Enfim, Ostara vem aí dia 21 de Setembro!

feliz ostara

Porque comemorar o Sabbath, neste caso, Ostara?

Ostara é a época que a deusa volta a ser virgem, uma donzela e o deus começa a crescer, a ter forças, tornar-se um rapaz caçador vigoroso. Ambos estão fertilizando o solo, suas almas e em breve unirão-se em Beltane. Ostara é uma época muito importante para a alma, já que nos trás a transformação não somente de forma espiritual, mas também em várias áreas da vida, como um adolescente e seu primeiro contato com o mundo dos adultos. O Sol volta a reinar brilhante no céu, chuvas caem para fertilizar o solo e a deusa corre feliz pelos campos. Esta é uma época de preparação para o amor, para oportunidades de evolução.

Falaremos hoje somente sobre Ostara, ok? Nas próximas datas falarei dos devidos sabbaths! Se você quer saber o que é a Roda do Ano ou se você quer as Datas de todos os Sabbaths ou ainda saber qual roda você deve seguirclique aqui.

Existem algumas atividades, receitas e feitiços que são especiais ou propícios para essa época do ano. E também há uma correspondência de cores, ervas, pedras e deuses que falaremos a seguir:

Correspondências

Cores de Ostara: dourado, verde, branco, amarelo e vermelho.

Deuses que você pode invocar: a deusa em sua fase donzela e o deus em sua fase de cornífero. Deusas e deuses que sejam ligados à jovialidade, à vida selvagem ou colheita como Pan e Deméter (apesar de Deméter ser a fase mãe) ou a própria Eostre!

Ervas (usadas em chá, comidas e feitiços ou espalhadas pelo altar ou casa): açafrão, narciso, lírio, madressilva, jasmim, rosa, morango, violeta, manjerona, alfazema, alecrim, carvalho, sabugueiro, salgueiro, cravo, lavanda, lilás, verbena e girassol.

Pedras e cristais: água-marinha, olho-de-tigre, pirita, hematita, jaspe vermelho, quartzo (qualquer cor), ágata, citrino e ametista.

Comidas

Comidas que levam ovos (fertilidade, vida) como bolos e gemadas. Pães com grãos e ervas, frutas da estação, saladas e cremes que levam leite e mel. Aliás, mel é muito utilizado nos doces para atrair e representar a alegria e a nutrição. As bebidas são sucos de frutas ou vinhos leves.

ostara post

Feitiço Tradicionais de Ostara

Feitiço para Fertilidade em todas as áreas da vida

Esse feitiço tem que ser feito se não no dia 21, no máximo um dia depois. Pinte um ovo com várias cores. Cada cor deve representar algo em uma área da sua vida, não pode repetir, exemplo: Vermelho para você ser mais ligeiro, rosa para ter mais amor, amarelo para o trabalho dar mais dinheiro, verde para ter saúde, lilás para ser mais centrado em assuntos espirituais, etc. Quando terminar de pintar, escreva com uma tinta preta seu nome e deixe secar. Quando estiver seco, pegue o ovo com as duas mãos e peça-lhe bençãos. Puxe toda a energia que o ovo emite para si. Em seguida enterre o ovo em um local próximo da sua casa, junto de alguma. sementes de qualquer flor.

Feitiço na Cozinha para atrair Abundância

Antes de fazer sua ceia de Ostara (mesmo que seja  simples miojo) acenda uma vela verde ou branca e deixe sobre a mesa onde irá comer depois. Separe um copo de água (até a metade) e ponha próximo a vela. Dentro desse copo com água coloque um pedacinho de cada erva que você tiver em casa, seja orégano, alecrim, louro, ponha vários tipos diferentes. Passe sua mão principal sobre a vela e o copo e diga:

“Eu invoco a Abundância
Eu afasto a fome
Eu invoco a sorte
E afasto o azar
Que assim se faça…”

Faça sua ceia tranquilamente, sempre mentalizando as palavras que acabou de recitar. Assim que terminar de cozinhar, leve essa essa comida para a mesa onde está a vela e o copo de água com as ervas. Antes de sentar-se, novamente passe a mãos principal sobre a vela e o copo de água e diga:

“Eu invoco a Abundância
Eu afasto a fome
Eu invoco a sorte
E afasto o azar
Invoco agora a totalidade de Ostara
Afasto tudo que não faz mais parte desse novo ciclo
Que assim se faça
Que assim seja!”

Pode apagar a vela e jogar a água fora, dê preferência jogue essa água com os pedaços de ervas próximo a alguma árvore. Agora é só comer tranquilamente.

Comemorando Ostara

Como vocês já sabem, volto-me muitas vezes aos bruxos solitários, já que quem está em um coven tem uma sacerdotisa que poderá lhes guiar… Se você não sabe o que fazer para comemorar este sabbath, deixo aqui uma dica: Consiga nem que seja uma mudinha de qualquer planta (ou use uma que você já tenha em casa) e leve-a para seu altar ou onde costuma fazer seus rituais. Regue a planta se estiver de dia. Observe atentamente as folhas ou pétalas da planta. Agora acomodo-se como achar melhor e medite. Veja se como uma raiz que está saindo do útero da terra e alcançando os raios de Sol. Você neste momento é o momento, você é Ostara! Deixe suas folhas crescerem, sinta a força vital de tudo ao seu redor. Agora abra os olhos e diga para a planta tudo o que você deseja que floreie nesta estação. Seja claro e específico! Fique com esta planta durante todo o período de Ostara. Quando chegar o próximo sabbath leve-a para uma praça e deixe lá, próximo à  outras plantas, independente se a sua planta tiver murchado ou não (se você estiver usando uma plantinha que já era sua não precisa levá-la embora, mas pode tirar do seu altar e colocar onde quiser).

Oração para Ostara

Não vou escrever nenhuma oração para vocês repetirem, porém vou dar uma dica do que podem pedir em suas orações: peçam para colher logo os frutos do seu trabalho. Peçam para florescer[bb] oportunidades, para que o parceiro/a que tanto esperam apareça. Visualizem a deusa em sua fase donzela e o deus tornando-se caçador e peçam-lhes proteção para tudo que conseguir alcançar. E o mais importante: peçam fertilidade em suas vidas (não, fertilidade não é só para engravidar).

Feliz Ostara!

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagens é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

9 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo texto ajudou muito, que os Deuses te tragam as águas doces, as terras férteis, os ventos calmos, o fogo terno, e luz para a tua alma.
    Blessed Be
    #wiccaomeninodalua
    Jean Dubar

  2. Rosea, eu estou aprendendo ainda os caminhos da deusa e ainda não tenho um coven.
    No meu caso eu não tenho uma mudinha de planta que eu possa levar para uma praça ou algo do tipo, mas eu tenho um vasinho de plantas na minha casa, posso fazer o ritual com essa planta?

    • ISSO MESMO! 🙂
      Eu coloquei no artigo para conseguirem uma mudinha porque hoje em dia é tão difícil o povo ter plantas em casa… 🙁

      (A propósito, acrescentei lá no texto sobre já ter a plantinha em casa.)

      Beijokas

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here