No capítulo anterior falamos sobre criar o próprio feitiço, e aqui falaremos sobre como/quando usar feitiços prontos – escritos por alguém (livros, internet, amigos).

Foto: Rosea Bellator - Ritual na praia em Santos/SP
Foto: Rosea Bellator – Ritual na praia em Santos/SP

Vamos observar o bruxo Leo novamente.

Leo ainda é iniciante, mas já criou um feitiço próprio para livrar-se de alguns problemas. Agora ele quer um ritual, que é algo complexo para se criar, portanto ele decide pesquisar em livros e até mesmo na internet.

Antes de tudo, Leo precisa saber que tipo de ritual ele quer ou precisa e para qual finalidade. Ele analisa bem a própria situação e percebe que um ritual de cura seria o ideal, já que anda um tanto triste e está ficando gripado com frequência. Sabemos que na maioria dos rituais invocamos algum deus ou deusa, e isso é o que torna o ritual poderoso e perigoso também. Após pesquisar com cuidado, Leo escolheu um ritual que tem as seguintes características:

– o ritual serve para curar espírito (para curar suas tristezas dos últimos dias e por curar o espírito consequentemente curará sua gripe frequente).

– o ritual invoca um deus que lhe é familiar e que já estudou muito sobre: Dionísio. Leo sabe que Dionísio é um deus alegre que sempre está com o espírito feliz e é essa felicidade que Leo quer. Como sabemos os males de nosso corpo se dão por conta de males no nosso espírito, curando o espírito curaremos nosso corpo.

– o ritual envolve poucos ingredientes e não tem nada desconhecido para Leo.

Pronto, nosso bruxo achou o ritual que precisava.

Decidido, ele copia o ritual para uma folha a parte e o estuda sem pressa para poder fazer tudo sem erro. Assim que termina de estudar e se sente apto, Leo organiza tudo para não faltar nada depois que começar, ele sabe que uma vez iniciado o ritual não se pode ter interrupções.

Ele começa dispondo os ingredientes e seus instrumentos e só então ele abre o círculo e inicia. Faz tudo exatamente como está descrito no livro. Ao final, ele se lembra de que Dionísio é um deus que gosta de música (alias, é um deus das festas) e começa a cantar e a dançar de seu jeito, como se sente a vontade e sente prazer de verdade. Enfim, ele agradece e fecha o círculo, fim do ritual.

Esse ritual provavelmente dará certo, porque? Vamos rever tudo que Leo fez antes de usar um feitiço feito por outra pessoa:

– antes de tudo, uma pesquisa para saber a real necessidade.

– uma pesquisa sobre os ingredientes e instrumentos. É necessário saber o significado de tudo que se usa. É necessário saber o porquê de cada coisa citada pelo autor. Porque o autor colocou esse ingrediente ao invés daquele?

– Leo já tinha conhecimento sobre o deus que invocou para o ritual de cura. E mesmo que não tivesse conhecimento, Leo deveria estudar antes de invoca-lo.

– iniciou abrindo o círculo com total concentração e não permitiu interrupções.

– foi seguido exatamente como descrito no livro que retirou o ritual.

– foi tudo feito com calma, seriedade, concentração, fé e prazer.

– Leo finalizou o ritual agradecendo da forma que agradaria Dionísio (e muitos outros deuses): dançando, cantando, feliz.

– antes de sair ele agrade e fecha o círculo – fim do ritual.

Portanto, se for usar algum ritual feito por qualquer pessoa, descrito em qualquer lugar, pesquise sobre tudo que se exige no ritual. Procure conhecer o deus/deusa[bb]ou qualquer outro ser que for invocado antes.

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Outros textos:

Veja a Parte 1 desse artigo:  A Arte da Bruxaria (Pt.7) – Introdução aos Feitiços e Rituais (Pt.1)
Veja recomendação de livros: Recomendação de Livros
Veja feitiços e rituais: Feitiços e Rituais

71 COMENTÁRIOS

  1. Olá rose. Boa tarde. Hehe, sou médium de incorporação na umbanda, e gostaria muito de ser um bruxo, e eu queria saber se eu sendo da umbanda poderia me tornar um bruxo? Já lí todos os artigos de como se tornar um bruxo e ví a parte que um bruxo pode ou não ter um deus, deusa ou deuses e fiquei em dúvida por isso vim te perguntar! Ficarei grato e ansioso por sua resposta. Um grande abraço.

  2. Olá, tenho 18 anos e Eu acabei de descobrir q sou uma bruxa rs, tudo q envolve bruxaria mexeu muito comigo e eu queria aprender mais sobre, vc pode me ajudar ?

  3. Rósea sobre criar feitiços : eu preciso de velas e coisas assim, ou posso simplesmente fazer o sinal do pentagrama sobre o rosto e dizer algumas palavras(que nem quando um cristão faz o sinal da cruz e diz “deus que me livre” pra afastar alguma tragédia)?

  4. Olá.. me familiariazei com vários textos seus, já fui em várias religiões para ver se consigo me encontrar em alguma delas, e em todas que fui sinto um vazio, que falta alguma coisa. E com os seus textos sinto vontade em aprender e descobrir o meu caminho. Se puder me ajudar desde já agradeço.. bjos

  5. Oi Rosea! Acompanho o blog a pouco tempo mas já decidi que é ser bruxa que eu quero. Enfim, minha amiga também está interessada e ela infelizmente está mal falada e com fama de rodada 🙁 E eu e ela queriamos saber o que fazer pra tirar essa nuvem negra da vida dela e que ela fique protegida de línguas maldosas. Desde já agradeço, amo seu blog e o canal <3 <3

  6. Ola, estou achando seu blog muito bom, mas tem um problema, por que todos os feiticos e rituais sao com deuses? Eu nao acredito neles, embora eu adore a bruxaria e queira comecar a utiliza-la, mas nao queria utilizar deuses, pois nao acredito neles, o que faco?

  7. olá querida, bom sempre achei muito interessante o tema ”bruxaria” mas nunca soube exatamente do que se tratava, hj tenho 16 anos e acho que é o momento da minha vida ideal para achar a minha ”religião”, estou estudando seu blog e puxa está me ajudando mesmo! ao decorrer da minha leitura percebi que ser bruxa realmente é algo que já nasce conosco, várias coisas eu me vi e compreendi do por que ser assim!
    gostaria de saber se existe algum local onde eu encontraria outros bruxos e bruxas para me auxiliar nessa jornada? ou até mesmo um grupo virtual? desde já agradeço <3

  8. Saudações
    Estou muito interessado em conhecer e me iniciar na bruxaria tradicional , gostaria de saber se existe algum covem serio no Rio de Janeiro que eu possa entrar em contato.
    Muito obrigado.
    93
    Atenciosamente
    Andre.

    • oi rosea estou igual o andré sou iniciante ainda estou lendo algumas coisas e queria saber se vc conhece um coven no rio.. e outra.mesmo se eu não entrei em um coven eu posso fazer algum feitiço? me disseram que não era mto indicado..sem um professor pra ensinar sabe.queria saber.. obrigada

  9. Adorei e quero aprender mais me avisa sobre novas publicações. Agora que eu sei o há comigo e eu estou aprendendo a controlar as coisas ficaram mais faceis pra mim .é bom saber que não sou louco, já consegui curar minha filha e milha esposa foi mordida por um inseto o veneno começou a se espalha eu coloquei a mão e canalizei a energia da terra consegui curar ela tem medo disso então disse que orei.obs. quando eu tava curando minha filha ela me perguntou ,por que minha mão estava quente e brilhando? Acho que ela pode ter o dom tb.não sei como explicar isso a ela já que ela só tem 8anos.

  10. Olá, queria pedir uma coisa. Eu sempre tive uma curiosidade sobre feitiços e rituais mas nunca quis pesquisar sobre eles, por isso quando eu queria alguma coisa eu os fazia sem saber se era correto ou não. Eu resolvi fazer um bem simples e algumas coisas deram certo e outras deram erradas. Bom, uma vez veio na minha escola uma dupla de mulheres ensinando sobre a cultura africana e elas estavam ensinando a fazer bonecas de pano simples, que suas mães faziam para as crianças brincarem e por algum motivo eu gostei e quis aprender a faze-las. Eu e uma amiga fizemos por brincadeira de colocar o nome da pessoa que nos estavamos gostando dentro da boneca e apesar de não ter dado certo, persebi que por acaso eu acabava ficando de frente a ele por mais longe que a gente fosse ou para qualquer direçao que nós ia-mos. Eu senti isso, e acho que era a minha vontade de vê-lo que tornava aquilo real. A poucos dias eu fiz a mesma boneca de pano e coloquei dentro dela varios papeis com palavras em vermelho, paz, amor, saude e varias coisas boas, e junto coloquei um papel com meu nome e data de nascimento e guardei a boneca. Como eu disse, algumas coisas deram certo e outras erradas, como por exemplo: eu fiquei dez vezes mais fragil como se tivesse sido abandonada por varias pessoas que queria por perto, mas tambem, começei a sentir uma paz interior capaz de preencher qualquer falta por sentimentos bons, eu nunca havia sentido isso antes, e aquela sensação de vazio na alma sumiu tambem. O problema é que eu não agradeci, mas quando fiz a boneca, não pedi a nenhum deus/deuses, e mesmo sentindo que deu certo não sei como ou a quem devo agradecer. Se puder me dê sua opnião, desde ja obrigado.
    Aprendi muitas coisas aqui, parabens pelo trabalho.

    • Bom dia!

      Apenas baseado no que me disse, vamos lá:
      Ainda que não tenha pedido a ninguém, se você sente que deveria agradecer (afinal você mesma disse “O problema é que eu não agradeci”), agradeça. Uma sugestão simples: acenda uma vela branca, agradeça a universo e aos seres de luz que te ajudaram. E só. Deixe a vela queimar até o final.

      Tem gente que fala assim “tem brincadeiras verdadeiras”. Ou seja, você só foi fazer a boneca “por brincadeira”, mas se no seu coração houve real intenção, então não foi somente brincadeira. Se o rapaz não está com você, é porque não quer. Se o nome dele ainda estiver na boneca, retire. Ainda que fraco, trancafiar nomes por amor não é uma boa ideia.

      Abraço!

  11. muito bom seu site tão didático e simples agradeço muito por disponibilizar informações para nós leigos( comecei praticamente hoje rsrs) mas quero ir a fundo nesse assunto , você será de grande ajuda obrigado ,sou muito materialista qual seria o Deus certo para esses pedidos ? ,caso você já tenha falado em algum post não precisa responder pois vou ler todos os posts rsrs .

    • Rafael, não se “indica” deuses como se indicam remédios, rs
      Você vai ter que se desenvolver primeiro e aí sim irá aparecer pra vc qual energia, qual deus/deusa tem mais a ver com você 😀

      Agradeço o carinho pelo blog <3

  12. Eu ainda nao entendo direito como usar o caldeirão, vc fez alguma pagina ensinando ? se sim poderia me mandar o link ? Obrigado
    (vc escreve muito bem, e estou muito empenhado nisso tudo, tomando cuidado, e sempre pensando antes de agir, e vivendo o dia dia observando tudo, graças a suas aulas…)

  13. Olá,adoro seu blog e leio sempre que posso,vc passa uma energia muito boa em seus posts,da pra sentir que faz com carinho!
    Eu não sou bruxa,mas desde criança me interesso pelo assunto,agora penso em estudar mais,mas nunca havia conhecido uma bruxa pessoalmente,mas esse dias,conheci uma que vibrava energia,era linda,não sei explicar! Aí tomei coragem e pedi se era bruxa,e que gostaria de aprender sobre o assunto,pois sentia que seria importante,então ela foi um amor,falou comigo,e do nada disse que cozinhar era uma forma de magia,mas na hora estava tão entusiasmada,que não pedi como ela sabia que eu AMO COZINHAR e pra mim é libertador,me faz bem,consigo passar o que sinto pela comida,eu converso com a comida,acredite se quiser!
    Ai te pergunto,pesquisei um pouco e li que tem bruxas de cozinha,o que pode me dizer sobre isso?
    Desculpe o jornal,rs… e obrigada!

      • Amei,obrigada! Fiquei feliz por não ser louca em conversar com a comida,kkkk.
        Mas não conversava da forma correta e agora sei como fazer.
        Mas queria saber no caso de receitas pronas,dessas que vamos seguir,de livros,tem muitos ingredientes,eu posso escolher um ou mais que foquem no que preciso passar com a comida e falo as palavrinhas mágicas? Isso?
        Pq até posso criar receitas,mas como faço muitos cursos,prefiro seguir a receita em sua maioria até aprender mais,acho que é como na bruxaria,mudar muito sem saber pode dar problemas!
        E vc acha que posso ser uma bruxa de cozinha? Isso de falar com a comida e até com as panelas elétricas me deixaram confusa,talvez leve jeito pra isso!kkkk.
        Obrigada pela atenção,beijos.

  14. Oi Rosea Bellator, eu tenho 11 anos e desde agora começei a ,e enterresar por magia! Mas não conheço nenhum outro bruxo ou bruxa. Então eu queria saber se nos podiamos conversar por email ou coisa parecida! dede de já agradeço, que a Deusa a abençoe.

  15. Oi, Rosea!
    Tudo bem? Estou criando um blog para comentar minhas experiências como bruxa. Posso colocar o seu como indicação entre os blogs que sigo?
    Obrigada! Blessed Be.

  16. Olá Rosea Bellator, ainda não sou um bruxo , apenas ainda estou curioso mas fiquei pensando quando, o porque de abrir o circulo, e depois leo fecha o circulo no fim , mas como assim fechar o circulo ? e feito outro circulo e ? Obrigado, adorei seus posts

  17. Eu gostaria de fazer algumas perguntas, será que podia ser por e-mail ou whatsapp? Juro que não vou incomodar muito haha só quero saber algumas coisas importantes para mim.

    • Sany, uma dica legal é arrumar um vaso com arruda e colocar na casa de vocês. Ou, caso não dê para fazer isso, anote o nome da sua irmã em um papel e enrole em uma hematita e esconda em algum local onde somente você saiba onde está. Não esqueça de, antes de esconder, pedir ao universo que sua irmã fique bem e fique longe de quem deseja o mal à ela.

  18. Querida Rosea, mto obrigada pelo esclarecimento, entendi sim. Eu acho q toda vez q eu fazia um feitiço misturava com ritual, estou atenta a seus ensinamentos, estudo tudo o q cai na minha mão kkk, pena q me falta tempo pra total dedicação. Bejos

  19. Querida Rosea, eu tenho apenas 2 anos de estudos não intensivo, e eu ainda confundo um ritual com feitiços. Eu sempre entendi que para fazer um feitiço, era necessário abrir o circulo, chamar os guardiões e invocar a Deusa ou o Deus (ou ambos). Agora lendo sua postagem percebi q o Leo (personagem) não abre um circulo para fazer o feitiço, faz isso apenas no ritual. Então vc pode por favor me esclarecer melhor a diferença entre um feitiço e um ritual?Blessed be.

    • Olá Silmara! Que bom que percebeu isso! A bruxa deve ser muito atenta mesmo! Segunda-feira continuarei sobre feitiços e rituais e explicarei as diferenças de forma mais completa, mas explicarei aqui de forma resumida: o ritual é sempre BEM mais complexo, utiliza de forças mais poderosas como elementais e deuses, exige total concentração e por isso abrimos círculo (para que nenhum mal entre e as energias não se dispersem). Um feitiço é algo mais rápido, que você só usaria as forças da natureza, como por exemplo: acender o caldeirão e queimar ervas para atrair prosperidade. Entendeu?

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here