Como dito no artigo Instrumentos Mágicos – Pt.1: Grimório ou Livro das Sombras (recomendado ler caso não saiba o que é), é um espaço onde anotaremos somente sobre magia, tabelas de ervas, cores, experiências e muito mais.

Este Livro das Sombras eu fiz antes de comprar o que mostrei no artigo anterior com a foto de Sekhmet. Este eu reservei para anotar somente sobre mim, mas confesso que quase não uso devido a...a... sei lá! Foto: Rosea Bellator.
Este Livro das Sombras eu fiz antes de comprar o que mostrei no artigo anterior com a foto de Sekhmet. Este eu reservei para anotar somente sobre mim. Todos os símbolos que fiz dizem respeito a minha pessoa, são como fonte de energia e conforto. Dei um nome para este grimório: Lágrima da Lua, após um sonho revelador que tive. Foto: Rosea Bellator.

Mas… mas… mas como fazer isso? Como organizar? Como fazer? São tantas dúvidas! Então vamos devagar! Que tal começar com…

Como fazer seu Livro das Sombras ou Grimório – aqui temos algumas opções importantes que você deve levar em consideração:

Opção 1 -Você tem condições de ESCONDER seu livro de forma que ninguém indesejável tenha acesso a ele? Não? Experimente usar seu computador mesmo, crie uma pasta com nome desinteressante no meio de um monte de coisas que só você vai reconhecer.

Opção 2 – Ok, você tem como esconder seu livro e tem certeza que ninguém vai mexer nele. Você pode usar qualquer caderno seu, pode comprar um caderno especial para isso e enfeitá-lo como desejar ou você pode comprar de algum artesão.

Opção 3 – Você até tem condições de esconder, mas vive correndo pro trabalho, faculdade, filhos, viagens e blá blá blá – ou seja, você não tem como carregar um caderno pra cima e pra baixo… oras, use seu notebook! Tablet, dropbox, serviços de armazenamento, etc. Não tem como dizer pra mim que não dá pra manter um Livro das Sombras.

Aí você vai me dizer “Mas Rosea, como assim usar meu notebook e outros meios tecnológicos?” – Meus caros, vocês não são obrigados a fazer isso. Mas, pense comigo: Se estivéssemos numa era sem papel (que é a vontade de um bocado de gente nesse planeta), ou e se você fosse uma bruxa da Idade Média e não tivesse um Livro das Sombras? Onde você anotaria seus feitiços e etc? Ok, não estamos passando por nada disso, mas pensem! O que importa é ter o que você precisa anotado.

Dicas de como tornar seu Livro das Sombras único

Como eu já disse no outro artigo, seria muito bom se você conseguir energizar seu livro das sombras com suas energias e consagrá-lo. Vamos ver um passo-a-passo bem simples:

1 – Compre um caderno novo ou arrume um caderno que você já tenha e arranque as folhas usadas.

2 – Existe um papel chamado “Papel Veludo ou Papel Camurça”, tem em diversas cores e vende em qualquer papelaria! Preto é o mais usado, mas você pode usar qualquer cor! Use esse papel para fazer a capa.

3 – Já viu aquelas tintas em tubo, que tem de todas as cores? Compre uma na cor que você desejar e faça um símbolo na capa. Exemplo de símbolos: pentagrama, triskle, cruz ankn. Veja no artigo Reconhecendo Símbolos outros símbolos que possam te interessar.

4 – Nas capas interiores você pode fazer outros símbolos, escrever algo como o nome de seu deus ou deusa, seu nome mágico, etc.

5 – Na primeira página é comum escrever algo como uma oração, dedicatória a algum deus, juramento, etc.

6 – Agora que está terminado, hora de consagrar! Ao contrário do que imaginam não é necessário fazer absurdos para consagrar um objeto. No artigo da Magia dos Espelhos eu mencionei isso, mas vamos lá novamente:

Consagrar um objeto é dizer a ele seu destino, para que servirá. Uma dica de consagração: Acenda um incenso de girassol e uma vela branca. Com seu livro das sombras na mão (a mão que você não escreve) erga-o sobre as chamas, numa distância que não corra nenhum risco de queimar. Com a mão que costuma escrever, pegue o incenso e faça o símbolo do pentagrama de frente o livro das sombras e diga a ele mentalmente ou em voz alta para que servirá. Ao final da consagração, pode apagar o incenso e a vela e usá-los normalmente onde e quando preferir.

Ok! Já temos o Livro das Sombras, já sabemos para que serve e já está consagrado!
O que anotar?

Você pode anotar o que preferir, lembrando: um grimório ou livro das sombras pode conter tudo sobre magia que você desejar, ou você pode dividi-lo em vários livros, cada um com uma finalidade (exemplo: herbarium – livro das ervas, livro dos sonhos, livro menstrual, livro somente de feitiços, livro somente de tabelas, etc… eu sinceramente não tenho TODA essa disciplina, então anoto tudo só em dois lugares. Tenho um grimório para anotar sobre magia em geral e outro sobre a magia e minhas sensações! Vou deixar aqui umas dicas de o que anotar no seu livro das sombras:

Antes de qualquer coisa – ao invés de por número de página, anote a data e a lua do dia em que fez a anotação no canto onde iria o número da página.

1 – Anote seu mapa astral e estude-o sempre que puder, autoconhecimento é um poder inestimável.

2 – Anote o nome de livros (de magia) que possui.

3 – Faça uma lista de pedras, cristais, metais e minérios.

4 – Lista de correspondência de ervas, flores, frutas, etc.

5 – Magias simples do dia-a-dia, como fazer talismãs, amuletos e sobre as cores!

6 – Deuses que costuma cultuar ou está estudando.

7 – Orações escritas ou não por você.

8 – Feitiços e rituais.

9 – Cânticos.

10 – Teorias, dúvidas, medos, vitórias, experimentos. Vai precisar rever isso depois com o tempo.

11 – Anotar as experiências em suas meditações é vital. Anote tudo que viu, ouviu ou sentiu para fazer comparativos e saber se foi algo mesmo.

12 – Anote seus sonhos – é muito importante que você tente entendê-los e não sair procurando explicações através dos outros… isso pode acabar mais atrapalhando do que ajudando!

13 – Banhos! Tenha sempre pelo menos uma banho para prosperidade e um para afastar negatividade.

14 – Mandalas, símbolos, e outras imagens que você possa usar.

15 – MANTRAS! Existem infinitos mantras que são muito benéficos, como o famosíssimo OM MANI PADME HUM – que invoca a compaixão ao coração dos seres humanos, a paz.

16 – Receitas – de comida mesmo, e bebidas, claro – mágicas. Vai que você precisa pra um sabbath!

17 – Anote sobre cada sabbath – suas correspondências e o que é comemorado.

18 – Anote sobre a lua, suas fases e o esbbath[bb].

19 – Oráculos! Anote quais você tem. Anote também as jogadas importantes que fizer para si mesmo.

20- E por último e de extrema importância: anote lições que aprendeu durante sua jornada. Anote sua ideias, o que você acredita, suas próprias teorias e pensamentos. Aprenda a pensar sozinho, a comparar o que pensava ontem com o que pensa hoje. É assim que se evolui.

Importante: não anote nada por anotar em seu livro das sombras! Anote o que for usar, o que realmente achar interessante estar sempre à mão.

Obs.: É comum ver por aí a sigla BOS, que significa Book of Shadows em inglês. Traduzindo para nosso português quer dizer literalmente: Livro das Sombras .

Esqueci alguma coisa? Podem mandar as perguntas nos comentários!

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagens é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

257 COMENTÁRIOS

  1. Estou estudando sobre wicca ainda, à alguns dias e li que eu preciso esperar 1 ano e 1 dia de estudos pra me tornar uma bruxa,nessa espera tmb inclui o livro das sombras?

  2. vou começar meu grimório hoje, apesar que ainda não esta montado, minha namorada é minha mentora, e irei fazer de proteção para minha casa, porque tem alguns incômodos me perturbando as 3 da manhã…

  3. Gostaria de saber se, parar escrever no grimório, precisa ser à lápis ou pode ser com outro material? (Ex. Caneta azul ou preta, lápis de cor, marcador, etc.)

  4. Eu estou toda arrepiada que comecei meu grimório antes de ler sobre como fazer um e fiz tudo exatamente como está nesse post. A consagração, a oração no inicio, a data e a fase da lua antes das anotações. Ainda não me recuperei do arrepio!!!!!!!! Que incrível! <3

  5. Eu só não entendi a parte de andar com ele pra cima e pra baixo, quer dizer que tem que levar pra todo lugar? Mas porque? Não é mais seguro deixar sempre guardado em casa?

  6. QUERIA EXPRESSAR MEU AMOR AQUI S2
    Estou amando esse site um dos sites com o mais vasto conteúdo sobre magia e bruxaria, o conheci recentemente. Assuntos explicados com muito carinho e de uma forma que nos prende á leitura. muito obrigado por ser o presente dos Deuses para nós desejo do fundo do meu coração uma vida repleta de paz e de amor para você, Rosea Bellator. Muito obrigado por tudo S2S2S2.

  7. Se acabar as folhas de um, posso fazer outro?

    Ja aviso q provavelmente vai ver muitas perguntas minhas (ou talvez nao), sou novo no mundo da bruxaria, mas tenho contato, estudado e praticado com energias a mais de 5 anos. Talvez essencialmente sejam a mesma coisa kkk.

  8. Rosea, meu grimório foi visto por outra pessoa (a diarista aqui de casa). O que eu faço? Não queria me desfazer dele afinal ele já tem muitos feitiços e informaçoes importantes que reuni ao longo dos anos. :/

  9. Com licença, tenho apenas uma dúvida! Eu nunca ouvi falar de dar nomes para o seu grimório, mas não consigo escrever nada no meu porque sinto uma grande necessidade de nomeá-lo. Devo seguir com esse instinto? Se sim quais nomes a senhora acha adequado?

    Assinado,
    Uma super novata

  10. Rosea, eu sou uma iniciante e comecei a ter interesse sobre feitiços e rituais após uma pesquisa sobre elementais. Eu fiz a pesquisa por dúvidas sobre fadas ( que certa vez encontrei com uma e isso ficou na minha cabeça, já passou anos depois do encontro e tenho achado recentemente meu ambiente estranho, como se elas estivessem por perto ), após procurar encontrei seu site e comecei a ler muito nele. Não tenho muitas condições de comprar os livros recomendados, porém estou realmente tentando estudar mais sobre magia. Então após as grandes leituras por aqui eu vi que o grimório é bastante importante, queria te perguntar… tudo bem se eu escrever nele ante de consagrar? Porque estou ainda terminando ele ( fazendo a capa e arrumando o material para consagra-lo ), e já queria deixar algumas coisas anotadas para me adiantar.

  11. Roseaa, muitooo obrigada! Não tem noçãoo de como esse artigo me ajudou (como sempre rs). Na minha primeira página do grimório queria colocar uma oração de proteção ao objeto, conhece algum? Uma vez já encontrei uma oração de sigilo em runas, mas agora não to achando mais nada 🙁
    Enfim, muitoo obrigado e bjss de luz <3

  12. Olá. Gostei do artigo
    Queria fazer meu bos mais
    Boa acredito em nenhum Deus
    É por ser homem não tenho ciclo menstrual
    Há algum problema nisso?
    Tbm gostaria de saber se o símbolo usado pra conssagrar o bos muda alguma coisa??
    Agradecendo desde já …
    Obrigado

    • oi, Jacke!
      Então, bruxaria não tem a ver com divindades. Cultua quem quer. E não é exclusivamente feminina. Como deve ter percebido, esse texto apenas traz algumas sugestões do que anotar, sugestão de como consagrar e de como enfeitar.

  13. Olá, adorei o seu blog e está me ajudando muito! Eu comecei a me interessar pela Wicca, e já tenho algumas coisas pesquisadas e tal. Hoje é dia de super lua e quero comprar umas coisinhas pra um esbat que aprendi aqui. Mas também quero fazer meu BOS. Enfim, eu poderia fazer o livro e escrever nele sobre a experiência do esbat que ocorrer antes de eu ter o livro? Ou o livro deve ser a primeira coisa que adquirimos ao entrar pra bruxaria?

  14. olá tudo bom? ^^ então eu tenho 13 anos e to me interessando bastante sobre wicca magia e essas coisas eu atualmente sou sem religião porém confesso que ja fui de evangelica, católica pra ateista e como eu começei a procurar wicca faz pouco tempo (porém ja estou estudando bastante através de posts livros e vídeos) eu gostaria de saber se futuramente eu poderia ter apenas 1 grimorio para anotar sobre tudo desde ja obrigada ^^

  15. Olá, Rósea!
    Seu blog é maravilhoso!
    Sempre que tenho alguma dúvida eu passo por aqui.
    Eu tenho meio que uma confusãozinha com relação à crença nos deuses, talvez por ter vindo de família evangélica.
    Sou um bruxo jesuíta, ainda tenho crenças antigas, assim como tenho uma enorme crença na deusa mãe e em outros deuses.
    Mas lendo alguns comentários produtivos rs, vi que vc falou sobre não misturar os deuses em rituais e achei super interessante isso. Me chamou atenção.
    Geralmente, costumo separar os deus, a depender do que quero pedir/agradecer… Ou em algum sabbath que é em específico.
    Ah e, adorei a ideia que vc passa nos textos, sobre o que realmente é a bruxaria.
    Às vezes muitas pessoas denigrem a imagem dos bruxos, achando que bruxos e bruxas só usam a magia pra procurar o que é ruim e pra fazer maldade. Infelizmente é essa a realidade que temos =[
    E infelizmente temos bruxos que usam da bruxaria pra algo anteproducente e denigrem a imagem da sua própria realidade.
    Um forte abraço!

  16. Rosea estou comesando a envocar, jogar pragas agora! Sou um iniciante! Como fasso pra consagra meu grimonio?
    E obrigatorio fazer magia de roupa escura?
    Quamdo eu for fazer magia e eu termina e obrigatorio eu ficar no circulo ate as velas si apagarem?

  17. Podemos colar imagens dentro do livro de anotações ou do grimório para ter em mente como são determinadas coisas ou a cola não é indica nem para esses fins?
    Por exemplo: um livro falando de cristais, ervas e cada com uma imagem do mesmo.

  18. Olá Rosea
    Estou começando meus estudos e estou encantada com este blog.
    Pretendo começar fazendo meu Grimório, e pensei em começar com um profundo estudo dos elementais.
    Ainda não sei ao certo como iniciarei, mas só sei q vou.
    O mais legal é que quando procuro algo relacionado a magia, seu blog sempre vem nos primeiros tópicos.
    Beijos

  19. Rosea adoro suas explicações, quero me auto iniciar , posso fazer meu grimorio de uma agenda? É necessário seguir orações de outros ou eu mesmo posso expressar o que vem de mim invocando a deusa os elementos!

      • ONG rosea a algum tempo tive um sonho , eu estava eu uma duna de areia eu me via fazendo um pentagrama, eu me colocava no meio e começava a entoar um cântico que a muito tempo escrevi, eu falava na deusa nos elementos, ate que em certo momento aparecia um cervo negro de pontas prateadas e olhos da cor de ouro e me chamava por um nome Hazor Agazin sera que VC pode me ajudar depois desse algo despertou em mim!

  20. Olá. Sou nova nesse assunto, estou lendo atualmente sobre a Wicca, “Enciclopédia dos bruxos solitários” (Scott Cunnigham). Li várias dicas anteriormente sobre o que escrever no grimória, é como um diário onde vamos ter que relatar todo o nosso aprendizado. Bom, infelizmente não posso ser iniciada na religião, pois onde moro não tem ninguém iniciado ou uma sacerdotisa que me inicie. Tenho apresentado algumas atividades dês dos 10 anos de idade (adivinhações e pressentimentos), sumiu por um tempo e agora está retornando lentamente, algumas em forma de sonhos e algumas com um pouco de esforço. Como estou prestes a completar 20 anos (18 de junho de 2016)eu estou mais madura e não levo mais isso como apenas um brincadeira como eu costumava pensar na infância, esse foi o meu princípio para me aprofundar na Wicca, acredito que possa começara entender e quero, a dimensão de meu poder, posso fazer mais alguma coisa? Posso entender finalmente o meu lugar e minha função para o mundo? Sei que tenho um amor incrível pelos animais, eu os amo até mesmo mais do que seres humanos, pelo menos algum contato com a natureza eu já adquiri, mas isso dês de a infância, evolui para vegetariana faz 1 ano e estou muito feliz pelo desempenho que fiz e que permaneço fazendo. Costumo ser monoteísta, eu creio em Jesus Cristo e em Deus, mas mesmo assim também creio que se ele me deu isso talvez eu tenha que buscar compreender e adquirir conhecimento e usar para o bem, claro, como eu já li, o Xamanismo foi a primeira cultura terrena que englobava o conhecimento do ser humano nos lados espirituais, materiais e físicos. Estou prestes a escrever minhas primeiras palavras no meu primeiro grimório, vim pesquisar um pouco mais sobre isso, hoje vou relatar quase tudo o que escrevi aqui, sobre o meu princípio, sobre as minhas crenças, sobre a razão de eu estar começando tudo isso e sobre o que aprendi com os primeiros capítulos do livro que comecei a ler. Esse site vai entrar para os meus favoritos 😉

    • Bruna, acredite, vai entender sim seu propósito nesse mundo, sua missão, seus dons… foi assim que descobri também 😀
      Por ora, apenas estude, se joga, vai treinando… e as portas vão se abrindo e você vai entender. É algo progressivo, entende? <3

  21. Gente, leiam os comentarios antes de postar .. Sua duvida pode ser a de outra pessoa 😛

    Sempre que leio um artigo e fico com duvidas, todas ou pelo menos a maioria delas sao respondidas aqui nos comentarios. Aproveito e aprendo com cada leitor.

    Tem mta pergunta repetida kkk
    Nao me xinguem !!

    Paz e luz a todos !!

  22. Oi Rosea, Td bem?

    A Wicca me encontrou a pouquíssimo tempo e estou em busca do aprendizado, gostei muito das suas dicas.
    Em casa não tenho problemas de mexerem no meu livro das sombras (que ainda irei fazer) porém achei muito interessante quando vc disse para fazer um pequeno que levamos conosco! Mas a minha dúvida é… E se caso acabar?

    Obrigada pelas dicas!

  23. olá Rosea, adorei seu site, tem ajudado muito, comecei a estudar há algumas semanas e tenho uma dúvida, eu só posso fazer e escrever meu livro das sombras quando fizer minha iniciação ou posso escreve-lo desde já?
    obrigada 🙂

  24. Desculpa rosea,outra pergunta? voce tem um link do seu blog ou outro jeito de me ensinar de como entender o mapa astral,porque eu ainda nao entendi.kkkkkkk. Obrigada

  25. Ola,Rosea? Tudo bem? Queria te perguntar se pra ser um bruxo iniciante tem que saber bastante sobre a magia,como deve usar a magia, ou so precisa estudar e aprender mais sobre a vida dos bruxos. Obrigada. tenha um otimo dia.

    • Carolinne, é um bruxo iniciante uma pessoa que está com seus estudos no começo, em progresso, e começando as suas práticas.
      O estudo é algo que sempre está presente na vida dos bruxos, porém, para os iniciantes é sobre o básico da magia.

  26. Olá Rósea em primeiro lugar um ano pleno de luz paz e amor. Estou fazendo meu grimório, mas não encontro incenso de girassol,uso muito o da lua a minha Senhora Deusa e recorro sempre a Ártemis minha deidade.Posso fazer consagração com incenso de lua.Amo seu blog.Beijos de Luz.

  27. Olá Rosea!!
    Me decide há alguns dias ser bruxa, curto a página do face há muito tempo tbm. Através do meu filho, que já vem estudando este assunto há muito tempo comecei a ler seus textos que são muito bem explicados, a única coisa que me chamou a atenção e não entendi, perdoe-me a ignorância, o que seria o “livro menstrual” ??
    Desde já agradeço a atenção.
    Beijos.

  28. Ola , adorei seu blog achei muito completo RS <3 Irei fazer agora meu BOS eu apenas queria saber se posso fazer em uma Agenda média..
    assim comprei uma agenda capa dura média muito fofa, e pretendo fazer a capa bonitinha e tals,mas como eh uma agenda tem muitas coisas como data e tal na parte superior das folhas,acha que pode atrapalhar algo? Obg espero retorno

  29. gostei do artigo….quero saber se vc pode de dizer como foi que vc encontrou o dom de “falar com animais…….tenho mas uma uma coisa só nus conte como foi a primeira vez…srsrsr

  30. Olá, Rosea! Estou conhecendo sua página e achando tudo fascinante. Há algum tempo venho me dedicando em aprender mais sobre a corrente neopagã, wicca, e me identifico bastante com toda esta sabedoria antiga. Enfim, gostaria de saber se posso escrever um pouco sobre mim mesmo no começo do meu grimório, como uma leitura do meu mapa astral. Penso que é importante pois, por ser algo extremamente pessoal, deixa ainda mais minha energia sempre presente no livro. Parabéns pelo conteúdo!

  31. Oi amiga Rosea , uma duvida , porque devemos anotar nosso ciclo menstrual ? Que informações devemos escrever ? As sensações do período , ou se foi diferente algum ritual ? Abençoada seja ,bj

    • oie!
      Que bom que perguntou! Logo menos teremos um artigo sobre o altar menstrual 😀
      Anote por vários motivos, desde saúde até a compreensão do que você sente, porque sente, quando sentiu. Se fica mais forte ou mais fraca.
      Essas coisas nos ajudam a chegar a alguma conclusão, por exemplo, se temos um sonho ruim, ou dores “inexplicáveis”, sensação antes ou depois de um ritual.
      Digamos que quando você fica menstruada você fique extremamente dolorida. Então não é de se surpreender que você tenha pesadelos com dor. Só que meses depois a gente só lembra da dor, não que estava menstruada na época.
      Deu pra ter uma ideia?
      😉
      Esses foram só pequenos exemplos! Falaremos disso no artigo Altar Menstrual, deve sair esse mês ainda!

      • Obrigada , no aguardo do artigo . Não tenho dores , mas as sensações ficam mais confusas mesmo . Acho que ainda associamos o ciclo com algo estranho ou até mesmo ruim . Mas a minha libido aumenta hahahahaha , mas são dias de ficar “quietinha” hahaha

  32. Boa Noite Rosea,me chamo Fabio e estou começando meu estudos na bruxaria agora e quero muito dizer que estava sendo tudo muito confuso para mim,mas, agora que descobri o seu site está tudo ficando mais claro e fácil de entender… Muito Obrigado por tudo <3.
    E agora em relação a esse Post,tenho uma duvida… Minha letra é muito feia e isso me tira em muito o prazer de escrever e etc, pois isso prefiro muito mais a digitação, mas, quero muito ter o grimório físico e minha duvida é…. Será que posso digitar os textos e as informações(Mapa Astral,Orações,Feitiços e Receitas) que vou apreender em minha jornada e depois imprimir e fazer colagens no caderno físico?

  33. Tô meio preocupada,vou fazer o ritual de consagração e segundo leituras você só deve formar um coven após 1 ano e 1 dia de estudo,mas minha amiga disse que ja posso formar um coven com ela pode mesmo? (obs: temos 14 anos)

  34. eu comprei um caderno médio para usar como o meu grimorio,mas não achei camurça ; nem papel veludo então encapei com eva preto tem algum problema;na ora da consagraçaõ oque eu vou dizer sendo que sou¨iniciante¨. você tem como me dar dicas comcretas do modo que eu emtenda perfeitamente, e queria que você meda-se a lista dos deuses e deusas.

    • Gabriel, como vc deve ter lido no texto, aquele foi somente um exemplo de como fazer. Vc escolhe como será seu livro das sombras. Quanto a “lista de deuses”, é impossível… visto que são milhões de deuses… Aconselho que você conheça um pouco das mitologias que sentir afinidade e então busque conhecer seus deuses. Até!

  35. olá, boa noite.
    após ler tudo aqui, creio que fiz tudo errado, meu livro das sombras foi feito por mim, mas a capa, mandei fazer e nela tem um pentagrama de prata feito com um pulseira que meu pai deu a minha mãe, com meu nome escrito, ates deles se separarem, e a consagração eu fiz parecido com a sua. mas na primeira folha, eu escrevi meu nome com meu sangue. e anoto tudo nele… e eu não cultuo um deus, eu e meus amigos o chamamos apenas de “Senhor”… :/ algum problema com isso tudo?

    • Vinicius, o que temos aqui são apenas SUGESTÕES.
      Seu livro das sombras vc usa e faz como bem entender. Bem como cultuar suas divindades: faça a seu modo, de forma que tenha a ver com a sua divindade, use um nome para identificar OU NÃO.

      Bjo!

    • Emile, primeiro estude os ingredientes, ponha uma meta do que vc quer, e aí sim vc poderá escrever seus próprios feitiços.
      Sobre eles “terem” mais força, utilize a natureza ao seu favor : as fases da lua, os horários planetarios, invocação de deuses, orações.

      Agora se vc fala literalmente de escrever num papel para dar mais força, isso não existe. 😀

  36. Bom galera sou programador e crio sistemas web, e decidi praticar a bruxaria em minha vida, não só porque acredito, mas porque deixei de acreditar nas religiões de cunho judaico-cristã, não em Deus mais sim nos homens de cunho religioso que deturpam o que Deus deseja para o homem. Dessa forma ja que sempre acreditei em magia e que os homens não são bons ou mals e sim uma mistura dois dois, mas que claramente deve buscar mais o bem claramente.

    Decidi criar meu Grimorio Online, num servidor com usuário e senha, para que justamente só possam ler aqueles que eu permita que leiam.

    Por isso agradeço esses e outros sites que me ajudaram a obter um pouco de conhecimento para iniciar minha caminhada.

    Quem quiser o mesmo cobro barato, para criar um online, eu criei também um pequeno sistema para encriptar os textos que eu escrevo de modo que somente com a senha será possível ler o material.

    Quem tiver interesse pode me procurar via e-mail franciscosantosinfo@gmail.com

  37. Rosea o que eu não entendi muito bem é como consagrar o livro das sombras se usar o notebook. Acho mais fácil utilizar o “not” mas fiquei com esta dúvida. obrigado.

    • Então… é complicado :v
      Dá pra consagrar, pedir aos deuses que ajudem a fluir seu estudo no notebook da melhor forma, porque não tem jeito, quando estamos no pc/notebook/etc acabamos perdendo concentração e aí adeus foco e direcionamento de energia.

    • É, Nathalya, vai ter que mudar esse pensamento.
      Tudo na vida precisa ser levado com seriedade.
      Se você não acreditar em si mesma, como pode ter sucesso na vida? Se não gosta do trabalho, como pode ser feliz no trabalho? Se não ama uma pessoa, como pode viver com ela? Se não acredita na magia, como ela vai acontecer? 😉

  38. Escolhi fazer meu grimorio no computador, e por isso fiquei um pouco confusa com a parte da consagração.
    Nesse caso não precisa fazer nada com relação à consagrar?

    Comecei a acessar seu site à algumas semanas e está sendo de muita ajuda *-*

  39. Oi Rosea queria algumas dicas sobre rituais para o dia-a-dia. Poderia entrar em contado comigo pelo meu e-mail? Obrigado pela atenção.
    Blessed be!

  40. ro,eu tentei fazer um grimorio só que o deixei de lado.posso fazer outro grimorio e dai retomar o antigo que eu dexei de lado( eu naõ escrevi nele só uns simbolos no interior)?

  41. Olá, Rosea! Bem, tenho duas duvidas. Estou começando a estudar com mais freqüência, então achei que deveria ter um lugar pra minhas anotações. Decidi então fazer meu livro das sombras. Eu o purifiquei somente com a fumaca de um incenso, e mentalizando energias positivas, tbem da certo? Bem, minha segunda duvida. Devo somente encapar meu caderno com esse tipo de papel? Ou posso encapar com folha adesiva ou tecido? E posso usar a cor que preferir? Aguardo resposta. Muito obrigada. Beijos de luz!

  42. Oi eu sou nova .. me interessei mto por magia e gostaria de saber como faço para ser uma bruxa verídica mas eu não tenho livros de magia e não conheço muito sobre qualquer assunto desses … eu ando pesquisando bastante … queria que vc me ajudasse a entender tudo direitinho .. tbm sobre esses deuses que vc falou … quais tipos de deuses ? Não quero parecer mto burra mas quero mto entender ! e n sei a quem recorrer …meus pais não curtem mto esses assuntos

  43. Oe,eu tenho uma duvida,sou cultuador de Wöden,Donar,e Freyr, (Odin,Thor,e Freyr),Mas eu tive tendo uma queda para a bruxaria,comecei á me interessar,eu devo cultuar os deuses da bruxaria? (que nem eu sei quem são,e que eu também peço pra você me citar como respota,os deuses originais wiccanos),ou eu posso continuar adorando Odin,Thor e Freyr,e quanto á isso,existe rituais e feitiços,cânticos,e orações para eles?temo que não pois são muito antigos,mas se tiver pode me avisar?bjs

    Desculpe-me se falei algo de errado,pois meu interesse começou essa semana,e eu estou amando esse estilo de vida de vocês

  44. Eu gostaria de saber se sou uma bruxa ou não?? Sou nova ainda, tenho 14 anos e desde os 12 vejo espíritos e me sinto estranha, como se tivesse uma energia oculta dentro de mim, querendo sair, já tentei feitiços simples, na verdade mantras, como o de invocar tempestade e outros, e na maioria das vezes deu certo, sinto – me conectada a natureza quando estou proxima a ela e muitas vezes tive sonhos que tornaram – se realidade e queria se vc podia me responder isso!!!
    Adoro seu blog

    • Oi Joana!
      Todos temos o poder dentro de nós, vai de você desenvolvê-lo e aí sim será bruxa 😉
      Ver espíritos é um dom, mas nada tem a ver com “ser bruxa”. Recomendo conversar com a Peregrina dos Mundos para isso (peregrinadosmundos@gmail.com).
      Seja bem vinda! 😉
      A natureza está conectada a nós e nós a Ela.

  45. Oieeeeeee Rosea, tudo bem? Uma dúvida, no grimório, é tudo escrito a mão ou pode tirar cópias e colar, por exemplo, tem a a correspondência dos signos, se eu quisesse imprimir e colar no grimório para não perder os desenhos dos signos, eu posso fazer isso? Obrigada.

  46. AN ? COMO ASSIM ? FEITIÇOS ? MAGIA ? ESSA ESTRELA LA E SATANICA . O QUE VOCE E ? MDS DEUS ? FEITIÇOS … QUE FEITIÇOS , GOSTARIA DE ENTENDER MAIS SOBRE ISSO .

  47. Olá, Rosea!
    Tô por aqui, sempre estudando! ^^

    Eu gostaria de saber como posso ter conhecimento do meu mapa astral?
    Eu já pesquisei no Google, mas gostaria que vc me recomendasse algum conteúdo seguro.
    Muito obrigada!

  48. Oi Rosea,quando a capa do grimório já tá velhinha se desfazendo,a gente pode fazer uma capa nova e depois consagra o grimório de novo?E o que fazer com a capa antiga e acabadinha podemos jogar fora?

  49. Oi Rosea, pensei em usar um fichario como Livro das Sombras, assim me organizo por temas (panteoes, tabelas, receitas, etc) e posso adicionar folhas quando for preciso. Manter em cadernos separados feiticos, rituais, oracoes e o Livro dos Sonhos. Sou meio perfeccionista rs.

  50. Oi .. vc poderia dar outra dica pra consagrar ele? Eu achei o seu legal mas nao achei o incenso de girassol , procurei numas 3 lojas ‘-‘ eu tenho um de alecrim (protecao e limpeza espiritual)poderia usar ele? E a vela branca eh aquela comum? Ja acompanho o blog a algum tempo , eh minha maior referencia

  51. oi Rosea lindo dia para você

    Gostaria de saber se você conhece ou pode me indicar alguma loja ou site para comprar uma caneta de pena para escrever no meu livro das sombras.

    Acho que a escrita com pena torna o livro ainda mais especial para mim.

    abençoada seja

  52. Todas essas pessoas, com todas essa experiencias sobre grimoroos! ^__^

    É bom sabee que eu nao sou o unico! Alias, eu comecei a escrever no meu pc o “Wild Spirit Thoughts” onde eu colocquei muitos pemsamemtos meus, incluindo tudo o que voce pode imaginar. Ele ja tem uns 5 anos… eu estava escrevendo meu BoS sem saber? O_____o

  53. Oi! Adorei seus textos! Só tenho uma dúvida, eu ganhei um caderninho a muitos anos e nele eu andei anotando tudo, textos, músicas, poemas e mais tarde acabei anotando feitiços, poções, festivais mas a intenção, desde de que o ganhei nunca fora transforma-lo num Grimorio.
    Ele é muito especial pra mim e eu gostaria de saber se consagra-lo do jeito que ele esta, sem mudar nada, nem arrancar paginas ou coisas do tipo surtirá algum feito.
    Obrigado pela atenção e parabéns pelos textos!

  54. estou começando na bruxaria e tinhas muitas duvidas e seu blog é fantastico amei pra quem esta começando ele ajuda muito obrigada Rosea….bem melhor que muitos cursos caros ai

  55. Oi Rosea! Eu quero muito criar um grimório para mim, só que tenho duvidas, você esclareceu muitas mas continuo com umas… Eu queria saber (se você não se importar, ou achar rude você não precisa fazer!), você podia mês passar seu whatsapp kkkkk, seria muito bom ou qualquer outra rede social (além do e-mail) para que eu possa fazer minhas perguntas! Obrigado

    • Olá!
      Gabriel, disponibilizo o blog, esse espaço nos comentários – que sempre respondo o pessoal – e o e-mail. Já tive problemas em add pessoas em perfis pessoais e não quer ter novamente 🙂
      Qualquer pergunta, pode mandar aqui mesmo.

  56. Comecei a pesquisar sobre essas coisas hoje, adorei o texto e reti muita informação….
    Mas ainda tenho muito a aprender… Ainda bem que tenho um tio e uma tia meu que praticam essas coisas para me darem dicas e ao mesmo tempo me ensinarem….

  57. Rosea eu visitei seu blog hoje pela primeira vez e amei ele *–* parabens!
    …Bom, eu queria fazer um grimorio e pelo que entendi o conteudo pricipal do livro sao as magias, certo? Eu so nao acredito nesses deuses todos, eu acredito em ceu e inferno. Queria fazer um livro falando sobre magias, alguns rituais, sonhos, simbolos, significados e coisas do tipo… isso ainda seria um grimorio?

  58. Rosae, estou começando à criar as minhas próprias egrégoras…
    Se eu for anota-las em um caderno, ele é considerado um grimório? É preciso consagra-lo?

  59. Eu baixei um livro da internet e eu o imprimi. Ele tem 25 páginas, as páginas impressas, eu o furei ao lado com uma perfuradora e o encadernei com broches, eu também preciso consagra-lo?

  60. […] Aí você vai me dizer “Mas Rosea, como assim usar meu notebook e outros meios tecnológicos?” – Meus caros, vocês não são obrigados a fazer isso. Mas, pense comigo: […] e se você fosse uma bruxa da Idade Média e não tivesse um Livro das Sombras?[…]

    Se eu fosse um bruxo da idade média, não existiria notebook! o.O
    O Que é que eu usaria se eu fosse da idade média, se não existiriam notebooks? :O
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK 😀

  61. Olha como esconder bem o grimório;
    1- Esconda bem em seu quarto
    2- Tranque seu quarto com a chave e cadeado.
    3- Coloque a sua chave e cadeado dentro de um cofre
    Pronto, o grimório está bem escondido no seu quarto que está com a chave e cadeado dentro do cofre;
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK 😀

  62. Oi, Linda Rosea…!
    Realmente não te esqueceste de nada…, tudo bem explicado, caracterizado…, divulgado. O grande misterio de um aprendizado está no prazer de ensinar…!

  63. Oi Rosea os símbolos dourados que você fez em alto revelo, usou que material pra fazer? É alguma cola com glitter, algum outro material?

    Seu site é lindo, mesmo para que não é da wicca, ou da bruxaria tradicional.
    Parabéns!

  64. Rosea, muito obrigado por compartilhar as coisas que você aprende. Frequentemente faço referência à esta página na comunidade do G+. Inclusive esta postagem também será compartilhada lá… ^_^
    Muita paz para ti…

  65. rósea ,gostaria de perguntar o seguinte : se eu quiser fazer um caderno somente para amaldiçoar alguém eu poderia?
    tipo somente eu escrevendo o nome da pessoa ,e se puder, poderia me dizer como fazer

  66. Eu tenho o meu e ainda bem que em casa eu digo “por favor não mexa”, então fica ali intocável, mas a bruxa que não tem isso em casa vale fazer um esforcinho também, porque acho que ninguém fica revirando as coisas alheias o dia todo, todos os dias né? As vezes Rô algumas pessoas não colaboram consigo mesmas.

  67. Oii Rosea ! Poxa seu blog esta me ajudando muito !! Bom, eu tenho uma duvida, tenho varias na verdade hahahah. Mas veja, eu comprei um caderno de tamanho médio, para poder levar comigo sempre. Mas eu não teria como enfeita-lo por fora, a capa dele é um azul escuro lindo que me lembra o céu ! e cheio de flores, ele de alguma forma me lembra um objeto magico, E eu queri muito usa-lo como meu Grimório, teria algum problema?
    E quanto o Fergus cobrou do seu ?
    É velhor que eu compre um proprio ?
    obrigada desde já !

    • Alice, não tem problema algum usar seu caderno como grimório do jeito que ele está.
      Quanto ao grimório que comprei se bem me lembro paguei apenas 55 reais 🙂

      E não, não é “melhor” você comprar nada. Use qual você preferir. Eu tenho dois: um que eu fiz e outro que comprei porque achei lindo demais. Cada um uso para um propósito.

      Beijinhos!

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.