Lua com força total, fogueira crepitando, danças e magia! Hora do Esbbath ! As bruxas vão à loucura!

Mas, espera aí! O que é um Esbbath? Como se comemora um Esbbath?

esbá esbbath esbat esbbatDe forma simples, podemos dizer que o esbbath (também poderá achar as grafias esbá e esbat) é uma comemoração à Deusa em suas faces Donzela, Mãe e Anciã. Lembre-se de que a Deusa tem Faces como a Lua, e que por isso a Lua é seu símbolo. Bem como os sabbaths (também poderá achar as grafias sabá ou sabat) são comemorações solares, ou seja, comemorações que giram em torno do Deus nascendo até morrer – que é o movimento da Terra ao redor do Sol. Ambas comemorações são importantes e se completam, pois veremos a Deusa e o Deus tanto nos sabbaths quanto nos esbbaths, dependendo de que energia vamos trabalhar.

Um pouco sobre o Esbbath

O Esbbath é um momento de grande poder Lunar!

Então, vai comemorar um esbbath? Que maravilha! Vai fazer na Lua Cheia, na Lua Crescente, na Lua Nova, na Lua Minguante ou na Lua Negra? Mas atenção! Se vai fazer um esbbath é recomendado que faça no dia que a lua entram pois é quando ela está mais forte. É dito que se pode fazer um dia antes ou um dia depois. Um dia antes eu acho estranho, já que a lua nem entrou ainda, mas um dia depois é aceitável – porém, lembrando que a lua sempre estará mais forte no dia que entrou, e isso é indiscutível.

Há também quem diga que somente se comemora na Lua Cheia. Outros dizem que se comemora na Lua Cheia e na Nova. Eu comemoro de acordo com a energia que preciso. Como fica isso?

Esbbath de Lua Cheia: Prosperidade (nunca esqueça de mencionar no que quer prosperar), assuntos do coração, maternidade, magia no sentido de plenitude, criatividade, geração, agradecimentos (aos deuses, ao universo, à natureza, ao que vier no momento) e para estabelecer conexões com seres como elementais, espíritos guias, guardiões ou mesmo deuses. Boa para lidar com a face Mãe da Deusa e a face Homem Verde do Deus.

Esbbath de Lua Crescente: Ideal para evoluir uma ideia,  um trabalho, um projeto. Dar forças para algo que está começando, que é novo ainda. Boa para conexões com guardiões novos (que acabaram de chegar na sua vida) e com a face Donzela da Deusa ou Caçador do Deus.

Esbbath de Lua Nova: Boa para semear algo, como dar início a um projeto. Digamos que HOJE você quer começar a fazer algo, seja um projeto, um trabalho, uma dieta. Espere a Lua Nova. Leve essa sua vontade e “plante”. Pense na Lua Nova como um solo extremamente fértil, apenas esperando alguma coisa para germinar.

Esbbath de Lua Minguante: Essa é a Lua onde você vai tirar qualquer nhaca de si. Vai se limpar, vai banir, vai purificar. Tem alguém perturbando? Tira da sua vida. Quer acabar com um problema? Trabalha ele nessa lua. É também uma boa lua para lidar com a face Anciã dos Deuses.

Esbbath de Lua Negra: A Lua Negra ocorre nos três últimos dias da Lua Minguante. O céu fica  completamente escuro, sem um risquinho de lua no céu. Essa fase é boa para lidar com nossa sombra, nosso eu que tentamos esconder. Nossos defeitos. Boa para cavar dentro de nós mesmos e trabalhar nossa espiritualidade com 200% de sinceridade. Quer jogar o seu oráculo e pedir conselho aos seus guardiões? Essa é a hora. Também é uma ótima lua para lidar com a face destrutiva de nós mesmos e dos deuses.

Comemorando um Esbbath

Primeiro: não há regras. Não tem que fazer somente de um jeito X ou Y. Escolha o que quer fazer e faça com objetividade. Sempre busque aproveitar a fase da lua. Ou seja: é Lua Cheia? Então busque amor, prosperidade. Deixe para banir na Lua Minguante. É possível banir na Lua Cheia? É! Mas a Lua Minguante vai lhe dar mais força!

Outra coisa: tem um ritual certo para fazer nesses dias? Não!

Tem um ritual para melhorar sua vidência? Poxa, usa ele num esbbath! Invoque as forças da lua para lhe ajudar. Tem um feitiço legal para chamar clientes? Usa no esbbath! Quer comemorar em grupo? Legal! Quer comemorar sozinho? Legal! Quer ir pra praia e ficar ouvindo o som do mar enquanto medita? Bacana! Quer comemorar em casa, quietinho no seu canto? Que banaca, também! Quer fazer um jantar e colocar toda sua magia nele pro pessoal em casa? É nóix na fita!

Fez seus rituais ou feitiços? Legal! Não esqueça de, no final, agradecer!

Não quer fazer nada no esbbath? Não faça. Mas, posso fazer uma recomendação? Faz pelo menos uma visualização, enquanto olha pra lua, sobre algo que deseja  e depois agradeça.

Não recomendo perder a oportunidade de estarmos sempre conectados com a natureza, com o universo e os deuses.

Fez seu ritual, feitiço, meditação, dança, visualização, cantos, oração, pedidos, banhos e agradecimentos? Pronto! Está feito seu esbbath!

Lembre-se: comemorar as fases da lua e da natureza não são uma obrigação, mas quando mais você fizer, mais em contato com a magia estará.

Ah, tem uma idade pra fazer isso? Não. O que tem que ter é amor, paciência e objetividade. Não faça nada com pressa ou achando que o universo é o colega que você sempre abusa e só falta tirar as calças. Ninguém é “espertão” com as forças espirituais.

Então… não deixe de comemorar!

Oh, esqueci de dizer: teremos mais artigos sobre os esbbaths, pois ainda há mais coisas a se falar sobre eles e também rituais que costumamos fazer em cada lua!

Até a próxima!

Autor: Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor. 

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

9 COMENTÁRIOS

  1. Rosea gostaria de fazer um esbbath de lua crescente pois esse é meu ano de vestibular e queria uma forcinha extra. Mais não vi artigo sobre esse assunto, e realmente não sei por onde começar fazendo sozinha. Se fizesse o esbbath de lua cheia teria o mesmo efeito? Ou vc acha que vale a pena eu arriscar um com base nos meus conhecimentos?

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here