Angelina é uma bruxa moderna. Sim, eu disse bruxa. Sim, eu também disse moderna.

Aliás, a bruxa sempre foi uma mulher moderna! Costumavam se estregar ao desconhecido e aprender a manusear o poder de ervas e toda a energia ao seu redor. E é isso que Angelina faz.

moderna - bruxa moderna - angelina bruxa moderna
Como é seu dia a dia, como é viver nessa vida moderna? Percebeu como tem várias faces: um dia triste, um dia feliz, um dia sem graça e outros excelentes? Foto: Rosea Bellator

Pois bem, vamos conhecer a rotina de uma bruxa moderna?

Angelina é uma mulher comum, de seus 35 anos, bebe pouco álcool, mas ainda fuma de vez em quando. A propósito, ela tem um filho de 4 anos que deixa na creche para poder trabalhar. Você quer saber do pai? Ah, o Denis não é bruxo – pelo menos ele diz que não é! Ele sempre compra livros novos para Angelina (e dá uma lida também) ou vê um cristal que ela queria e acaba levando para casa. Participa de vez em quando dos rituais e pergunta quando é o próximo, sempre de olho naquelas comidas deliciosas principalmente dos sabbaths. É importante dizer que Denis não acredita em nenhuma divindade em particular, mas gosta de apoiar a fé de Angelina que é bruxa e está conhecendo agora a Wicca.

Mas voltemos a Angelina. Angelina, a bruxa moderna.

Ela acorda cedo de segunda a sexta-feira. Trabalha 8 horas por dia, com apenas 1 hora de almoço. O trabalho não é bem o que ela queria, mas está fazendo um curso on-line nos fins de semana que sabe que vai ajudar a conseguir o que quer. Ela sabe que poderia ter feito isso antes, mas não esmorece. Antes tarde do que nunca.

Antes de sair correndo para fazer café da manhã, nossa bruxa moderna abre a janela e cumprimenta o Sol. Ou a chuva se estiver chovendo. Aí sim ela vai para a cozinha fazer algo para comer. Capricha como sempre e agradece sua deusa. Nessa hora o marido, Denis, vem com seu filho – eles estão indo para a creche. Denis precisa sair ainda mais cedo que Angelina e por isso ele corre, dá um beijo rapidinho nela e lhe deseja um bom dia. Angelina Despede-se dos dois e continua sua rotina[bb].

Toma um banho – que dura uns 5 ou 10 minutos para economizar – e aproveita para sentir a força do elemento água lhe restaurar as energias. Agora já fora do banho e sequinha, escolhe uma roupa que se sinta confortável e bela. De vez em quando ela esquece, mas dessa vez coloca um colar de pentagrama e passa um batom cobre para combinar com seu humor radiante.

Angelina não tem carro, portanto o jeito é pegar um ônibus. Mexe na bolsa rapidinho e confere se o talismã de proteção está lá: sim, está. Entra no ônibus lotado e vai em pé, ouvindo músicas em seu celular. Mesmo com o trânsito horrendo ela procura não se estressar com isso, até porque não vale a pena, o trânsito está horrível todos os dias… vale a pena perder saúde se estressando?

Chega no trabalho com as pernas um tanto cansadas, mas senta um pouco para respirar. Quando dá toma um cafezinho. Sua chefe é insuportável, mas Angelina sabe que poderia ser pior. Ela trabalha normalmente até que… enfim, horário de almoço! Sai com seus amigos para almoçar. Como estudou as plantas em geral, sabe que se tomar um suco de laranja, acerola e tomate lhe trará bastante energia para enfrentar o resto do dia.

De volta ao trabalho. Tem alguns aborrecimentos com clientes, mas também se diverte com os colegas de trabalho. Angelina sabe até onde pode falar sem entregar sua vida e acabar virando fofoca, por isso está tranquila. Bruxa que é, também já se preparou contra isso: fez um feitiço e encantou o espaço onde trabalha para se proteger de gente falsa. Bruxa moderna, viu só?

Vai chegando as 16h e Angelina já sente o cansaço do dia. Para não se desgastar demais, vai beber mais um cafezinho. Dessa vez, antes de beber, faz uma oração bem baixinho para sua deusa e lhe pede calma e força. Toma o café enquanto visualiza toda energia que precisa esquentando seu corpo. Volta ao trabalho e termina o dia.

Sai correndo para buscar o filho na creche. O pai leva e ela busca, afinal, ele chega mais tarde. Ao ver o filho esperando Angelina fica feliz. Abraça o menino, beija-lhe a testa e sente aquele amor incondicional que é próprio de quem ama. Sim, as pessoas modernas também amam[bb]!

Ao chegar em casa, a primeira coisa após dar um passo através da porta é agradecer: enfim em casa sã e salva! Lá vem mais uma rotina: jantar, banho no filho, etc etc. Denis chega tarde, cerca de 21h. Ele está mal humorado, o trabalho deve ter sido horrível. Angelina lhe dá um beijo no rosto e sorri dizendo: “Ei, você está em casa, sem essa cara, ok?”. Ele ri de volta e vê a mulher que tem: tão trabalhadora quanto ele e mãe de seu querido filho, não merece uma cara mal humorada. Denis e Angelina não são perfeitos, mas procuram manter seu amor vivo. Como? Eles tem seus dias de briga, de ciúmes, de dormir sem dar boa noite… mas evitam sempre. Curam mal humor com sorrisos ou uma pizza no meio da semana. Qualquer coisa que afaste a energia ruim – é assim que Angelina fala sempre.

Quase todas as vezes é Angelina quem cozinha. Como bruxa, ela até prefere. Denis compensa fazendo outra coisa, afinal, são um casal, a tarefa deve ser dividida. Após uma janta cheia de magia, é hora de dormir. Errado. Após a janta, Denis vai jogar vídeo game com o filho e Angelina vai fazer um ritual, mesmo que simples, mas para sempre estar conectada a natureza e aos seus deuses. Como amanhã trabalha, Angelina prefere não demorar muito. Ela faz uma oração, honra os deuses, faz um feitiço para tirar qualquer energia negativa que esteja por ali, purifica sua casa através da queima de cravos e arruda e por fim acende um incenso de camomila para trazer aconchego e tranquilidade. E agora, para terminar seu dia de forma sagrada, hora de ficar um pouco com a família.

Tem noite que passa da hora de dormir jogando ou assistindo algo com Denis e tem noites que acaba dormindo com a cara nos livros. Seu filho sempre dorme um pouco mais cedo, pois não aguenta como os adultos a ficar até um pouco mais tarde.

Angelina lembra quando namorava Denis e não gostava de muitas coisas que ele fazia e vice versa. Mas como sempre a bruxa moderna dentro de si falou mais alto: aprenda! Uma bruxa sempre está a aprender algo. Com o tempo aprendeu muitas coisas e ensinou também ao marido. Nem todas as vezes foi fácil conseguir compreensão, mas a paciência – praticada todos os dias pelo menos por 5 minutos de meditação – ajudou. Hoje tudo vale a pena. As vezes pensa se não tivesse casado se seria a mesma coisa[bb]… provavelmente seria uma bruxa moderna de qualquer forma!

Em fins de semana Angelina descansa o quanto pode e aproveita para fazer os rituais e feitiços mais elaborados que não consegue fazer no dia a dia por conta do tempo que é curto, e é claro: estudar seu curso e suas coisas de bruxaria (livros, artigos, blogs, etc). Aproveita também para por seu livro das sombras ou grimório em dia… mas ela usa seu notebook, porque sempre perde seus cadernos! Tem fins de semana que faz as unhas e o cabelo e vai para o cinema com a família e tem fins de semana que passa debaixo das cobertas só comendo. E por falar em comer, Angelina devora chocolates quando fica menstruada. Ela faz o possível para manter-se calma nesse período e sempre honra as deusas. Ela sabe que esse é um momento sagrado na vida de uma mulher e que deve ser respeitado. Explicou isso a Denis e está esperando o filho crescer para explicar-lhe também. A princípio Denis achou aquilo estranho e até riu, mas com o tempo e com as explicações foi compreendendo que todos aqueles rituais e todo aquele profundo respeito tinham antigas raízes e faziam sua mulher sentir-se melhor, faziam com que se sentisse uma bruxa de verdade. Denis sabia que uma bruxa ou um bruxo é uma pessoa que transforma, que vê utilidade em tudo na natureza e na vida e lhe presta tamanho repeito.

Angelina, essa bruxa moderna que acabamos de ver, é apenas uma mulher entre tantas. Sua rotina é pesada devido ao filho e ao trabalho, mas ela nunca deixa sua magia de lado, muito menos seus estudos. Isso é ser uma bruxa ou um bruxo moderno: lidar com as obrigações atuais – que são o trabalho, faculdade, pagar impostos, etc – e conciliar sua vida mágica e sua vida com as pessoas que ama.

Bruxos ou bruxas, todos somos como a Angelina, essa bruxa moderna – e fictícia – que nos mostrou seu dia a dia tão comum quanto o nosso: uma pessoa que ama a magia e que a procura sempre quando pode nesse mundo maluco cheio de valores invertidos e preconceitos.

Seja uma bruxa moderna (bruxos também!): não procure desculpas do tipo “não dá tempo” e se esforce, pratique a magia mesmo que da menor forma sempre. Você vai começar a entender e sentir os verdadeiros efeitos dos caminhos da Velha Arte… na vida moderna!

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagens é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

Orações
Feitiços para atrair o amor e a autoestima
Feitiço da Roda da Fortuna
Tabela de Correspondências de Cores
A insegurança dos bruxos de hoje
Feitiços para Proteção Familiar com a Pedra Ônix
Recomendação de Livros
Magia para Receber e Enviar Mensagem
Técnicas de Meditação
Feitiço de Cura e Saúde
Tabela de Correspondências (pt.1): Ervas, Frutas e outras Plantas
Magia da “Decoração” da Casa da Bruxa
“Aprendendo” como ser um bruxo
Iniciação e Auto-iniciação
Ritual de Consagração da Joia das Fadas
Reconhecendo Símbolos (Pt.1) – Triplos, Estrelas e uma Cruz Diferente
Contato com espíritos – Peregrina dos Mundos
Viagem ao Mundo dos “Mortos” – Falando sobre Espíritos.
Livro: Brida

9 COMENTÁRIOS

  1. Difícil ler esse texto sem se apaixonar pela magia de ser bruxa, ao mesmo tempo simples, comum e misteriosamente mística!!! Ameiiiiiii e sei q a Angelina não é fictícia, não podeeeeeeee!!! kkkkkkkk
    Bjok, linda prosa poética!!!

  2. Amei a rotina de bruxa da Angelina!! Com tantas coisinhas parecidas com a de todas as pessoas e ao mesmo tempo com tantas diferenças! Cada vez me convenço mais de que ser bruxa é dar um olhar diferente a coisas comuns. Muito bom o texto!

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here