Bruxaria é religião? A meu ver e de acordo com o que estudei: não. Bruxaria é como a carta da Morte no Tarot: nem deveria ter nome. É algo natural que todos usamos ou nos acontece em algum momento da vida. É algo que faz parte de nós, mesmo muitos negando. São necessidades como fazer uma pequena prece, agradecer o belo dia que se está tendo. É fazer um “chazinho” ou “esfregar aquela erva de curar machucado”. Bruxaria é sentir, transformar.

A arte da bruxaria - reflexão
Não se desequilibre com o peso do medo. No que você acredita? Reflita antes de qualquer passo. Obra de John William Waterhouse, Ophélia repousando.

Nem todo bruxo sente a necessidade de venerar um deus, portanto não é certo dizer que bruxaria é uma religião, está mais para filosofia de vida, forma de viver. Tem gente que vê como uma forma de exercitar sua espiritualidade (eu, por exemplo), tem gente que vê como religião, mas não dá pra por como regra.
Do ventre da Bruxaria temos várias religiões, filosofias. Veja a Wicca. Wicca é uma das vertentes da Bruxaria. Tem todos os seus elementos, mas tem o adicional que é: veneração de deuses – portanto uma religião. Há regras, leis. Há rituais próprios, há toda uma sociedade. Há um compromisso muito maior. O bruxo wiccano acredita numa deusa e um deus. Essa deusa normalmente não tem um nome específico, é chamada de MÃE, e é o foco da religião. Existem inúmeros deuses ao redor do mundo, em cada cultura. A Cultura celta costuma se destacar mais, por ser mais próxima das origens da Wicca.

Voltando a Bruxaria. O bruxo também pode acreditar em algum deus, deusa, ou deuses. Pode apenas acreditar nos seres da natureza – mas normalmente como seres evoluídos e não deuses – podem acreditar na força do universo, sem qualquer arquiteto(s) por trás, acima ou abaixo, mas DIFICILMENTE (eu nunca vi) o bruxo será um completo ateu. Ser ateu é não acreditar em NADA que não seja palpável, fisicamente comprovado. Ser ateu não é somente não acreditar em um deus x de uma religião x. O bruxo não nega de forma alguma que acredita em algo mais forte do que ele, que lhe guia. Costuma apreciar e observar a todo momento toda e qualquer coisa.

O bruxo sempre procura uma resposta, seja no oráculo, seja observando as atitudes das pessoas. Alguns atribuem seus oráculos a deuses, uns ao talento e outros às forças cósmicas. Não importa. O bruxo pode ter boa ou má fé (afinal, o ser humano possui as duas polaridades, não?) quando se trata de invocar deuses ou mesmo na execução de algum feitiço e/ou ritual ou dia a dia. Nem todos os deuses são seres de pua bondade, amor, paz. Cada deus tem seu aspecto, suas qualidades e especialidades. O bruxo sabe que não se deve ver um deus como um ser humano como ele mesmo. Deuses têm concepções diferentes das concepções humanas. Coisas que nos parecem absurdas são comuns ou levemente puníveis aos olhos dos deuses. É dever do bruxo estudar os seres que o cerca, que vivem ao seu redor, pois o bruxo, independente se segue alguma religião ou não, precisará de suas energias. Por exemplo: O bruxo que estudou sabe que não adianta pedir amor em sua vida para um deus da Guerra. E mesmo que ele faça suas orações corretas e direcione seu pedido de amor a deus do amor, como Afrodite, o bruxo deve saber se a deusa aprova o pedido. E se for um capricho? E se for pura maldade? E se a pessoa em questão não deseja de forma alguma amar o bruxo? Um bruxo que não segue nenhuma religião ainda precisará dos elementais, portanto ele deve saber onde cada elemento tem maior influência. Outro exemplo: um bruxo que estudou um pouco sobre elementais verá e cara que se precisa de um ritual para riqueza não adiantará muito pedir aos elementais da água. A água é símbolo das emoções, ao contrario da terra que é símbolo do físico. É da terra que sai o ouro, a fonte do dinheiro. Portanto o bruxo deve direcionar seu pedido para os elementais da terra, como os gnomos.

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Veja mais posts sobre a Arte da Bruxaria

  1. Parte 1  – a arte da bruxaria
  2. Parte 3 – quem é o bruxo?
  3. Parte 4 – o que é magia?
  4. Parte 5 – os ingredientes das bruxas
  5. Parte 6 – as artes divinatórias (introdução)
  6. Parte 7 – feitiços e rituais (parte 1)
  7. Ver mais continuações

 

106 COMENTÁRIOS

  1. Uma correção: na verdade, ateu, de fato, é apenas uma pessoa que não crê num deus. Alguém que não crê em absolutamente nada que não seja palpável é um cético 😉

  2. Olá, eu fiquei bastante satisfeita com esse texto, procurei em muitos sites sobre o que é ser bruxaria, se a bruxaria é uma religião e tudo mais. Isso tudo para um trabalho do meu colégio em relação a Religiosidade e Liberdade de Expressão. Minhas dúvidas foram sanadas com esse texto e gostei muito da sua didática! Irei aprofundar mais meus conhecimentos sobre bruxaria. Gostei bastante e tenho um certo interesse nesse mundo.

  3. Oi Rosea,
    Sou de Sampa e gostaria de ser apenas simpatizante, incialmente.
    Já conheço a literatura minimamente, mas nunca me aprofundei. Existe casas ou reuniões por aqui? Obrigado.

  4. Oie Rosea,
    Adoro seus posts e o blog, ja li muita coisa sobre a bruxaria e tambem sobre a wicca, porem sempre fico muito confusa com uma questao… sei que para praticar a bruxaria não é preciso ter uma determinada religião, mas se por exemplo, alguem que se considere da religião espirita sentir digamos o ‘chamado da bruxaria’, como é possivel fazer rituais e feitiços, seguir no caminho da bruxaria, sem ter que cultuar os deuses e deusas pagãos?

  5. Olá. Sabemos de muitas fantasias sobre ter poderes de hipnotizar, levitar, seduzir, etc, mas vc conhece alguém que tenha de verdade ? Eu gostaria de ter, acha possível? Qual é o caminho ?

  6. estou gostando bastante desse estudo sobre bruxaria, ja me interessava pelo assunto a muito tempo, mas agora que resolvi me aprofundar no assunto, tentar me envolver. Obrigado Rosea Bellator.

  7. Olá Rosea kk minhas perguntas estão acumulando desculpe,mas queria saber se posso simplesmente ser bruxo,tipo,posso ler livros sobre bruxaria e colocar alguns feitiços em pratica,sem ser wiccano ou até mesmo iniciado ou auto iniciado em uma tradição??Pois meu objetivo na magia é me melhorar e melhorar as coisas em minha volta… não queria ir tão profundo sabe

  8. Boa noite, logo quando criança eu ja fazia coisas que nao entendia, como ficar fazendo carinho na minha mãe, quando ela estava com dor e logo a dor sumia e eu é que ficava com ela, sonhos de coisas que iriam acontecer.
    Quando fiquei maior, comecei a perceber que quando estava com muita raiva, se falasse alguma coisa ruim para alguem, logo ocorria.
    Ou sentir medo antes de receber uma notícia ruim.
    Com o tempo isto me assustou e fui tentando deixar de lado.
    Hoje tenho pouco disto, mas me sinto mal como se estivesse faltando alguma coisa vital pra mim, fora que ainda sinto muita necessidade de cuidar de pessoas que nao estão bem, mas depois sempre fico muito mal.
    Não sei se isto é parte de ser ou nso uma bruxa mas gostaria dr saber se vc pode me explicar e me mostrar o que devo fazer.
    Desculpem o texto enorme.

  9. Olá! Ficaria grata se respondessem a minha dúvida. Eu poderia dizer que sou uma pessoa sem religião, pois acredito nos princípios de muitas. Acredito em Deus, Jesus, Maria, mestres ascensos, que já vai pro lado do espiritismo, e também acredito nos elementais que envolve o espiritismo e ainda mais o wicca. Isso seria um ato errado? Acreditar em todos esses? Comecei a pensar de maneira mais aberta em relação as religiões depois que conheci um blog, no qual são postadas mensagens em que mediuns recebem dos mestres ascensos, de variados espiritos, Jesus, até dos elementais! Tem como, de alguma forma eu acreditar em todos, oferecer coisas em que os elementais e os deuses gostam, sem problema? Não tenho muito conhecimento nesse sentido, porque sou muita nova, mas adoraria saber, estou meio confusa.

    • Nathalia, os mestres existem. São um grupo de espíritos evoluídos que se juntaram para ensinar pessoas. Elementais existem. São espíritos da natureza. Qual o problema de acreditar neles? Não há problema algum. Somos muitos nesse pequeno planeta, e não tem como atender a todos, por isso os espíritos também tem que ser numerosos, para ensinar a todos o tempo todo.
      <3

  10. Bom dia Rosea!

    Primeiramente, parabéns pelo seu blog. Sempre venho aqui consultar várias informações. Você é uma das poucas bruxas conscientes que “conheço”. Mas eu discordo um pouco sobre essa visão de que Bruxaria não é religião.

    De acordo com algumas pesquisas que fiz, a palavra religião vem do latim “RELIGARE”, que significa religar-se com algo, normalmente com o DIVINO. No entanto, por mais liberdade que a bruxaria pura tenha acerca de dogmas, ela possui alguns princípios básicos que todo adepto deve seguir. Um desses princípios é religar-se a SI MESMO. Pois um praticante de magia, para dominar as energias e influências externas, deve primeiramente saber dominar a si mesmo. Acho que esse é um princípio básico.

    Depois tem o amor e o respeito pela natureza. É um ato de se reconectar, visto que vivemos uma realidade bem diferente dos ancestrais que guardaram e transmitiram os conhecimento sobre a religião. Estamos tão distantes da natureza (no sentido “sentimental”) que, involuntariamente, todo atual iniciante em magia acaba sofrendo um pouco de resistência com alguns conceitos primordialmente abordados pelas diversas escolas que temos por aí.

    Acho que muitos confundem Bruxaria com Magia. Magia é o que se pratica. Ela não está atrelada a uma religião específica. Inclusive, podemos citar até mesmo religiões cristãs que se utilizam de magia e ritualística em suas práticas. A Bruxaria, por mais livre que seja, ainda tem sua doutrina básica a qual, cabe ao praticante adotá-la ou não para sua vida (levando à descaracterização da mesma como religião). No entanto, esses dois exemplos de se reconectar acho que já são suficientes para definir a Bruxaria como religião.

    Por mais que a “devoção” aos deuses seja também um fator muito íntimo e individual, nunca se descarta a necessidade ou apenas a possibilidade de canalizar essas energias para determinados fins ritualísticos. Lembrando também que o respeito ao sagrado feminino e masculino entram nessa lista somando mais um motivo pelo qual Bruxaria deve ser considerada uma religião.

    Recentemente tive acesso a um material de um seminário promovido pela UERJ contando com a União Wicca do Brasil, sobre a visibilidade pagã no Rio de Janeiro. Neste seminário foi abordado o tema “Bruxaria é religião?” e, mesmo a wicca sendo uma neo religião (a qual respeito por seus praticantes SÉRIOS) oriunda da Bruxaria, os mesmos foram capazes de descrever outros porquês de considerar a Bruxaria como religião.

    Enfim… Me alonguei demais nesse assunto. É que eu, como “entusiasta da causa”, luto pelo reconhecimento da Bruxaria como religião. E acho importante expressar informação diferenciada para que as pessoas possam ao menos tentar enxergar, o que hoje chamam de “prática”, de maneira diferente.

    Novamente parabenizo seu blog. Conteúdo muito bom! Sucesso!

  11. Oi, tenho 12 anos e quero aprender bruxaria, tenho deja vus (ñ sei como se escrve) e ñ sei se é um dom, mas quero aprender, sou de Curitiba e quero saber se aqui tem um coven pra me ajudar nisso. Ficarei muito agradecida se alguém me ajudar, obrigada.

  12. Boa noite Rosea,fui batizada na igreja católica quando criança e acredito em Deus,de uns anos pra cá passei a me interessar por bruxaria do bem,como fui batizada e acredito em Deus posso ser uma bruxa? Obrigada desde já e estou adorando o site. Parabéns

  13. Olá! Entendi que bruxaria não é religião, e bem… amo a bruxaria, mas tenho dificuldade em acreditar em deuses (não sou ateu, e acredito em algo superior; no entanto, não consigo ver esse algo de forma personificada, como um deus). Entendi que seria possível cultuar e contar com a ajuda apenas dos elementais, direcionando o pedido a cada um deles, dependendo da sua intenção. Isso está correto? E se sim, poderias fazer um post explicando mais afundo sobre a bruxaria que não cultua deuses? E como ela se chama? A energia dos elementais é bem mais presente em minha vida, e tenho um respeito imenso por eles!

  14. Olá, acabei de achar seu blog/site e estou adorando tudo, é como se uma parte de mim se encontra-se… Sou católica, mas como você disse em um dos comentários acima, não acredito em tudo que a igreja prega, pertenço a uma família muito conservadora e religiosa, que, com toda a certeza do mundo, jamais aceitaria que virasse “bruxa”… mas a aceitação dos outros não importa tanto, posso viver sem ela…
    Como eu dizia, me identifiquei bastante com o pouco que li ate agora. Apesar de seguir a religião da minha família, sempre acreditei em “espíritos”, “sensações”, uma espécie de sexto sentido se assim posso dizer… e me arrisco a dizer que foi graças a uma dessas “sensações” que meu avô esta vivo hoje. Depois desse fato, comecei a ouvir mais meus sentidos, e acho que talvez eu possa me encontrar aqui, posso sentir isso.

  15. Olá! A muitos anos atrás fiz minha iniciação em Porto Alegre na época!
    Mas devido alguns acontecimento na minha vida abandonei tudo, como começar novamente?

  16. Rosea, eu gostaria de saber se precisa ler muitos livros para entender, porque por mais que eu tente não consigo…Mais vou tentar me esforçar um pouco mais…

  17. Muito obrigada por responder! Me sinto mais confiante agora! Sabendo e acreditando que eu não vou fazer mal pra ninguém (o que eu acho completamente errado) não acho que tenha problema nenhum! Vou começar a estudar e pelo o que vejo seu blog é o lugar perfeito!

    Obrigada novamente e pode me chamar apenas de Sweet rsrs 😀

  18. Olá, desculpe incomodar (eu nem sei se esse blog ainda está na ativa…) mais eu gostaria de fazer uma pergunta, eu sempre gostei dessa ideia de magia e que ela podia existir, e então resolvi procurar um pouco, porém eu sou evangélica (talvez você conheça essa religião, nós cremos em apenas um Deus que fez a terra e todos os que vivem nela e que um dia haverá o julgamento e as pessoas que tiverem bons atos entraram no céu pra uma vida eterna feliz, já os que não irão para o inferno…acho que falei de mais desculpe eu sou assim) e gostaria de saber se tem algum problema nisso pois não tenho vontade nenhuma de entrar pra religião wicca pode me ajudar? Obrigada dês de já! (Gostaria também de citar que sim sou uma grande fã (simplesmente amo) a série My Little Pony mais sei perfeitamente que magia não se trata de pôneis com chifres mágicos 🙂 )

    • Oi, princesssweetshine! Só clicar no logo que você vai direto pra home, e verá que estamos super na ativa srsrsr inclusive saiu um post hoje! 😉

      Se você quer estudar magia e seguir esse caminho, siga. Não tem problema nenhum. Agora, se sua religião acha que você vai pro inferno por estudar as energias que o nosso planeta emite, aí é com você 😉 Apenas que fique bem claro, como dito no texto: BRUXARIA NÃO É RELIGIÃO. BRUXARIA NÃO É WICCA.

      ps: Também acho aqueles pôneis lindos, uma gracinha rsrsrsr uma pena não existir srrssr
      Beijokas!

    • Querido, se você acredita na bruxaria, você não é de todo ateu 😀
      Simples, ignore o que vem com a wicca.
      Aqui no site você vai ser tudo direcionado pra bruxaria.
      Quanto aos rituais, ao invés de chamar nomes de deuses, invoque forças da natureza.
      😉

  19. eu adoro esse site e me sinto bem melhor e igual quando o leio
    desde 4 anos sou apaixondada por bruxaria e elementos, elementais,etc e em fim consegui oq eu queria

  20. Olá, gosto muito do seu blog, ele é o meu preferido sobre bruxaria. Estou estudando bruxaria a pouco mais de 3 semanas, e estou evoluindo bastante graças ao seu trabalho.
    Eu vi um comentario ofensivo la em cima e fiquei indignado com a falta de respeito conosco (os bruxos). Se a pessoa não gosta, não deveria comentar esse tipo de coisa, e alem do mais, eu sou cristão catolico, e acredito apenas em um Deus, mas respeito aqueles que acreditam em mais de um. Como vc disse bruxaria não é religião, mas um modo de vida.
    Esses ignorantes que entram aqui e falam coisas absurdas deveriam estudar o conteudo primeiro antes de sair julgando as pessoas, e dizer que elas cultuam o demônio. Isso é absurdo.
    Adoro muito seu blog, vc é muito inteligente e explica tudo direitinho, parabens.
    Bjs e que os elementais te protejam!

  21. oi me interessei no assunto e gostaria de ser uma bruxa…
    adoro ler, mas não tenho dinheiro para comprar os livros.
    tem algum site que eu possa ler os livros online grátis eu adoro ler…
    obrigado…
    adorei o blog

    • A verdade é que o cristianismo infelizmente condena a magia, existe até uma passagem na bíblia falando sobre isso, PORÉM, cabe a você estudar e ver o que é melhor para você.
      Tem uma outra coisa também: existem muitos cristãos sim na bruxaria, pois amam sua religião, porém não concordam com tudo. Tem quem já foi cristão… e sinceramente se você foi ou é não vai acontecer nada com você. Eu não faço parte de religião alguma, mas quando criança acompanhei muita coisa por causa da família (acredito que muita gente passou por isso) e quando cresci decidi que este seria meu caminho.
      Não odeio cristãos, nem umbandista, nem qualquer outra religião, apenas não sigo.
      Um conselho: leia, estude sobre, descubra o que é e depois decida por si mesma se acreditará na magia ou não.

  22. Não consigo compreender a cabeça de um cristão… Critica tanto, mas entra na página só p/ dizer besteiras… Falsos moralistas, fiquem longe da verdade, pois ela é esclarecedora, portanto, é sedutora…
    Nas igrejas não há “sedução” pois “mentira*embuste” são costumes que vocês pregam!
    Rosea, sua página é maravilhosa!

  23. Bruxaria não é para ser temida, é uma conexão com a natureza para a Deusa e Deus. Não tenha medo do desconhecido… abrace, porque é só quando deixamos nosso eu ser livre de restrições é que vamos ver as respostas. Abençoados sejam )O(

  24. Adorei o texto! O blog está muito legal!, agora quanto a ignorância das pessoas, eu conheço bastante gente assim! É difícil aceitar que que em pleno séc XXI, ainda existem pessoas assim! No facebook se eu posto qualquer coisa falando da inquisão, vem esse pessoal alienado me criticando, mas afinal, eu sou obrigada a aceitar tudo que a sua religião faz e você não pode ao menos respeitar a minha? Ser bruxa, não é fácil, mas tenho orgulho, orgulho por que sou a pessoa que sou graças a minha deusa Mãe!

  25. Esse tipo de pessoa nao deve mesmo ter o que fazer! Entra em pagina que nao acredita pra ficar avacaliando, a faça o favor, va achar um lote pra carpir! Cada um tem sua crença , se nao gosta ou nao acredita respeite! Garanto que esse Deus nao gosta de pessoas preconceituosas e mesquinhas e sim de quem celebra a vida a natureza todos os seres e acima respeita todos sem distinçao de crença, raça, ou qualquer coisa! INDGNADA…
    E aproveitando ficou lindo o blog to adorando parabens !! beijosssss

    • Esse é o meu Deus, pai de Jesus 🙂 Mais só porque ele é o Deus que eu adoro eu não preciso odiar as pessoas que gostam de outro Deus, até porque eu gosto muito das postagens desse blog! A magia é incrível, eu sei que ela pode mudar o mundo, assim como a Big Bang fez, hehehe.

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here