O Cornífero, o Caçador, eis a face jovem do Deus Tríplice. É a primeira fase do Sagrado Masculino.

deus tríplice - cornífero png

Esta face pode ser reconhecida em vários deuses, como: Apolo, Hórus, Oxóssi, Thor, Guaraci, Izanagi e Belenus. Suas maiores características são a impetuosidade, a virilidade, a força da juventude, a fertilidade em alta. Um varão. É criativo, encantador! O Jovem Caçador é lutador, ele anseia pelo perfume da deusa em sua cama, não perde uma aventura e uma oportunidade de mostrar sua força e suas habilidades. Não por exibicionismo puro, mas porque ele sabe que é assim que se fazem amizades, que se cresce, que se move a vida. Ele acabou de vir (ou voltar) à vida, está pronto para fazer a roda girar com sua energia geradora.

Pode ser representado através dos seus vigorosos chifres, que simbolizam poder e fertilidade, assim como o falo, que remetem à energia masculina.

Mas não são somente qualidades que tem o Cornífero.

Como todo jovem, também carece de experiência. Pode ser infantil e ter mania de competitividade com qualquer coisa. Sua impulsividade as vezes se torna insuportavelmente irritante. Pode irritar-se com outros jovens, pelo simples fato de querer tudo para si. Sim, o Cornífero revela a face que requer ainda muito crescimento.

Porque o Cornífero é chamado Caçador? Todo jovem tem que ser caçador?

Não! É chamado caçador pelo seu espírito jovem, altivo, em fase de crescimento que caça o melhor, que caça todas as experiências. Ou seja, a face jovem é literalmente um adolescente – nem criança nem adulto, mas crescendo e descobrindo a si mesmo e ao mundo ao mesmo tempo. Em breve será o Homem Verde, que falaremos no próximo texto. Outra coisa, devemos lembrar que o termo “Caçador” veio de uma época muito antiga, quando eram feitos rituais de caça para o menino tornar-se homem. Então sem grilos, ok? Podemos associar essa fase de crescimento quando finalmente conseguimos um trabalho. É ou não é uma fase turbulenta? Sair do aconchego de ganhar tudo dos pais e ser independente. Independência é ótima, mas tem o lado nem tão bom assim também. Ser independente não é só sair de casa e fazer o que quiser, é pagar as próprias contas, é responder pelos seus atos. Essa seria uma passagem moderna equivalente aos rituais antigos dos jovens para tornarem-se homens, reconhecidos em sua sociedade. Oh sim, não podemos esquecer que essa passagem moderna vale para as mulheres também (se bem que eu acredito que em algumas áreas onde as mulheres eram guerreiras também, deviam sim passar pelo ritual da caça para deixar de serem crianças para serem mulheres) 🙂

 Porque precisamos identificar a energia do deus Cornífero dentro de nós? Por que é tão importante?

Sabe a frase “Não deixe morrer a criança dentro de você!”? Pois é! O Cornífero tem o espírito jovial, cheio de força de vontade. Sabe rir, de si mesmo se necessário. Devemos (re)conhecer essa energia, que é poderosa[bb]!

Sua força masculina é rude, grotesca, um tanto áspera ainda, mas é assim que deve ser de início. Será moldada com o tempo, com experiência e/ou até mesmo com a ajuda da deusa. Você já deve ter ouvido de alguém mais velho algo como: “Ah, se eu tivesse sua idade faria tanta coisa! Seja mais impulsivo!”. Essa força e impulsividade citadas são características próprias do Cornífero!

O Sol quente, aquele da manhã indo para o meio dia, este é o maior símbolo do Deus Cornífero, sendo a contraparte da deusa Donzela que é a Lua Crescente bela no céu,  para torna-se lua Cheia em breve.
O Sol quente, aquele da manhã indo para o meio dia, este é o maior símbolo do Deus Cornífero, sendo a contraparte da deusa Donzela que é a Lua Crescente bela no céu, para torna-se lua Cheia em breve.

Quando eu ficar mais velho, casado e/ou ter filhos, deixarei para trás a energia do deus Cornífero dentro de mim?

Quando você fica mais velho, você ganha ou perde a experiência? Pois é! Você nunca esquece, portanto não perde a energia, porém ela não será a mesma de quando você tinha seus 15-20 anos! Vivemos em um ciclo que nunca para e que cada fase  tem sua devida importância. Não tente parar o tempo, isso não existe.

Como faço para acordar essa energia dentro de mim?

Digamos que você mal tem contato com a magia, portanto é certo começar despertando a energia na sua primeira fase, que é a face do Cornífero.Não que tenha algum problema você começar fela sua fase (seja adulta ou anciã), mas é bom começar pelo começo, ver a evolução de uma a uma.

Vejamos um exercício prático

1º Passo: De pé, coluna ereta, cabeça altiva. Neste momento você é um caçador. Feche os olhos. Respire fundo, sinta seu peito inflar, cheio de ar. Solte-o enquanto repete mentalmente a si mesmo: “Sou um Caçador, a energia do deus Cornífero mora em mim!” Sinta o poder fluir em em corpo.

2º Passo: Agora que deve estar com o sangue fervendo, comece a lembrar de sua infância e todo o trânsito para a adolescência. Foi difícil[bb]? Teve momentos horríveis não é? É assim mesmo. Tem toda uma fase de não aceitação, por não querer ficar velho, por não querer ter mais responsabilidades… Porém você também queria isso, todos queremos. Você queria a força da juventude, poder ir namorar, sair com os amigos, ter seu trabalho. Relembre de toda essa fase, conecte as memórias, relembre-se de quem você era!

3º Passo: Quantos planos você tinha? Quantos conseguiu fazer? Que tal escolher um deles e tentar novamente? Faça isso, reviva o Cornífero! Cace com ferocidade seu desejo. Trace uma linha objetiva até sua meta, você vai conseguir! Convide seu eu de outrora para ajudá-lo, peça-lhe sua força e impetuosidade, sua capacidade de criação, de imaginação! Invoque a lança, símbolo do caçador, visualize-a formar-se em suas mãos. Deixe que sua energia entre em sua alma e acorde o deus Cornífero.

Faça o exercício sempre que precisar, lembrando que a prática leva à perfeição[bb]! Viva o deus Cornífero!

Em breve: O Homem Verde (15/11/2013 ) e O Ancião (22/11/2013).

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagens é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

11 COMENTÁRIOS

    • olá! 😀 qualquer imagem, de qualquer divindade, eu dou uma pesquisada antes do que eles gostam srsrs mas em geral, acendo incenso e vela, então faço meu encantamento.

  1. Olá, Rosea. Sou leitor seu há pouco e tenho lido bastante e de tudo sobre a incrível Arte da Bruxaria, que a cada dia me cativa mais. Aliás, primeiramente, agradeço a você por ter criado este site, esta grande obra, pois foi por causa dela que conheci (ou reconheci?) a existência da Magia e sua ligação eterna com a Vida. Sou principiante, sim. E gostaria muito de lhe fazer uma pergunta, que ainda não encontrei em sites ou livros. Talvez seja uma pergunta boba (desculpe-me se for), mas aí vai:
    “Deus”, o deus que desde criança nos é ensinado, é o único criador do universo, ou ainda, seria o criador um outro deus? Ele tem alguma ligação com outros deuses, isto é, outras mitologias? No livro que comecei a ler (O Poder da Bruxa, de Laurie Carbot) há um trecho que diz “Para as Bruxas, Deus é feminino”. Isso me deixou com várias dúvidas até então, sobre Ele.
    Acredito em todos os deuses, mas “Deus” é aquele em que acreditei primeiro, entende? Gostaria de saber se há uma relação com Ele também na bruxaria, ou se Ele está presente de outras formas em outras culturas.
    Desculpe-me se é uma pergunta difícil, ou se é algo que eu não deveria perguntar assim, aqui. Agradeço muito por ter lido.

    • Oi Gustavo!
      Bom você perguntar isso!
      TODA CULTURA tem um deus. Ou uma deusa. Ou vários deuses e deusas. Analisando as histórias, as mitologias e até a bíblia você vai notar diversas semelhanças, até mesmo nesse deus (cristão). No egito, podemos comparar hórus a jesus. Ou Rá com deus(jeová). E por aí vai. São a mesma personalidade? NÃO HÁ COMO PROVAR NEM SIM NEM NÃO.
      Ou seja: de certa forma todas as mitologias convergem em algum ponto e logo cada uma é cada uma, com suas características próprias.
      E sobre esse livro que mencionou, que é muito bom sim, mas a autora comete o erro de generalizar. Bruxaria não é só para mulheres, logo não é “para as bruxas”, e nem todos os bruxos acreditam na mesma coisa. Tem bruxo que não acredita em deuses, leva a natureza e o universo como os criadores de tudo. Tem bruxo que acredita no mesmo deus que você. Tem bruxo que não tem religião (como eu) porque afinal a bruxaria não é religião (wicca é religião, com bases da bruxaria) e que acredita em vários deuses. Tem bruxo que acredita só na deusa e por aí vai.
      🙂
      Espero ter respondido! rrsrs
      Até!

      • Obrigado, Rosea!
        Estou tão feliz por você ter me respondido! Mil obrigados, você tirou mesmo um peso das minhas costas, acredite. Acredito neste deus (cristão) e em vários outros deuses, ainda bem que isso não é errado, pois era o que eu temia. Quanto ao livro, também percebi o fato de a autora dizer “Bruxa” sempre no feminino e achava isso estranho, mais uma vez obrigado por ter me esclarescido sobre isso também! hahah
        Até (:

  2. Olá Rosea. Esclarecedor esse post, lendo e aprendendo com Rosea. Quando acabei de ler esse artigo, de repente, me veio um pensamento, vamos a ele: Certamente todos notaram que já a algum tempo o inconsciente coletivo vem agindo em larga escala, abrangendo principalmente pessoas experientes de ter qualidade de vida com práticas de exercícios, alimentação saudável ( é assim com os meus avós), etc. Penso que isso ( posso estar enganada) pode ser a manifestação bem devagar, já que a natureza ñ dá saltos, dos nossos ancestrais. É como vc descreveu acima, a energia ñ se perde, porém, com o passar dos anos ñ será a mesma. O Deus Cornífero já querendo despertar de uma forma bem sutil nessa época em que a humanidade vive. Na geração jovem, o ritual de passagem ainda existe, só que de uma forma diferente. Eu tive o ritual de passagem, os meus quinze anos, agora, trabalho, faço facul e eu mesma pago minhas contas. Maaaaaassss acontece que… … … quero abraçar o mundo!!!!! ñ gosto de esperar!!! Minha mãe em sua infinita paciência comigo diz que eu preciso viver um dia de cada vez…
    À propósito, amo a lua em qualquer fase.
    Bjs e sejamos todos abençoados, sempre, sempre………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….. Rosea, amo seus artigos.

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.