta.

E vamos que vamos com nosso estudo!

Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

4 COMENTÁRIOS

    • opa! 😀

      Atualizei lá no texto, vou por aqui pra vc:

      “Mas pode notar que ela levanta uma das pernas, de leve, mostrando um dos pés (fazendo força com a perna, segurando a fera). Ou seja, a Força precisa ser gentil, porém, ela sempre terá precaução.”

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here