No post anterior falamos o que é energia, vontade, magia, fé e como tudo isso funciona. No final, ficamos ainda com uma dúvida: se a energia é tão importante, porque para fazer um feitiço precisamos de ingredientes específicos? Pois bem, isso é o que veremos agora.

Ao ler as histórias de Circe podemos ver que sempre foram usados diversos ingredientes diferentes na bruxaria, mas que sempre a bruxa tinha que ter grande poder sobre si mesma.  Obra de John William Waterhouse, Circe oferecendo uma xícara para Odisseu.
Ao ler as histórias de Circe podemos ver que sempre foram usados diversos ingredientes diferentes na bruxaria, mas que sempre a bruxa tinha que ter grande poder sobre si mesma.
Obra de John William Waterhouse, Circe oferecendo uma xícara para Odisseu.

Como já foi dito, tudo é energia. Toda a energia pode ser dividida como no Yin Yang, positivo e negativo, deus e deusa, ativo e passivo e por aí vai. Ambos os lados são importantes e carregam características únicas. Vamos tomar como exemplo coisas fáceis de identificar como característica. Camomila. Você já deve ter ouvido falar dessa planta. É muito utilizada para acalmar a mente, o corpo, ansiedade, também ajuda a dormir mais levemente. Com essa planta podemos fazer chás, incensos, aromatizantes, biscoitos, geleias e muito mais! Portanto sabemos que as propriedades da Camomila são basicamente passivas, tranquilizadoras. Como você acha que essa planta reage na magia? Imagine que você precisa de um feitiço para que sua filha fique tranquila antes de ir para uma entrevista de emprego. Além da sua força de vontade, fé e energia, para que a magia seja corretamente direcionada com o efeito desejado, você precisará da energia da Camomila (lembrando que esta não é a única planta com poderes tranquilizadores). A Camomila (natureza) se juntará a você no momento de direcionar a energia (magia) para sua filha para que ela fique calma (efeito da sua vontade somado à energia poderosa da natureza). Ficou fácil agora?

Não é tão complicado como possa parecer. Os ingredientes são importantes da sua forma. Por outro lado, você pode ter várias ervas diferentes para um fim e não alcançar o efeito desejado, pois você não utilizou sua força interior (vontade, energia, fé). A Natureza, como disse, é neutra, porém poderosa. Para conseguir utilizar essa força você precisa se empenhar, nada de esperar que os ingredientes façam todo o trabalho sozinho.

Entram nessa categoria de ingrediente: ervas, cristais, metais, animais, frutas, vegetais e outros do tipo. Utilizamos também para conseguir alcançar nossos objetivos na magia outras coisas, também no mesmo patamar dos ingredientes: instrumentos como varinha, athame, vela, etc. Como podemos classificar o que é mais importante:

  1. Força interior + Força da Natureza/Universo/Deuses;
  2. Ingredientes e Instrumentos;
  3. Técnicas de Magia.

Porque eu coloquei a Natureza juntamente com o Universo e os Deuses? Bom, nossa energia de certa forma é caótica. Não é puramente nem positiva nem negativa. O ser humano é uma mistura de sensações, medos, amores, devaneios, certezas e incertezas. Somados completos por si só, mas nos bloqueamos e muito dificilmente conseguimos de verdade entender isso. A nossa mente e alma são grandes desafios que precisamos vencer antes de conseguir qualquer coisa na magia sem a ajuda de outras energias além da nossa. A nossa Força interior é grande o suficiente para conseguir atingir outras energias, conseguindo atingir outras energias, como a da Natureza, que é puramente neutra, ou do Universo é um espelho, ele nos entrega o que pedimos, e os Deuses são puros ou não, cada um da sua forma. Nós buscamos o que pede a necessidade. Por exemplo: Clarice quer perder peso, mas acha isso impossível. Ela sabe que precisa fazer exercícios para conseguir atingir o objetivo, mas Clarice não consegue ter força de vontade o suficiente devido a alguns problemas como vergonha por ser gordinha, medo de ser rejeitada em uma academia e sofrer bullying. O que a Clarice pode fazer? Ela pode recorrer à Natureza, onde encontrará energias ativas que lhe encha de coragem e força de vontade a fim de emagrecer. Pode recorrer ao Universo com mantras e invocando o desejo. E pode também recorrer aos deuses. Existem diversos deuses: da guerra, do amor, da inteligência, do ódio, da esperteza, do otimismo, da sabedoria, brincalhões, entre outros. Clarice pode invocar a energia de um deus/deusa ativo, otimista, do elemento fogo (vontade), que só descansa quando atinge seu objetivo. Pode também invocar um deus/deusa da beleza, é simples perceber que se Clarice quer emagrecer é porque não se sente bonita. E apode ainda recorrer a algum deus/deusa da saúde – estar obeso é sim prejudicial à saúde, e se alguém precisa de ajuda, um deus/deusa não iria se recusar por uma boa causa. Por fim, não faria qualquer sentido Clarice invocar a energia e/ou presença de um deus da Guerra, da Inteligência ou Amor para esse fim, não é mesmo?

Portanto vimos hoje a importância de outras energias além da nossa própria dentro da Magia. Somos seres poderosos, porém muitas vezes inconscientes da nossa força interior. Na Bruxaria precisamos de uma conexão com algo para poder alcançar a Magia, seja com a Natureza[bb], com o Universo, com os Deuses.

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Veja mais posts sobre a Arte da Bruxaria

Parte 1  – a arte da bruxaria

Parte 2 – bruxaria é religião?

Parte 3 – quem é o bruxo?

Parte 4 – o que é magia?

Parte 6 – as artes divinatórias (introdução)

Parte 7 – feitiços e rituais (parte 1)

Ver mais continuações

51 COMENTÁRIOS

  1. oi boa noite
    adorei seu blog e consegui tirar algumas duvidas de como me tornar um bruxa, porem nao sei por onde começar pode me dar uma dica ??
    me interesso muito por cartas e feitiços

  2. Me indentifiquei muito com tudo, agora sei que tudo que sinto tem explicação… Sei porque me sinto muito diferentes das outras pessoas… pode me ajudar?

  3. Eu acho a magia muito interessante . Estou estudando mais sobre .
    Porém minha dúvida é , eu terei que usar mesmo animais ? Pois sou ativista animal . Terei que mudar por exemplo meu jeito de ser ou minhas virtudes nesse aspecto proteção animal ?

  4. Boa noite,
    Rosea tem algum livro para indicar que fale mais sobre os deuses e quem são? Me identifico com vc sobre curiosidade eu não consigo para de ler uma coisa chama a outra e qdo vejo estou lendo tudo. rs

    Obrigada

  5. Rosea – gratidão, essa é a melhor palavra para expressar o que sinto por ter encontrado seu blog.
    Acho que sempre tive um “pezinho” na bruxaria, um pouco diferente de você, minha paixão sempre foi (e é) astrologia; enquanto religião me tornei espirita há mais de 20 anos e sou apaixonada pela natureza em si e pela natureza humana tb (professora de história).
    Juntando tudo isso, pode parecer confuso, mas na minha cabeça faz todo sentido, é como se uma peça fosse se encaixando na outra, até eu chegar onde desejo – ser uma bruxa de fato.

  6. Olá.. Meu nome é Thalia e eu gostaria muito de entrar em contato com vc o dono(a) da página…pf quando puder fala comigo…
    P.S.:você irá se interessar muito

  7. Olá, preciso muito de sua ajuda. Fui criado em uma religiao evangélica. Porém comecei a me interessar muito pelo ocultismo, e estou indo a fundo. Meditando, usando pedras para me energizar em e tudo mais.
    Porém a ajuda que eu queria pedir é uma experiência, estava meio acordado e meio que dormindo após uma meditação, foi quando consegui ver uma mulher nua, grávida sorrindo pra mim, foi quando eu comecei e entrar em um transe e derrepente ouvi uma mulher me chamar, e sai do transe. Por favor me ajude, preciso saber quem é está moça.

  8. ola gostei de tudo que li você é encantadora mas gostaria de lhe pedir um favor sabe alguma bruxaria ou simpatia que tenha dado ressoltado precisava de uma para trazer minha mulher para mim estaria mais perto dela e minha filha

    • Avelino, todo feitiço tem seu poder. Mas magia não é como remédio: só engolir um comprimido e pronto. Tem o preparo da pessoa, que são nossos estudos e lapidação diária de nossa fé.
      Há diversos feitiços de amor no site, tente fazer o que vc sentir que tem mais a ver com vc, e faça com fé.

  9. como você diz em varios posts, você tem uma amiga que é bruxa também… tem alguma forma de eu descobrir se as pessoas ao meu redor sao bruxos (as) também?
    bjos

  10. Oi!
    Estou amando tudo que leio.
    Tenho 42 anos. Sempre gostei de esoterismo, mas agora, devido a alguns problemas na vida, tenho me interessado muito mais pelo assunto. Me fascina saber sobre bruxaria, magia. Já li bastante coisa e com a fé que tenho, sinto que algo já está mudando em mim. Hoje mesmo me concentrei, usei toda energia positiva e logo recebi uma notícia que me alegrou muito. Algo que queria que acontecesse, aconteceu. Na mesma hora percebi que foi porque me concentrei no que queria e usei de toda energia positiva para que tal coisa acontecesse. Muita leitura, muita fé, perseverança, meditação e paciência. Esse é meu lema pra conseguir ser uma grande bruxa.
    Obrigada pelas dicas.

  11. Oi, estou com uma dúvida sobre os rituais , antes de terminar o ritual eu posso fazer uma oferenda para os espíritos da natureza e para os deuses mencionados no ritual, ainda com o círculo aberto? E você poderia fazer uma lista de objetos “preferidos” pelos deuses?

    • oi, Gio!
      Não tem essa de lista, são trocentos de milhares de deuses rs e infinitas possibilidades, dependendo do que se pede, etc
      mas sim, pode sim oferenda sim, a qualquer momento.

      Dá uma lida sobre os seres que deseja cultuar e assim vai entender como ofertar, etc.

  12. Olá, meu nome é Adriana, tenho 41 anos sou do interior de Maceió de uma cidadezinha com o nome de Palmeiras dos Índios. Fui criada na religião católica mas sempre questionei as doutrinas da mesma. Sempre me identifiquei como as doutrinas que envolvem energia e espiritualidade só que nunca fui atrás por conta da religião na qual fui criada, talvez por medo de um senso comum que foi enfeitado em mim desde pequena. Rescentemente fui surpreendida com um problema de saúde no qual me fez pensar em me descobrir, sinto-me perdida preciso de ajudá.

    • Olá Adriana!
      É sempre assim rs
      Seja bem-vinda a este espaço, sinta-se à vontade para estudar conosco.
      Ninguém pode prometer a resolução de todos os problemas, mas segue a orientação: ouça os deuses, fale com eles. A resposta vem.

  13. Olá, gostei muito desse post, vc é muio inteligente Srta. Belator, seu conhecimento sobre bruxaria é muito grande, espero aprender mais sobre magia e bruxaria, vou visitar sempre o seu blog, estou verdadeiramente impressionado por magia, principalmente depois que descobri como usar minha energia para melhorar/curar a dor das pessoas (só não descobri como curar a minha rsrs).
    Espero aprender muito com vc!
    Abraços! Juninho.

  14. Olá! Eu quero parabenizar você por tudo o que faz pelas pessoas, para ajudar a encontrar elas, e saber sobre esse novo mudo da bruxaria. Estou muito interessado sobre isso, pretendo me tornar um bruxo, mas tenho algumas dúvidas 🙂
    Sobre a conexão com alguma coisa relacionada a fé, eu não sinto que ainda tenho essa conexão, como posso conseguir? Eu sou espírita e acredito muito na minha religião, acredito nas energias como você disse pois na minha religião energias também se envolve, isso é algum tipo de conexão? Eu sou muito sensitivo para isso, eu já passei um dia todo chorando, com medo e pensandoem coisas tristes e loucas e descobrir que era porque estava prevendo que algo ruim ia acontecer, dias depois eu fui assaltado. Espero que isso seja algo de ajuda para esse meu conhecimento e aprimoramento sobre a bruxaria!
    Obrigado por compartilhar o que você sabe com a gente, já estou amando o blog!! Muito booom! Obrigado Rosea!

    • Olá Gabriel!
      Fico feliz pelo carinho com meu trabalho <3

      Sim, isso que você mencionou é sim uma conexão rs. Na verdade querido, todas as religiões,todos os caminhos mágicos, tudo na vida envolve a energia, pois todos nós e tudo é energia, apenas não usam todos o mesmo termo 🙂

      Beijokas!

  15. Eu gosto muito o jeito qe você explica as coisas! Estou realmente querendo entrar nisso, e você só me faz me insentivar! Parabéns pelo blog, eu estou amando ele, estou me interessando demais nisso. Tenho algumas dúvidas. Eu não sinto ainda conectado em algo, sou espírita, e acredito muito nisso, e principalmente em energia, eu já tive momentos que haviam espíritos obsessores atrás de mim, mas só foi eu passar a me sentir melhor, ir para o o centro espírita, e passar a participar disso, tudo isso passou, me senti melhor e me sentir rodeado de boas energias. Quando eu estava com esses possíveis obsessores, eu sentia medo, tristeza, medo de morrer, do nada, sem motivo algum, pensava em coisas loucas, achava que estava louco e tal. Isso pode me ajudar? E eu tbm estou um pouco inseguro, mesmo assim ainda posso ser um bruxo? Só preciso treinar e ler mais né? Beijos e obrigado por tudo o que faz pelas pessoas. Muita paz pra você Rosea

    • Olá!

      Não entendi o que você quer saber se pode te ajudar, a bruxaria? Se for, sim e não.
      Não adianta fazer algo com medo ou sem envolvimento. Nada ajuda.
      Pode ser bruxaria, pode ser o que for, vai ajudar se você estudar e praticar com envolvimento.
      Ninguém “vira” bruxo do dia para a noite. Vá estudando, praticando, conhecendo. Leva tempo, não é “efeito instantâneo”, ok?
      Você chega lá sim 😉

  16. Quero te parabenizar pela maneira como escreve e sobre o que escreve, estou aprendendo muito com você, é uma ótima professora, é muito gostoso ler seus posts, a leitura flui, passo todos os dias para dar uma olhadinha. Obrigada por compartilhar seu conhecimento! Abraço.

  17. É verdade ,concordo com Luis Ventura , tem que ter fé,a bruxaria é uma arte……qd invocamos os elementos ou em qualquer ritual, não adianta simplesmente montar um altar bonito seguir um ritual do livro das Sombras por exemplo,devemos estudar conhecer a arte ,neste post vç explica direitinho…….a natureza é rica a mãe é generosa ….. e concordo com vç como vç colocou neste post,que na Bruxaria precisamos de uma conexão com algo para poder alcançar a Magia, seja com a Natureza, com o Universo, com os Deuses.muito bom……

  18. Muito legal esse post. O exemplo da Clarisse além de explicar como pode ser usada a natureza explica um dos motivos que tem atraído muita gente para esse universo. E o problema acaba sendo esse mesmo que vc citou: só os ingredientes não resolvem se você não tem fé. E sem fé, não há como fazer um feitiço funcionar na Bruxaria.m não é?

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here